Buscar

Avaliando anatomia palpatoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703189277)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
		
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	 
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal.
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702567917)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Articulação é o termo utilizado para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer sejam cartilagens, com o intuito de realizar a união entre os ossos e permitir o movimento entre eles. As articulações são classificadas em três tipos: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais, de acordo com a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam. Nas articulações fibrosas o elemento que se interpõe entre as peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso. A grande maioria localiza-se no crânio e sua mobilidade é extremamente reduzida. Os principais tipos de articulação fibrosa são:
		
	 
	Suturas, sindesmoses e gonfoses.
	
	Suturas, sínfises e gonfoses.
	
	Suturas, fibrosas planas e gonfoses.
	
	Sinoviais, sindesmoses e gonfoses.
	
	Suturas, sindesmoses e sincondroses.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703593942)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os ossos que formam o complexo do ombro são clavícula, escápula e úmero. Dentre eles encontramos diversas estruturas palpáveis. De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula:
		
	
	Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.
	 
	Ângulo inferior, borda lateral e acrômio.
	
	Suco intertubercular, borda lateral e ângulo superior.
	
	Acrômio, Processo coracóide e olecrano.
	 
	Ângulo medial, borda lateral e borda medial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703486440)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os estímulos sensoriais são recebidos por diversos receptores, sendo cada um responsável por receber informações diferentes e enviar para o SNC. Em relação à natureza do estímulo, os receptores sensoriais podem ter diversas classificações, sendo dessa forma bastante específicos. Os receptores que são sensíveis a luminosidade e a estímulos mecânicos, respectivamente, são:
		
	 
	Fotorreceptores e Mecanorreceptores.
	
	Nociceptores e Cinesiorreceptores
	
	Termorreceptores e Mecanorreceptores
	
	Quimiorreceptores e Nociceptores.
	
	Lumirreceptores e Cinesiorreceptores.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703623838)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente com 52 anos apresenta dor ao movimento em ombro esquerdo. Fisioterapeuta verificou muita tensão no peitoral maior. Marque a alternativa que corresponde à palpação deste músculo.
		
	 
	Paciente sentado, em pé ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Examinador de pé, de frente para o paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal, a mão sensitiva estará acima do mamilo, próximo a axila.
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, examinador em pé, de frente para o braço a ser palpado. O examinador posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir à flexão e a adução horizontal do braço.
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o examinador ou em DD. O examinador localiza a borda vertebral da escápula, a nível do angulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular, solicita que realize uma elevação do ombro.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o examinador que irá pedir para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados, a estrutura será palpada na altura da espinha da escápula.
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Examinador em pé, de frente para o cliente. O examinador posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do músculo e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.

Continue navegando