Buscar

EXTRACAO_POR_HIDRODESTILACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL POR HIDRODESTILAÇÃO
A hidrodestilação é um dos métodos mais utilizados para a separação de óleos essenciais de espécies vegetais, seja das folhas, raízes, sementes, frutos ou flores. 
O termo óleo essencial é usado para designar os líquidos oleosos voláteis com forte aroma, extraídos de plantas geralmente por arraste a vapor. O uso dos óleos essenciais é milenar; na Índia há cerca de 1.000 anos a. C. era usado o óleo de rosas e sândalo em rituais religiosos e na Grécia existem registros de 287 a. C. Devido ao aroma agradável são usados como aromatizantes em alimentos, ambientes, remédios e cosméticos. São usados, também, como inseticidas naturais e, ultimamente em terapias não convencionais como na aromaterapia.
Os constituintes químicos mais comuns dos óleos essenciais são misturas de terpenos, geralmente monoterpenos, sesquiterpenos e aril-propanóides com estruturas muito variadas. Os monoterpenos e sesquiterpenos encontrados em óleos essenciais de plantas superiores são classificados segundo suas estruturas químicas em numerosos tipos de esqueletos.
A técnica mais usual é a de arraste com vapor d´água que submete amostras à temperatura de 100 °C e, pode levar à modificação de suas composições.
Principais óleos essenciais e aplicações produzidos no Brasil.
	Tipo de Óleo
	Aplicações Principais
	Limão
	Comestíveis, medicamentos e perfumaria
	Laranja
	Comestíveis, medicamentos e perfumaria
	Patchouli
	Perfumaria
	Menta
	Cosméticos, produtos farmacêuticos, confeitaria e bebidas
	Pau rosa
	Produção de linalol e derivados
	Sassafrás
	Produção de safrol
	Eucalipto
	Perfumaria, produtos farmacêuticos e síntese orgânica
	Citronela
	Perfumes, inseticidas e síntese orgânica
	Vetiver
	Perfumes e produção de vetiverol 
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Coloque o material vegetal picado até a metade do balão de fundo redondo de 250 mL e acrescente 150 mL de água destilada. Coloque em manta de aquecimento e adapte o aparelho de Clevenger e um condensador de reluxo. Prenda o condensador e balão com as garras adequadas e as mangueiras para a circulação da água. Observe a voltagem da manta de aquecimento e ligue-a. Após entrar em refluxo deixe por 2 horas mantendo o refluxo suave. Logo após separe o óleo essencial da água no aparelho de Clevenger através da torneira e faça a medida do volume obtido. Calcule o rendimento em v/m utilizando como 100% a massa vegetal de partida. A seguir o desenho do balão acoplado ao aparelho do tipo Clevenger.

Continue navegando