Buscar

Aula 09 (1)

Prévia do material em texto

Química dos Materiais
Prof. João Mattos
Aula 9
Tintas
As tintas são os produtos mais utilizados para proteger a superfícies de materiais, são constituídas essencialmente de partículas em suspensão denominadas de pigmento em veículos fluído, água ou óleo. A função primordial do pigmento é cobrir e decorar as superfícies, já do veículo é aglutinar as partículas e formar a película de proteção. 
2
Tintas (Composição)
As Tintas geralmente são formadas por pigmento, veículos voláteis e não-voláteis e aditivos de variados tipos.
3
Tintas (Classificação)
Tintas imobiliárias: são aquelas comumente utilizadas na construção civil, sendo subdivididas em produtos aquosos (látex) e produtos a base de solventes orgânicos (tintas a óleo, esmaltes sintéticos etc). 
Tintas industriais do tipo OEM (original equipment manufacturer). São as tintas utilizadas nos produtos industriais, como nas latas de refrigerante, por exemplo.
Tintas especiais, que abrangem outros diferentes dos anteriormente citados, como tintas para repintura automotiva, tintas marítimas, tintas para madeira etc.
4
Tintas (Classificação Quanto ao Revestimento )
Látex - PVA : o látex tem uma base solúvel em água e é mais adequado para a parte interna das residências, permitindo a fácil limpeza. Este tipo de tinta seca rapidamente e apresenta excelente aspecto. 
Tinta Acrílica: possui base solúvel em água, com apresentação estética semelhante ao do látex. Porém, como apresenta em sua composição resinas acrílicas, resulta em produto de alta impermeabilidade, tornando-a ideal para exteriores e áreas molhadas da habitação. 
5
Tintas (Classificação Quanto ao Revestimento )
Tinta Esmalte (ou tinta a óleo): apresenta base insolúvel em água, sendo muito utilizadas em superfícies metálicas ou madeiras. 
Tintas Epóxi e Poliuretano: tintas a base de epóxi e de poliuretano são sintéticas e insolúveis em meio aquoso, sendo utilizadas em casos muito específicos, como em caixas de água.
6
Tintas (Classificação Quanto ao Revestimento )
Verniz: são películas geralmente utilizadas em madeiras conferindo proteção, profundidade e brilho. Geralmente é constituído de óleo secante, resinas solventes (ex.: aguarrás). 
Laca: é verniz natural, ou seja, uma resina obtida de plantas da família das anacardiáceas. É obtido através da extração a partir das cascas destas árvores, de forma a não ter contato com o ar e com a luz. É muito utilizada em acabamentos de móveis e instrumentos musicais, por apresentar melhor efeito sonoro.
7
Tintas (Critérios para Escolha)
A escolha da tinta a ser aplicada depende de alguns fatores que as caracterizam em função de suas propriedades, podendo ser:
Facilidade na aplicação.
Rápida secagem.
Boa aderência.
Resistência e durabilidade depois de seca.
8
Tintas (Critérios para Escolha)
Facilidade na Aplicação
 Nesta avaliação, entram as propriedades reológicas (como as tintas escorrem) e, portanto, é necessário considerar com cuidado possibilidades de diluição, muitas vezes só determinadas empiricamente.
9
Camada 
de Tinta
Tintas (Critérios para Escolha)
Rápida Secagem
10
Quando as tintas são aplicadas em grandes áreas, a secagem é sempre complicada, principalmente nas secagens muito rápidas. No entanto, qualquer pintura deverá estar pronta a ser repintada no dia seguinte, quando necessário.
Tintas (Critérios para Escolha)
Boa Aderência: para que a pintura seja considerada conforme é sempre necessário haver boa aderência às superfícies, qualquer que seja o tipo de tinta e método de aplicação. Para uma boa aderência é necessário preparar bem as superfícies (desengordurá-las) e escolher o sistema de pintura mais adequado.
11
Tintas (Critérios para Escolha)
Resistência e durabilidade depois de seca: a película deve se apresentar dura e ao mesmo tempo flexível, pois assim consegue suportar certas expansões e contrações. As películas muito duras são normalmente se tonam quebradiças. As mudanças de temperatura são as causas mais comuns de aparecimento de fissuras, expansões e descasque total da tinta.
12
Tintas (Produção Industrial)
Mistura – os insumos são adicionados a um tanque, que pode ser aberto ou fechado, provido de um sistema de agitação adequado. 
Dispersão (Moagem) – o produto pré-disperso é submetido à dispersão em moinhos adequados. Durante esta operação ocorre o desagregamento dos pigmentos e cargas e ao mesmo tempo há a formação de uma dispersão maximizada e estabilizada desses sólidos.
13
Tintas (Produção Industrial)
Completagem –Nesta fase são feitos os acertos finais para que a tinta apresente parâmetros e propriedades desejados; nesta fase ocorre o acerto da cor, viscosidade e a correção do teor de sólidos, etc.
Filtração – Após a completagem e aprovação, a tinta é filtrada e imediatamente após é envasada.
Envase – A tinta é envasada em embalagens pré-determinadas. O processo deve garantir a quantidade de tinta certa em cada embalagem.
14
Tintas (Produção Industrial)
15
Insumos
Solventes
Resinas
Óleos
Pigmentos
Mistura
Moinho de Dispersão
Completagem
Filtração
Envase
Tintas Utilizadas na Indústria de Defesa
Tintas com pigmento constituído de material absorvedor de radiação eletromagnética  Tecnologia Stealth.
16
Descaracterização da Assinatura no Radar
Química dos Materiais
Prof. João Mattos
Atividade
Atividade
Suponha que você tenha que projetar uma tinta que possa ser utilizada em harmonia com o sistema de refrigeração em um lugar quente e que seque rapidamente.
Quais parâmetros você escolheria?
 ( ) Pigmento claro; 
 ( ) Pigmento escuro.
 ( )Granolometria do pigmento G1; ( ) Granolometria do pigmento G2, com G2 > G1.
18

Continue navegando