Buscar

APRESENTAÇÃO ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é escopo 
Segundo o PMOK, o escopo é definido como ‘O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com os recursos e funções especificados’,ou seja o escopo é um cronograma do meu projeto, aonde são citadas e defindas todas as características do projeto, metas e objetivos. O escopo fornece ao Lider / Gerente de Projetos diretrizes para tomas as decisões sobre solicitações de mudanças durante o projeto, apesar de ser recomendado não haver mudanças durante o escopo, a evolução dos projetos, somada ao contato entre colaboradores, usuários, patrocinadores, clientes, cria demandas por produtos e funcionalidades que não faziam parte do escopo inicial, sendo necessário uma mudança. 
É de extrema importância que as partes envolvidas avaliem os riscos e documente cada mudança feita e principalmente avaliem que risco essa mudança trará em meu produto final. 
Planejamento do Escopo
Todo projeto exige um balanceamento 	cuidadoso de todo o meu projeto, definindo como por exemplo: fonte de dados, metodologias, processos e procedimentos para garantir que o escopo esteja de acordo com a importância do projeto. 
Neste processo é necessário, criar plano de gerenciamento, onde será necessário a documentação de como o escopo será definido. Será necessário além de documentar, verificar e controlar como a estrutura analítica do projeto será criada e definida.

Outros materiais