Buscar

Resposta das perguntas do estudo dirigido 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resposta das perguntas do estudo dirigido 2 
1. Qual o primeiro grupo de animais a serem identificados? Quais são as suas características?
R: Os seres unicelulares (que aparecem a cerda de 2,5 bilhões de anos atrás), são criaturas minúsculas envolta de uma membrana frágil, seres vivos pulsantes mas não animais. De algum modo as células criaram uma linhagem para trabalhar juntas, foi ai que o primeiro animal começa a se formar. Deveria ser um animal bem simples, sem cabeça, sem cérebro, sem boca, ou nenhum tipo de órgão interno, nem esqueleto. Seria um ser formado por um amontoado de células, um amontoado de células animais, essas células que teriam de funcionar em cooperação, para o bem do animal como um todo.
Esse animal é a esponja, onde são seres primitivos, São animais sésseis, desprovidos de sistema nervoso, sem músculos, sem membros ou cérebros. Seu corpo é definido por um agrupamento simples de células, onde contem poros, túneis e câmeras, além de não possuir formas definidas, que podem variar de acordo com seu habitat, que pode ser água doce ou marinha, fixam-se sobre rochas, conchas, corais ou outros substratos. Uma característica muito marcante das esponjas é que as células cuidam de todas as funções da esponja, ou seja ela não tem tecidos responsáveis por cada parte. As células também tem a capacidade de se reinventar o tempo todo, se caso acontecer de as células se separarem de algum jeito elas continuam se reconhecendo, e então que algumas horas elas começam a se aproximar formando novas esponjas.
Uma parte das células das esponjas mantem-se unidas por uma proteína chamada de colágeno. O colágeno que da a sustentação 0do corpo da esponja, seja por pequenas fibras que todas elas tem, e garante também a sustentação para as células, ou até na forma de fibras firmes e robustas que dão rigidez e a sustentação ´necessária para que ela possa alcançar um tamanho maior.
2. Na descoberta de nossos “ancestrais” zoológicos, são necessários diversos estudos em diversas áreas do conhecimento biológico. Cite-as e comente a importância de cada uma delas.
R: temos a paleontologia, que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fosseis. A geologia também entra nesse estudo, pois essa área estuda a origem, a historia, vida e estruturas da terra. A biologia celular que estuda a fisiologia das células dos animais. Biologia molecular que estuda as moléculas do animal. A zoologia que estuda os animais. A ecologia que estuda o meio que o animal vive , entre outras categorias da biologia. 
3. Quais as contribuições de Linneu e Darwin para o estudo da evolução?
R: Linneu (século 18) - criou um método, padrão para nomear os seres vivos, ele lançou os conceitos de gênero e espécies, que estava de acordo com as características ancestrais, e considerava os organismos animais como criação perfeitas e imutáveis.
 Darwin (teoria da evolução) – sua tese era que as espécies podiam se modificar com o tempo, e considerava que todos os animais poderiam ter um ancestral comum.
Ele suspeitava que se pudéssemos voltar a milhões de anos no tempo, poderíamos ver o nascimento do primeiro animal na terra.
4. A esponja maior demonstrada no documentário é do tipo Ascon, Sicon ou Leucon? Justifique a sua resposta.
R: leucon , pois são as maiores e mais desenvolvidas, e com o fluxo de agua maior , como mostrado no vídeo 
5. Quais são as funções das espículas nas esponjas?
R: As espiculas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas poder ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espoginas. As espiculas apresentam variação de formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.
 
6. Quais são as vantagens de manter-se um fluxo de água constante no interior das esponjas?
R: é como um filtro vivo, onde retira partículas de alimentos da agua, são aproximadamente 30 toneladas de alimentos , com isso temos um bombeamento de uma tonelada de agua.
7. Como são os tipos de reprodução das esponjas?
R: pode ser assexuada ou sexuada. A assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. A reprodução sexuada , existe tanto espécies hermafroditas , quanto com sexos separados. Na maioria das espécies o desenvolvimento é indireto , por estagio larval , onde a larva é liberada para o meio externo pelo osculo, após um certo período , a alrva se fixa a um substrato e começa a se desenvolver.
8. Existem seres que se “beneficam” das esponjas? Comente como isso é possível?
R: um dos seres é o pepino-do-mar, onde eles aproveitam o bombeamento da esponja, que quando partículas grandes demais para entar nos canais ficam á deriva, os pepinos-do-mar as agarram com seus tentáculos (almoço de graça)
Além de servir de abrigo a outros animais, como peixes pequenos que se escondem entre suas paredes.
9. Por que podemos e devemos considerar as esponjas a base do Reino Metazoa (Animal)?
R: através do sequenciamento genético, pode observar que as esponjas tem a matriz genética que aparece em outros animais, como moscas, ratos, peixes, agua viva, humanos. Essa observação resultou em, que a esponja esta na base da arvore da evolução, das formas de vidas mais complexas, ou seja elas são a base das outra espécies.
Além de ser organismos pluricelulares, a partir delas foi possível conceber outros organismos. Sem elas não teria essa diversidade de espécies no planeta Terra.
10. Como esta seu entendimento das aulas de zoologia até a presente data? Existe algo que possa ser melhorado?
R: meu entendimento sobre as aulas te que esta indo bem , mas as vezes as aulas teóricas que os conteúdos são mais diversificados é passado mais rápido (os slides).

Continue navegando