Buscar

ESTUDO DIRIGIDO

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA
1- Discorra sobre os fatores que interferem na absorção de drogas. Cite e explique sucintamente.
Solubilidade - os fármacos, para serem bem absorvidos, necessitam ser:
Ø hidrossolúveis para difundir-se em líquidos do organismo, como o suco gástrico;
Ø lipossolúveis para atravessarem as membranas biológicas.
Área da superfície de absorção:
Ø quanto maior a área da superfície de absorção, mais rapidamente os fármacos são absorvidos.
Circulação local:
Ø a absorção de fármacos pode ser aumentada por recursos que provocam vasodilatação (massagens, aplicações locais quentes);
Ø A diminuição da circulação local por vasoconstrictores retarda a absorção de fármacos.
pH no sítio de absorção:
Ø considerando fármacos de caráter ácido ou básico, de pequena constante de ionização, diz-se, de maneira ampla, que:
Ø as bases fracas serão melhor absorvidas em ambiente de pH mais elevado, os ácidos fracos em ambientes de pH mais baixo.
2- O que é e quais os fatores que podem interferir no tempo de meia vida de uma droga?
É o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade. Fatores que podem interferir: sexo, idade, patologia, interação com outras drogas.
3- O que é metabolização de drogas? Quais fatores podem interferir neste processo?
A metabolização de drogas ou biotransformação torna as moléculas mais polares, para conferir carga elétrica, para após serem enviados para o rim. O fígado é responsável por esse processo, ele possui enzimas que realizam a oxidação, preparando a substancia para eliminação. 
Pode ser afetada por fatores internos (Sexo, Idade, Peso, Estado nutricional), Fatores inerentes à administração do fármaco (Via de administração, local de administração, Volume administrado, Composição do veículo), Fatores ambientais (Luz, outras radiações, Som, Estação do ano).
4- O que é um receptor farmacológico? Onde estão localizados?
São componentes proteicos macromoleculares do organismo, que tem a capacidade de interagir com substancias endógenas e exógenas. Estão localizados na membrana plasmática e algumas classes dentro da célula. 
5- Qual a importância clínica de um antagonista de receptor?
O antagonista se liga no receptor, porém não realiza efeito, impedindo que outras substancias se liguem ao receptor. Por exemplo substancias que estão em excesso no organismo.
6- Qual a importância clínica de seletividade de uma droga?
Seletividade são os subtipos de receptores (α e β adrenérgicos). Os mecanismos de seletividade determinam a margem de segurança entre os efeitos desejados e os indesejados dos fármacos e também a amplitude de aplicações clinicas.
7- Se o indivíduo apresentar os seguintes sinais e sintomas: miose (contração da pupila) acentuada, dor ocular, congestão conjuntival, espasmo da musculatura ciliar, aumento da secreção salivar, Broncoconstrição com aumento da secreção brônquica, bradicardia, hipotensão, sudorese intensa, fasciculações musculares, cólicas abdominais, diarreia, vomito, confusão mental, ataxia, convulsões. Que fármaco (ou grupo de fármacos) pode ser responsabilizado por esse quadro? Qual seu mecanismo de ação? Qual o antagonista deve ser usado?
O grupo de fármaco que causou este quadro foi o antagonista colinérgico, seu mecanismo de ação é inibir a enzima acetilcolinesterase. O antagonista que deve ser usado é o anticolinérgico.
8- Quais os efeitos adrenérgicos envolvidos na reação de luta e fuga?
O sistema nervoso autônomo simpático é ativado devido a liberação de adrenalina ou catecolaminas, resultando no aumento da FC, PA, FR, pupilas dilatadas (Midríase) e vasodilatação.
9- Qual o principal efeito das drogas antagonistas β1?
Efeitos sobre o sistema cardiovascular (↑ DC, FC), lipólise do tecido adiposo, liberação das células justaglomerulares.
10- Em uma situação emergencial de choque anafilático, as drogas adrenérgicas podem ser utilizadas com qual objetivo?
Atua sobre os receptores alfa adrenérgicos, causando vasoconstrição periférica (↓ a liberação de histamina, um dos responsáveis pelo quadro).
11- Qual o principal efeito das drogas agonistas β2?
