Buscar

Revisão de Est. Sup.1 em Psicologia

Prévia do material em texto

A lei 4.119 ela foi criada em 27 de agosto de 1962, ela institui a profissão de psicólogo, a função dessa lei é tirar ideias xamanística do atendimento Psicológico e colocar no atendimento científico, e também foi uma forma de regularizar os psicanalistas argentinos que trabalhavam no Brasil e os filósofos brasileiros, e implantar o que seria a nossa psicologia.
Porque os psicanalistas não poderiam atender sem uma fiscalização, sem um controle, e os filósofos não poderiam fazer terapia. Havia a necessidade de criar um programa de graduação que colocasse disciplinas que pudessem abraçar toda uma formação profissional.
Lei 5766, cria o Conselho Federal e Conselho Regional de Psicologia, órgão fiscalizador, cria o CRP
Qual a função do conselho? Orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional e colocar/imputar aos colegas que exercem a profissão de uma forma incorreta as 5 penalidades: cassação, suspensão por 30 dias, multa, advertência e pública. É publicado em jornal de grande circulação.
Existe uma forma de comunicação que se traduz em forma de doença (é uma forma de se comunicar) se apresenta no corpo.
Lei 4119 – regula a profissão de Psicólogo, ao regular ela acaba com determinadas questões e implementa a outra
Comunicação técnica / Comunicação abstrata / Comunicação sintomática
 Comunicação não verbal – abrange a expressão corporal e facial, além de gestos e de reações a estímulos que nosso corpo recebe. 
Comunicação verbal pode ser direta e imediata: aquela que ocorre quando os indivíduos estão um diante do outro – quando se relacionam, principalmente, por meio da fala e da gesticulação. 
Indireta e mediada: aquela que ocorre quando os indivíduos estão distantes e não podem se ver, nem escutar um ao outro. Nessa situação, eles precisam usar algum meio, que lhes possibilitam a troca de informações, transportando a voz ou os gestos até o outro, ou seja, intermediando.
Comunicação oral – todas as informações são trocadas através da comunicação oral onde passamos mensagens ou ideias importantes que podem aprofundar os detalhes de maior importância, que geram também maior interesse as informações oferecidas.
A cada entrevista as questões trabalhadas em contato com o cliente traz importância de várias questões que por ventura podem e devem ser trabalhadas a saber
Entrevista de Queixa – qual o motivo que trouxe ao SPA queixa primária (quero me conhecer) e secundária (problemas familiares)
Entrevista inicial (de triagem) – é semidirigida – pois apresenta um momento diretivo na apresentação e no enquadre; Livre – quando o paciente fala, e o psicólogo apenas escuta; Diretiva – quando se fecha a entrevista
Primeira entrevista / Entrevista / subsequente / Entrevista de plantão
Indicação – quem indicou para o SPA
Anamnese – é um questionário sobre a história do seu paciente. Deve conter o registro da história pessoal, familiar e, além disso, problemas clínicos pertinentes ou incapacidades físicas que devem ser anotadas. 
Principais aspectos a serem investigados na anamnese – a queixa principal, a história e evolução dessa queixa, outras queixas ou sintomas associados, possíveis efeitos de um distúrbio emocional sobre o funcionamento presente e o pensamento do paciente sobre os problemas e as atitudes identificadas.
Quais são os elementos de uma comunicação? Emissor – quem inicia o processo, código – sinais para se construir a mensagem, mensagem – aquilo que se quer comunicar, canal – veículo que leva a mensagem, receptor – quem recebe, decodifica e interpreta o significado
Entrevista aberta – o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenções, permitindo-se toda a flexibilidade necessária em cada caso particular.
Entrevista fechada – perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-las, e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições.
A entrevista aberta permite um aprofundamento mais amplo da personalidade do entrevistado, embora a entrevista fechada permite uma melhor comparação sistemática de dados, além de outras vantagens próprias de todo método padronizado.
Entrevista individual ou grupal – grupal: famílias, casal, para contratação de funcionários.

Continue navegando