Buscar

AV 2 2017 » EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: EDUCAÇÃO ESPECIAL
	
	Aluna: JUSSARA ILDEFONSO
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 18/11/2017 17:11:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201608047157)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os anos 90 foram marcados pela adoção de políticas públicas voltadas para a valorização da diversidade e promoção de igualdade de oportunidades para as pessoas com necessidades educacionais especiais. Criaram o paradigma da inclusão educacional, mas ele reflete muito mais que uma ação educativa diferenciada. Ele reflete a inclusão social e democrática das pessoas com necessidades especiais na sociedade, com seus direitos assegurados legalmente. Discuta sobre a mudança de mentalidade a respeito da pessoa com uma deficiência diferenciando às épocas da Antiguidade e da Contemporaneidade.
		
	
Resposta: As politicas públicas dessas ultimas décadas, tem-se voltado para a inclusão e inserção de valores e aparelhamento, favorecendo ao aluno com necessidades especiais, uma possibilidade de inclusão no aprendizado em geral.
	
Gabarito:
Na antiguidade a pessoa deficiente não era sequer considerada humana e inexistia enquanto problema, porque era exterminada, exposta, abandonada ao relento até a morte ou criada pelos pobres e escravos, para ser explorada como pedinte.
Na contemporaneidade o deficiente é visto como uma pessoa dinâmica e com possibilidades de mudança, com direitos e deveres iguais aos das demais pessoas, com direito a oportunidades iguais do ponto de vista educacional e social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608047173)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao ter um aluno identificado como portador de Altas Habilidades e Talentos, quais são os procedimentos legais que o professor pode ter para encaminhá-lo nos estudos?
		
	
Resposta: Deve oferecer a ele, uma atenção individualizada pela escola, pois alunos assim, com altas habilidades, se refere a uma capacidade extraordinária de raciocínio lógico-matemático, bem como noções espaciais e musicais; esses alunos, precisam de acompanhamento individualizado para melhor trabalhar essas carácteristicas excepcionais.
	
Gabarito:
No Brasil, a política educacional do Ministério da Educação aponta para duas alternativas: programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração dos estudos (LDB 9.394/96, art. 59, inciso II) ou uma combinação de ambos.
A criança com altas habilidades/superdotação precisa de um programa específico baseado em suas características individuais, para suprir e complementar suas necessidades, favorecendo sua criatividade e seus interesses.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608631155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na escola em que João é aluno, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. João foi impedido de usar o laboratório  devido a sua deficiência intelectual (síndrome de down).  O professor de ciência acredita que João não irá conseguir construir conhecimento  participando da atividade,  e ainda  corre  risco  de se ferir com a  manipulação dos potes de vidros e  produtos químicos.
Segundo o paradigma que orienta a perspectiva da construção de uma escola  inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada
		
	
	correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de  participar de todas as propostas educacionais.
	
	errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
	
	correta, pois havia perigo  na realização da atividade, já que o aluno possui síndrome de down.
	
	errada, pois o professor deveria deixar João sentado em um banco, observando a atividade.
	 
	errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer segurança também para o aluno com síndrome de down.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608237282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	 
	Paradigma de suportes.
	
	Paradigma de serviços.
	
	Paradigma integrador.
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	
	Paradigma regular.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608046674)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:
		
	 
	complementar/transversal
	
	disciplinar/democrática
	
	para deficientes/incapazes
	
	para maioria/privada
	
	para deficientes/ seus familiares
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608626556)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O professor que atua em uma escola inclusiva precisa criar um ambiente que reconheça as possibilidades dos alunos com deficiência física, garantindo a inclusão destes alunos na turma. Marque a opção que NÃO está de acordo com a afirmativa acima
		
	
	Organizar o espaço da sala de modo que o aluno possa circular
	
	Permitir o uso de gravador durante as aulas
	
	Adaptar o mobiliário da sala facilitando o movimento de todos os alunos
	 
	Separar o aluno com deficiência dos outros alunos da turma
	
	Utilizar a avaliação oral, caso o aluno tenha dificuldade com a escrita
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608046230)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque (V) informações verdadeiras e (F) para informações falsas no que se refere às estratégias educativas para a pessoa cega.
( ) Para iniciar o cálculo matemático utilizamos o sorobã.
( ) A matemática deve ser aprendida de maneira abstrata através da oralidade.
( ) Os cálculos matemáticos que podem ser feitos pelo sorobã são: operações fundamentais, potenciação e radiação.
A sequência correta é:
		
	
	F V F
	
	V V F
	
	V V V
	 
	V F V
	
	F F V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608725513)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na turma 2ª ano do ensino fundamental, em que existe alunos com deficiência intelectual e outros com dificuldades de aprendizagem, relacionadas a outros motivos. O professor Davi, está ensinando multiplicação como atividade curricular,mas os alunos não conseguem acompanhar o restante da turma na aprendizagem do conteúdo proposto. Mediante o caso exposto acima,qual alternativa caracterizará a melhor estratégia de ação?
		
	
	Reunir esse grupo de alunos para propor as atividades facilitadas do currículo adaptado de matemática.
	
	Marcaria uma reunião com o coordenador pedagógico da escola e solicitaria uma avaliação e o encaminhamento desses alunos para uma classe ou uma escola especial.
	
	Solicitaria à direção da escola que retirasse os alunos da sala, pois o seu atraso está atrapalhando o desempenho dos demais alunos e o andamento do programa.
	 
	Distribuiria os alunos entre os grupos formados pelos demais colegas,e trabalharia com todos, de acordo com suas possibilidades de aprendizagem.
	
	Aproveitaria o momento das atividades relacionadas ao conteúdo,e proporia que os alunos colocassem em dia outras matérias do currículo, com o apoio de colegas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201608749701)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com Decreto 7611 de 2011 e lei do autismo 2012, o aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em:
		
	
	escola especializada em transtornos
	 
	centros de atendimentoespecial
	
	classe especial de atendimento
	 
	classe comum de escola regular.
	
	centros especializados municipais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201608630367)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na reunião de planejamento pedagógico, Marta trouxe uma dúvida em relação à Maria, uma aluna notavelmente inteligente e talentosa, mas que apresenta dificuldades de interação social e fraco desempenho acadêmico em matemática. Para a professora, Marta apresenta Altas Habilidades e deve receber uma atenção inidvidualziada da escola, bem como uma progressão de série, pois se desmotiva com o ritmo da turma. A orientadora educacional concordou com a professora e explicou que altas habilidades se refere: A uma capacidade extraordinária de raciocínio lógico-matemático bem como noções espaciais e musicais, apresentadas desde criança em toda criança que apresenta:
 I) Habilidades inatas para artes, músicas  e esportes em todas as pessoas com inteligência de altas habilidades.
 II) Um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.
 III) Inteligência acima da média para todas as áreas de conhecimento, sobretudo, as áreas humanas e sociais, pois pessoas com altas habilidades são mais voltadas para o bem estar da humanidade.
 Está(ão) correta(s):
		
	
	Apenas I
	 
	Somente a resposta II
	
	Apenas as respostas II e III
	 
	Todas as respostas
	
	Apenas a resposta III

Outros materiais