São broncodilatores mais eficientes, eles ativam o bronco espasmo.
12- Drogas denominadas betabloqueadoras, tipo atenolol são indicadas para que condições?
São indicadas para o controle da hipertensão arterial, angina de peito, arritmia cardíaca.
13- Defina angina de peito.
É uma pressão e dor no peito, devido ao stress e pratica de atividade física. Não é uma doença, é um conjunto de sintomas por conta do baixo suprimento de sangue e consequentemente, de oxigênio para o músculo cardíaco.
14- Cite os principais grupos de fármacos para o tratamento da angina de peito e quais os objetivos da intervenção farmacológica para tratar?
Beta bloqueadores β1 e β2, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores dos canais de sódio, nitratos, bloqueadores β1. Objetivo é aumentar o aporte de oxigênio e reduzir a Fc, diminuindo as necessidades do miocárdio. 
15- Um professor universitário da entrada no pronto atendimento com queixa de fortes dores de cabeça. Ao ser examinado é constada alteração da pressão arterial em níveis de 170/85. Na conversa com a enfermeira, relata que tem uma vida bastante agitada, com muitas aulas em vários períodos da semana. Além disso encontra-se com sobre peso, cerca de 30 kg acima do seu peso ideal. Não pratica nenhuma atividade física, por falta de tempo e não pode ser tratado com ansiolíticos (calmantes), uma vez que mora em outra cidade e precisa dirigir por mais de 01 hora para ir e vir do trabalho. Qual o tratamento indicado neste caso e por que?
O tratamento indicado é com anti-hipertensivos (betabloqueadores), para diminuir a FC, DC e velocidade de contração do coração.
16- Quais os fármacos exercem sua função terapêutica ao produzir bloqueio não despolarizante dos receptores da placa terminal na junção neuromuscular?
Compostos Benzilisoquinolínicos: Tubocurarina, Atracúrio, Cisatracúrio¸ Mivacúrio
Compostos Aminoesteróides: Pancurônio, Vecurônio, Rocurônio
17- Um Ex fisioterapeuta respiratório, que se intitulava anjo da morte, foi acusado pelas mortes de seis pacientes idosos num asilo. Todos os corpos exumados continham uma droga que interrompe a respiração, embora tivesse feito parte de seu esquema terapêutico. Os testes toxicológicos identificaram a droga como relaxante muscular. Qual agente foi mais provavelmente usado? Baclofeno? Pancuronio? piridostigmina? Ou succinilcolina? Justifique!
O Pancurônio é um relaxante muscular não despolarizante; bloqueador neuromuscular não despolarizante. O brometo de pancurônio provoca paralisia da musculatura respiratória, este provavelmente foi o responsável pela morte dos idosos, uma vez que foi utilizado como tratamento terapêutico. 
18- Quais os fenômenos fisiológicos que ocorrem na reação de luta e fuga? Cite cada um deles e explique qual receptor envolvido.
O sistema nervoso simpático é ativado devido à súbita libertação de hormônios, que estimula as glândulas supra-renais provocando a liberação de catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina). 
Frequência cardíaca acelerada (β1)
Pressão arterial aumentada (β1)
Frequência respiratória acelerada (β2)
Pupilas dilatam (receptor β2)
Veias da pele se contraem (α1)
Aumenta o nível de glicose no sangue
Músculos ficam tensos 
Falta de energia para as funções de emergência
Dificuldade em se concentrar
19- Um individuo de 36 anos, morador do Vale do Ribeira, trabalhador rural em plantações de bananas chega ao serviço de pronto atendimento com sintomas de salivação, lacrimejamento, bradicardia e miose. Qual o possível diagnostico? Qual droga deve ser administrada?
Intoxicação por organofosforados. Os medicamentos são administrados para aliviar os sintomas. É administrado um anticolinérgico, normalmente se usa a ATROPINA (bloqueia o receptor muscarínico).
20- Uma paciente foi submetida a cirurgia abdominal com anestesia peridural. Após o final da cirurgia,foi constatado um quadro de atonia intestinal, por ação do anestésico. Qual a conduta farmacológica a ser adotada e por que?
Deve ser administrado um anticolinérgico que inibe a enzima acetilcolinesterase.

Continue navegando