Buscar

Alfabetização e Letramento

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMEN
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	Disciplina: CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFAB 
	
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Leia atentamente o trecho abaixo sobre alfabetização, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta: "Ao estudarmos a alfabetização em sala de aula, não devemos olhar apenas a _____________ da palavra escrita e de habilidades de decodificação, mas todas as ______________ e _____________ que formam a experiência da escola e da língua como um todo. Devemos considerar como a noção específica da _________________e a noção histórica da língua como estilo discursivo e alfabetização comum ocorrem ou não na atual prática escolar." (COOK-GUMPERZ, 2008, P.52)
	
	
	
	
	observação - advertências e adversidades - família.
	
	 
	aquisição- habilidades e práticas - comunidade.
	
	
	experiência- habilidades e adversidades - direção.
	
	
	aquisição - habilidades e práticas - coordenação.
	
	
	observação - necessidades e exigências - família
	
	
	
		
	
		2.
		(Concurso público para professor do Ens. Fundamental/Comperve 2015) Piaget, um dos eminentes teóricos da Psicogênese, realizou importantes pesquisas que permitiram aos educadores compreenderem os comportamentos infantis. As pesquisas de Piaget tinham como objetivo principal
	
	
	
	 
	analisar a influência do mundo social no desenvolvimento mental.
	
	
	estudar os sentimentos das crianças no estágio operatório formal.
	
	
	avaliar a compreensão do conhecimento no seu estado conclusivo.
	
	 
	investigar a gênese do pensamento e da inteligência humana.
	
	
	Estão corretas as letras A e B.
	
	
	
		
	
		3.
		O aprendizado sempre esteve associado a métodos, teorias, perspectivas e experimentos ao longo da história.
Podemos afirmar que de acordo com a teoria Construtivista
	
	
	
	 
	 Os seres vivos são inteligentes o suficiente para construírem seu próprio conhecimento na medida que trabalham a sua relação com o meio físico e social.
	
	
	Um indivíduo cresce apresenta um ótimo desenvolvimento intelectual independente das condições do meio no qual está inserido.
	
	
	Um sujeito aprende mediante a apresentação de conhecimentos prontos, como um prato feito.
	
	
	  Há um distanciamento entre conteúdos ensinados e a vida prática, logo a dificuldade apresentada pelos alunos só pode ser resolvida pelo método Construtivista.
	
	 
	O ser humano é o construtor de seu próprio conhecimento.
	
	
	
		
	
		4.
		Apesar de as práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva de construção do conhecimento não dissociarem Alfabetização e Letramento, ainda existem compreensões equivocadas a respeito dessa perspectiva, o que resultam em ações reducionistas desses dois processos. Nesse sentido, assinale a opção concernente a um sujeito plenamente alfabetizado e letrado.
	
	
	
	
	Pessoas que se apropriaram da leitura e da escrita, mas não desenvolvem habilidades de uso da escrita.
	
	 
	Pessoas que se apropriaram da aprendizagem da leitura, não sendo capazes de produzir textos.
	
	
	Pessoas capazes de produzir textos, mas não são capazes de usar a língua em situações complexas.
	
	
	Pessoas capazes de codificar e decodificar, mas não sabem usar a leitura e escrita.
	
	 
	Pessoas capazes de compreender e produzir textos, estando inseridas nas práticas sociais de leitura e escrita.
	
	
	
		
	
		5.
		Analise a situação hipotética abaixo e em seguida marque a alternativa que corresponde à hipótese de escrita da criança (conforme a psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro) Rian é um aluno participativo e engajado nas propostas de aprendizagem. Quando escreve palavras como "ESCADA", Rian registra no papel "ECADA". Embora reconheça uma certa relação entre a pauta sonora e as letras grafadas, Rian oscila entre escrita silábica e alfabética. Ao escrever a maioria das palavras ele agrega ou omite algumas letras.
	
	
	
	 
	Hipótese silábico-alfabética
	
	
	Hipótese Silábica
	
	
	Hipótese pré-silábica.
	
	
	Hipótese alfabética
	
	
	Hipótese ortográfica.
	
	
	
		
	
		6.
		Segundo Emília Ferreiro:
	
	
	
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são culturais, independentemente de etapas, o mesmo não ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são culturais, independentemente de etapas, o mesmo ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são graduais, independentemente de etapas, o mesmo ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são graduais, o mesmo ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são universais, o mesmo não ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	
		
	
		7.
		João, aos 5 anos de idade, começou a escrever espontaneamente quando ganhou seu primeiro caderno. Passou também a tentar ler os textos que havia em sua casa. Entretanto, João não considerava ser possível ler as seguintes palavras: O, A, É, DE e PÉ. Qual característica João está apresentando no desenvolvimento da escrita e da leitura, de acordo com a teoria da Psicogênese da Língua escrita? Marque a resposta correta.
	
	
	
	 
	João não considera ser possível ler as palavras, pois ela não contém quantidade e variedade mínima de caracteres para ser lida.
	
	
	A leitura ainda está totalmente fora das capacidades cognitivas de João e, por isso, ele erra ao ignorar as palavras pequenas formadas por poucos caracteres.
	
	 
	João precisa primeiramente aprender a escrever palavras simples para perceber a relação sonora existente entre letra e som mesmo em palavras que não apresentem mais de 3 caracteres.
	
	
	Isso acontece porque João ainda está aprendendo a ler e, para isso, precisa começar pelas vogais e só, depois passar para as famílias silábicas.
	
	
	João não consegue ler porque tem dificuldade com a leitura, pois é muito mais fácil ler palavras pequenas que palavras maiores, com mais caracteres.
	
	
	
		
	
		8.
		Conforme a Psicogênese de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, há três fases principais de alfabetização, a saber:
	
	
	
	
	hipótese pré-silábica, hipótese silábica e hipótese fonética;
	
	 
	hipótese pré-silábica, hipótese silábica sonora e hipótese silábica não sonora;
	
	
	hipótese silábica, hipótese silábica sonora, hipótese silábica não sonora.
	
	
	hipótese silábica, hipótese alfabética e hipótese fonética;
	
	 
	hipótese pré-silábica, hipótese silábica e hipótese alfabética;

Continue navegando