Buscar

Resumo Capítulo 26

Prévia do material em texto

- 52 - 
KAPLAN, I . Har old; SADOCk, J. Benjamim; GREBB, A. Jack. Compêndio de 
Psiquiatria , 2003, Artmed, Porto Alegre. 
 
LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário d a Psicanálise, 2001, Martins Fontes, 
São Paulo. 
 
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psic análise , 1994, J orge 
Zahar Editor, Rio de Janeir o.
Resumo
Capítulo 26 – Síndromes ansiosas 
Agrupadas em dois grandes grupos
Ansiedade Generalizada: Presença de sintomas ansiosos excessivos (pelo menos 6 meses). Pessoa vive angustiada, tensa, nervosa, irritada, tendo insônia e dificuldade de concentração, etc. Sintomas físicos também são presentes (cefaleia, dores musculares, sudorese, taquicardia etc.). Prejudica vida social o ocupacional.
Crises de Ansiedade: Intermitentes, eclodindo sintomas variando em sua intensidade. São agudas e intensas e pode ou não haver sintomas constantes de Ansiedade Generalizada.
Crises de Pânico: Crises intensas de ansiedade ocorrendo: taquicardia, suor frio, tremores, desconforto respiratório, sensação de asfixia, náuseas, formigamentos, etc. Em crises intensas pode ocorrer a despersonalização (estranhar-se a si mesmo) e o medo da morte e de infartos. Crises de inicio abruto chegam ao pico em 5 a 10 minutos e duram cerca de menos de 1 hora. Aglomeração, congestionamento de trânsito, sensação de estar preso em algum lugar podem corroborar para a crise.
Transtorno de Pânico: Perda de controle causando sofrimento subjetivo significativo. O medo de ataques cardíaco e de enlouquecimento mais frequentes. 
Síndrome Mista de Ansiedade e Depressão: Sintomas ansiosos e depressivos presentes, mas não são suficientes para constituir diagnóstico.
Ansiedade de Origem Orgânica: Síndrome ansiosa (em crise ou generalizada), resultados de uma doença, fármaco, ou de qualquer outra condição orgânica. Frequente presença de Labilidade de Humor e irritabilidade.

Continue navegando