Buscar

Processo civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo civil II
Processo de conhecimento e procedimento comum
Processo de conhecimento –é o instrumento que o estado exerce a sua atividade jurisdicional e composto de sequência de atos processuais ,com a finalidade de obtenção de uma tutela . existem três tipos de processo: conhecimento, execução e cautelar, e o também chamado de sincrético que na realidade é a junção dos três mencionados acima. Também é aquele instaurado pelo interessado que busca a pretensão de uma tutela satisfativa,aquela que irá satisfazer a sua pretensão de direito material, onde o demandante irá afirmar a ocorrência do fato e deverá comprová-lo e o demandado por sua vez, será citado e poderá impugnar o quer o autor afirma, também podendo apresentar a seu favor fatos impeditivos, modificativos ou extintivos.
 No decorrer do processo , haverá a produção de provas com o objetivo de convencer o magistrado a situação fática que se desenvolveu, e ao final será proferida uma sentença com ou sem resolução de mérito.(curso comple. Proces. Civil Rodolfo hartmann, pág 241, capit 13)
Procedimentos existentes
Procedimentos são etapas ou fases, determinadas por lei , como sequência definida em lei da ordem que os atos processuais devem ser praticado (acontecer).
Os procedimentos podem ser comum ou especial .
Procedimento comum: é aquele que tem disciplina extensa a partir do (art, 318 do CPC), é aquele que deverá serobservado quando não houver rito especial no CPC quanto em leis especiais ele é comum.
Procedimento especial: são aqueles encontrados no próprio CPC ou em leis especiais.
O procedimento em regra não pode ser objeto de escolha pelos litigantes.
Na Execução: leva se em conta : a- origem do titulo executivo( judicial ou extrajudicial) b- natureza da obrigação contante no titulo ( pagar divida alimentar/ não alimentar,fazer/não fazer,ou entrega da coisa); c- aqualidade da parte envolvida ( se é particular ou fazenda publica)..

Continue navegando