Buscar

Formação do Perfil e Características do Empreendedor

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�� INCLUDEPICTURE "cid:image003.gif@01C7CF96.A11D1430" \* MERGEFORMATINET 
Curso: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Semestre: 1º
Disciplina: Gestão e Empreendedorismo
Professora: Eliza Claudia Hahn e Marcelo Ioris Koche
Acadêmico (a):
ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8 NO PORTIFÓLIO 8. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
AULA 07 – Formação do Perfil e Características do Empreendedor
	
1 – Tendo por base os conceitos apresentados na Aula 07, responda. Você se considera um empreendedor e/ou possui perfil/características de empreendedor? Justifique sua resposta. 
Sim. Pelo fato de ter sempre ideia inovadoras, não ter medo de arriscar e estar sempre querendo liderar equipes.
2 – Leia o texto, “O que você vai ser quando crescer? ” (disponível em Material de Aula - Arquivo) e em seguida responda: você acha importante a inserção do ensino do empreendedorismo nas escolas de nível fundamental, médio e nas universidades? Justifique. Sim. Pois assim as escolas formariam jovens com muito mais conhecimento e preparo para o mercado de trabalho, diminuindo principalmente as chances da pessoa fracassar na sua empresa.
3 – Assista ao vídeo: “Geraldo Rufino” (disponível em Material de Aula – Links) e em seguida faça suas considerações pessoais sobre o vídeo, seu entendimento, qual a mensagem que Geraldo Rufino lhe passou? (Mínimo 5 linhas).
Geraldo Rufino é um ótimo exemplo de um empreendedor, pois mesmo em um aterro sanitário ou na sua banca na feira, ele sempre teve a vontade de ser dono do próprio negócio, e que sempre teve atitude, nunca esperou por ninguém. A mensagem que recebi desse vídeo é que o empreendedor nunca deve desistir, pois com certeza irá passar por dificuldades, e nesse momento que a pessoa tem que saber se reerguer e não desistir de seu sonho. Dedicar horas a empresa, sem ter hora para sair. E por mais difícil que seja, sempre agradecer.
AULA 08 - Intraempreendedorismo
 
1 – Diferencie o empreendedor do intraempreemdedor. Antes de ler a Aula 08, você tinha conhecimento sobre o termo intraeempreendedorismo? Tinha conhecimento sobre as principais diferenças existentes entre empreendedor e intraempreendedor? Empreendedor é aquele que tem a iniciativa de colocar em pratica seu novo negócio, de fazer amadurecer suas ideias. Já o intraempreendedorismo é o funcionário dentro da empresa que realizou uma mudança criativa em que resultou em lucro para a empresa.
Eu sabia o que era, mas confesso que não sabia que se chamava intraempreendedor. Acredito que a principal diferença entre empreendedor e o intraempreendedorismo seja o grau de risco. Pois no empreendedorismo a pessoa corre o risco de perder o seu capital investido, já no intraempreendedorismo o risco do capital é da empresa.
2. Faça uma pesquisa informal com pessoas a sua volta, de diferentes áreas e classes sociais, e procure identificar qual o conhecimento que as mesmas possuem sobre o termo intraempreendedor. Faça uma análise dos resultados coletados. 
Fiz uma pesquisa com duas pessoas, nas quais percebi que mesmo elas sendo intraempreendedores, conheciam pouco sobre o termo. Uma delas tem sido o destaque da empresa em que trabalha (posto de gasolina) por ter inventado uma forma mais rápida e com menor chances de erros ao fechar o caixa da empresa, através de uma tabela no excel, que antes era feito no papel e calculadora, e com essa ideia o fechamento do caixa tornou-se muito mais rápido e com mínima possibilidade de erros, diminuindo as horas extras dos funcionários que ficavam mais tempo, e dando um lucro a mais para a empresa que trabalha. A outra pessoa entrevistada trabalha no setor público, em que a atitude que ele teve foi de confrontar alguns serviços que já vinham sendo feito no setor que ele trabalha, mas que não era de obrigação sua. Onde correu atrás para que passasse esse tipo de serviço ao setor certo. E mesmo com muitos obstáculos ele conseguiu desafogar assim o seu setor. Se destacando no meio dos colaboradores. Demonstrando assim que mesmo não sendo o dono ou gerente do setor, contribuiu para que realizassem melhor o serviço do seu setor.
3. Você acha que ainda existem barreiras para se criar uma cultura intraempreendedora? Na sua opinião, pode haver objetivos em comum entre o intraempreendedor e o empreendedor (dono da empresa)? Justifique sua resposta. 
Sim. Na minha opinião pode haver sim objetivos em comum entre o intraempreendedor e o empreendedor desde que haja interesse por ambas as partes. Onde a ideia do intraempreendedor convença o empreendedor a amadurecer a ideia do intraempreendedor. Onde o empreendedor veja que a ideia que o intraempreendedor teve irá trazer lucro ou mais agilidade para sua empresa. E que o intraempreendedor possa colocar em pratica sua ideia na empresa em que trabalha com a aceitação do seu patrão ou gerente, sem que coloque em risco o seu capital ou que tenha que fazer algum investimento.

Mais conteúdos dessa disciplina