Buscar

Atividades Lúdicas e Educativas na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Através do estagio de observação notamos que poderíamos trabalhar um pouco a contação de historia, a música, brincadeiras, atividades lúdicas. As crianças já seguiam uma forma de aprendizagem base, e através disso decidimos desenvolver atividades diferenciadas. 
Preconceito está no dicionário, é "qualquer opinião ou sentimento, favorável ou desfavorável, concebido sem exame crítico, conhecimento ou razão". Portanto, é coisa pensada, raciocínio elaborado, restrito aos adultos, certo? Errado. Nem as crianças pequenas estão imunes às múltiplas formas de discriminação. (novaescola.org.br).
Assim sendo trabalhamos também a etnia através da dinâmica “QUE COR É A SUA PELE”, trabalhamos assim com o famoso lápis cor de pele, e discutimos sobre a importância de analisar que cada individuo tem a sua raça, cor, e que devemos analisar que cada um tem seu jeito, trabalhando assim a questão do preconceito, e que todos somos especiais e importantes, independente da cor da pele, do cabelo, enfim, do seu jeito de ser num todo, as crianças gostaram muito, porque colocavam o lápis próximo a pele e diziam que eram daquela cor, mesmo não sendo, já alguns negros analisaram que não eram daquela cor, só que após pedimos que desenhassem eles mesmo, e no momento de pintarem as peles, quase todos procuravam o famoso lápis cor de pele, que na verdade é o rosa pêssego. 
Outra atividade que a meu ver é de suma importância na educação infantil, assim sendo utilizamos duas musicas, onde trabalhamos as vogais que foi o conteúdo por nos trabalhado com a turma:
A musicalização é um conjunto de atividades que visa à sensibilização, e que busca ampliar os conhecimentos musicais da criança. O mais interessante é que a musicalização é promovida por atividades intuitivas. Estas criam situações intelectuais favoráveis à aquisição de conhecimentos musicais. Entretanto, além da atividade formalizada na escola, é preciso que a musicalização seja estimulada em casa, oferecendo ferramentas à criança para que ela mesma possa descobrir os sons. Por exemplo: discos, objetos sonoros, instrumentos musicais, canções, e até mesmo gravuras que estejam relacionadas ao tema. 
Já na escola, o que se propõe é o direcionamento para que se desenvolvam outros aspectos, como senso estético, criatividade, coordenação motora e lógica, entre outros. (www.cpt.com).
A musica é algo que faz parte da vida do individuo desde a sua formação no ventre, o feto ouve os barulhos emitidos pela mãe, como sua voz, o batimento do coração, entre outros, e recebe como ondas sonoras, que já vai o desenvolvendo na sua formação, assim sendo, quando o bebe nasce, já é capaz de reconhecer a voz de sua mãe, então a musica é uma ferramenta muito importante na aprendizagem pela facilidade que tem de assimilação do que é apresentado em sala, além de trabalhar a socialização, a interação, a afetividade, criatividade, e desenvolvimento cognitivo. 
Além dessas atividades que me chamou a atenção também é a contaçao de historia:
A contação de história nas escolas era uma forma de distrair as crianças e hoje vem ressurgindo a figura do contador de histórias. De acordo com vários estudiosos, a contação de histórias é um precioso auxílio à prática pedagógica de professores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A contação de história instiga à imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. (Periódicos. pucminas. br).
A contação de historia é uma atividade fundamental que favorece no desenvolvimento da criança num todo, da liberdade ao raciocínio, a criatividade, e favorece de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem, porque leva a criança a se tornar um individuo pensante, critico, criativo e analítico. 
Através do estagio, tanto de observação quanto de intervenção podemos analisar que ainda temos muito que aprender, embora que muitos pensam que o estagio é uma coisa que atrapalha pelo fato que todos tem seu trabalho, sua vida fora da faculdade, claro que cada acadêmico tem sua opinião, mais na minha conclusão essa é uma disciplina de suma importância, pois saímos da teoria e entramos na pratica, bom seria se tivesse uma carga horaria mais intensa, porque acredito que é na pratica que se aprende, como as crianças que realizando as atividades se desenvolvem, o educador também, através das experiências que aprende como e portar em sala de aula, e isso acaba se estendendo aos futuros pedagogos que somos nós que estamos em formação acadêmica.

Outros materiais