Buscar

O FATOR HUMANO EM PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O FATOR HUMANO EM PROJETOS
O fator humano no projeto apresenta diversas facetas que devem e podem ser gerenciadas. Analisando alguns desses parâmetros que interferem no bom gerenciamento do fator humano num projeto. Analisar a formalização de uma estrutura para o gerenciamento de projetos e instrumentos para podermos para podermos defini -los e explicitar –lhes as atribuições.
TRABALHANDO OS RECURSOS HUMANOS NO PROJETO
*FORMAÇÃO DE EQUIPE
A formação é constituída por pequenos passos dados ao longo do desenvolvimento do projeto que garantirão a consistência do trabalho da equipe e seu envolvimento gradativo. Existem quatro categorias de profissionais que se envolvem desde o inicio do projeto:
Que são Gerente Geral, Gerente de Projeto, Gerente Funcional e Especialistas
INTERAÇÃO DE FATORES ORGANIZACIONAIS
O projeto será bem sucedido entre o fator humano e a organização, assa fica explicita pelo equilíbrio existente entre os fatores:
Autoridade – Comunicação – Atividade
A autoridade é definida pela posição que a pessoa ocupa na organização e, principalmente, pelo poder que lhe é conferido e como ele é exercido na condução das atividades das atividades e na delegação.
Comunicação refere-se aos recursos e mecanismos que são disponibilizados para que as informações possam fluir e as decisões possam ser tomadas na empresa.
ESTRUTURAS TRADICIONAIS
Podemos analisar as departamentalização que é a forma pela qual agrupamos os indivíduos que trabalham em determinada organização por meio de alguns elementos e objetivos.
Existem alguns critérios de departamentalização considerados tradicionais:
FUNCIONAL
GEOGRÁFICO
 POR PROCESSO
POR CLIENTES
POR PRODUTOS
POR PERIODO
PELA AMPLITUDE DE CONTROLE
ESTRUTURAS INOVADORAS
As estruturas inovadoras surgem como alternativa as estruturas tradicionais em função das novas necessidades das organições.
Os critérios mais empregados para a distribuição do trabalho, definição de atribuições e responsabilidades nessas estruturas inovadoras são:
Por projeto
Matricial
Por Centros de Lucro
Novos Negócios
Procurando encontrar o melhor tipo de organização para projetos, deparamos – nos com duas estruturas que são muito peculiares: 
ESTRUTURA FUNCIONAL
ESTRUTURA POR PROJETO
ESTRUTURA MATRUCIAL
Existem fatores positivos na estrutura funcional e que podem ser aproveitados na gestão de um projeto: conhecimento mais profundo das especialidades, execução mais rápida e com melhor qualidade, menor gasto de recurso. Já estrutura por projetos responde bem a esses fatores, perde-se um pouco nas especialidades, analisando as estruturas funcionais e por projeto, vemos características que podem ser aproveitadas em ambas para um melhor desempenho num ambiente de projeto. A implantação de uma estrutura matricial não é trivial. Exigem-se adaptações e muito preparo das pessoas que estarão trabalhando dentro desse novo tipo de desenho organizacional.
Uma estrutura matricial só é pura quando:
Os gerentes do projeto e os gerentes funcionais têm o mesmo nível hierárquico e graus de autoridade semelhantes
Todos os gerentes de projeto indisciplinar somente gerenciam projetos, não ocupando cargos funcionários 
A comunicação entre o gerente do projeto e a equipe técnica é sempre direta, sem passar direta sem passar pelos gerentes funcionais.

Mais conteúdos dessa disciplina