Buscar

Aula 02 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1 - Antonio comprou com recursos próprios uma autonomia de taxi e vem trabalhando por conta própria no Rio de Janeiro. podemos afirmar que Antonio é:
R = Trabalhador autônomo.
2 - A Lei 5.859/72 conceitua um tipo de empregado como sendo aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa a pessoa ou família, no âmbito residencial destas¿. O conceito apresentado define que tipo de Empregado?
R = Empregado Doméstico
3 - Assinale a alternativa CORRETA: considera-se empregado:
 R = A pessoa física prestadora de serviços não eventuais, que o faz a outra pessoa física ou jurídica, mediante subordinação e recebimento de salário.
4 - José de Almeida inicia a prestação de serviços tacitamente para a Pizzaria Bom Gosto. Seu trabalho se resume a fazer entregas das pizzas com sua bicicleta, diariamente, no horário de funcionamento da loja, sendo gerenciado e subordinado pelo supervisor da pizzaria, recebendo o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por semana e forma pessoal e habitual. Neste caso, José de Almeida é considerado :
 R = empregado
5 - São características do empregado, exceto:
 R = gratuidade
6 - São direitos do empregado doméstico:
 R = décimo terceiro salário
7 - FCC - 2013 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - A respeito da relação de emprego e dos seus sujeitos, é INCORRETO afirmar:
 R = Empregador é sempre pessoa jurídica.
8 - Conceituando empresa sendo como toda organização que pressupõe uma hierarquia para atingir seus objetivos econômicos (dar lucro) ou não. Aponte os elementos necessários para a existência de uma empresa ou empreendimento:
R = Tarefa a executar ou finalidade, autoridade organizadora e dirigente (Dono) e Pessoal subordinado para executar as tarefas.

Continue navegando