Buscar

casos de direito do trabalho 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso 1 Ana lúcia ingressou na empresa brasil limitado... R= ana lucia gozou as férias de forma correta dentro do período, ela teria que receber o pagamento das férias até o dia 27\02 pelo art. 145 da CLT, mas como ela só recebeu em 31\03, pela sumula 450 do TST ela tem direito de receber em dobro, mas ela já recebeu um salario, ou seja, ela terá direito a um salario, mais 1\3 mais 1\3. 
Caso 3 Maria foi contratada em 17\05\10 auto imobilistica em 25\03\16 ela sofreu um acidente de trabalho.... R= sofrer acidente de trabalho ou equipado (doença profissional ou ocupacional). Tem que ficar mais de 15 dias impossibilitado de laborar e gozar de auxilio doença acidentário, pela lei 8213, art. 118, terá estabilidade no retorno do auxilio mais 1 ano (estabilidade). B) não, pois ela ficou menos de 15 dias e não entrou em auxilio acidentário, logo ela não goza de estabilidade.
Caso 5 maria foi contratada para trabalhar um contrato de experiência de 90 dias ressaltando que tinha clausula... a) sim, pelo art. 481 da CLT, o contrato com clausula assecuratória que for cessado antes do prazo dá direito a tudo como se o contrato fosse indeterminado, e no contrato indeterminado cabe aviso prévio. B) 30 dias. 
caso 6 Após ter completado .... a) a aposentadoria não cessa o contrato de trabalho, OJ 361 da SDI – I do TST. B) ele ira receber os 40 por cento em cima dos 25 mais 5. Ira receber em cima de todo o período. 
 Caso 7 Marcos vincius foi contratado pelo banco... não, non busin iden, se ele já foi punido com suspensão, ele não poderá levar justa causa pela mesma ação ou omissão. Ele já foi punido, não poderá ser punido novamente. 
Caso 8 Thales empregado na empresa bom garfo falsificou o atestado medico... não, desídia são vários atos pequenos, e nesse caso a falsificação do atestado foi justa causa, é ato de improbidade (ação ou omissão do empregado que gera prejuízo ao empregador), art. 482, A, CLT. 
Caso 9 Ana Maria trabalhou na empresa preço bom limitado por 3 anos... Ana Maria foi mandada embora no dia 20\04\18, pelo art. 477 parágrafo 6 da clt, ela tinha 10 dias (ou seja, até 30\04\18) para cumprir todas as obrigações, os 3 requisitos: pagamento da quitação das verbas da cessação, dar baixa na CTPS e comunicar a cessação contratual aos órgãos competentes (caixa econômica federal e INSS). Mas ela só cumpriu o primeiro requisito no prazo (29\04\18), os outros dois requisitos foram feitos fora do prazo, diante disto, cabe a multa sim.
Caso 10 Manuela foi contratada pela empresa... manuela ajuizou a ação e não compareceu na audiência, diante disso, ela teria 2 anos para entrar com uma nova acao, 19\11\17. Ela entrou nessa data de forma correta , porem nessa nova acao precisa conter os mesmos pedidos que a ação anterior, e ela só pediu o adicional noturno na nova ação, portanto o que prescreveu foi o adicional noturno. 
Caso 11 cristina maria foi dispensada por justa causa.... ela não vai poder ser dispensada por justa causa, pois ela não foi nem indisciplinada e nem insubordinada, pois ela não é obrigada a passar por revista intima, isto fere o preceito constitucional da dignidade da pessoa humana. Ela tem direito a todas as verbas como se fosse dispensada sem justa causa.
Caso 12 se um empregado de um condomínio residencial, utilizando luvas... não, a utilização de luva retira a insalubridade, de acordo com a norma regulamentadora 15, XIV.
Caso 16 janaina lemos foi contratada... sim, pois ela é detentora da estabilidade decenal e só poderia ser dispensada por 30 dias e nesse prazo entrar com a ação de inquérito para apuração de justa causa.

Outros materiais