Buscar

Trabalho de Anatomia

Prévia do material em texto

Discentes:Letícia Sousa Crisóstomo; Matheus Gomes Andrade; Paola Roberta Sales Souza.
Curso:Graduação em Enfermagem
Disciplina:Anatomia Humana
Docente:Prof. AndréMontezuma
Período:Semestral – 2018.1
Estruturas Ósseas de Membro Superior
Crateús-CE
08 de maio de 2018
Letícia Sousa Crisóstomo
Matheus Gomes Andrade
Paola Roberta Sales Souza
Estruturas Ósseas de Membro Superior
Trabalho apresentado ao Prof. André Montezuma da disciplina Anatomia Humana como requisito parcial para obtenção da média semestral.
Crateús-CE
08 de maio de 2018
Estruturas Òsseas de Membro Superior:
	Cíngulo do membro superior, diferentemente do cíngulo do membro inferior, não é um anel ósseo rígido, e ele exibe grande mobilidade em relação ao tronco, seu esqueleto é composto anteriormente pela a clavícula e posteriormente pela escápula. Os membros superiores, formam conjuntamente com os inferiores o que chamamos de esqueleto apendicular, tem função de estabilidade e movimentação do corpo, os membros superiores são especializados na realização de movimentos amplos ou delicados, como manipular objetos, escrever, utilizar um instrumento musical, acariciar, golpear, etc. Os ossos que constituem o membro superior é composto pela clavícula, a escápula, o úmero, o rádio, a ulna, os ossos do carpo, do metacarpo e as falanges, como listado abaixo:
Cíngulo do Membro Inferior:
Clavícula:A clavícula, associada à escápula, compõe a cintura escapular, que conecta o membro superior ao esqueleto axial. A cintura escapular articula-se com o esterno e com o membro superior. Possui grande mobilidade, para atender às necessidades de movimento do braço. Existem 2 clavículas no corpo humano, e elas se assemelham a um "S" itálico, quando vistas por cima. Localizam-se na raiz do pescoço, mais especificamente na junção tóraco-cervical. Suas três principais funções são: atuar como suporte na manutenção do membro superior livre do tronco, de forma que haja máxima liberdade de ação; fornece fixações para os músculos; e transmitir forças do membro superior para o esqueleto axial.
	Estrutura Anatômicas:
	Extremidade Esternal: Juntamente com o manúbrio do esterno é chamada de articulação esternocavicular;
	Tubérculo Conóide: Encontrado na face inferior, próximo da extremidade acromial e imediatamente medial à linha trapezoide, é o ponto de fixação do ligamento conóide;
	Face Articular Esternal: Onde a clavícula se articula com o manúbrio do esterno;
	Impressão do Ligamento Costoclavicular: Localizada na superfície inferior, próxima da extremidade esternal, é o ponto de fixação do referido ligamento;
	Face Articular Acromial: Onde a clavícula se articula com o acrômio da escápula.
Resultado de imagem para imagem da clavicula
Escápula:Existem 2 escápulas no corpo humano, situadas na face posterolateral do tórax, recobrindo partes da segunda até a sétima costelas. São ossos triangulares e achatados, que conectam a clavícula ao úmero. São amplamente móveis, possuem cabeça, colo e corpo. A face anterior (ou costal) da escápula é côncava (fossa subescapular), e sua faceposterior é convexa, da onde emerge a espinha da escápula. A porção menor, acima da espinha, é denominada fossa supra-espinhal, e sua porção maior, abaixo da espinha, é a fossa infra-espinhal. A espinha se continua lateralmente num processo achatado chamado acrômio, que se projeta para a frente e se articula com a clavícula, promovendo fixação para músculos do braço e tórax. A articulação com a cabeça do úmero é feita através da cavidade glenóide, uma cavidade rasa localizada superolateralmente. O processo coracóide, assemelha-se a um bico de pássaro, origina-se na borda superior da cabeça da escápula, projetando-se para cima e para frente, passando abaixo da clavícula.
	Estrutura Anatômicas:
	Processo Coracóide: Processo curvo e espesso próximo ao colo da escápula;
	Incisura da Escápula: Incisura semicircular localizada na porção lateral e é formada pela base do processo coracóide;
	Ângulo Superior: Fino, liso e arredondado;
	Ângulo Inferior: Espesso e áspero;
	Cavidade Glenoidal: É uma escavação da escápula que se articula com o úmero;
	Ângulo Lateral: É ampliado em um processo espesso. Entra na articulação do ombro;
	Acrômio: Localiza-se na extremidade da espinha e se conecta com a clavícula.
	Fossa Supra Espinal: É côncava e lisa, localizada acima da espinha;
	Espinha da Escápula: Separa as fossas supra e infra espinhal;
	Fossa Infra Espinal: É côncava e localiza-se abaixo da espinha;
	Tubérculo Infra glenoidal: Localiza-se abaixo da cavidade glenoidea;
	Tubérculo Supra glenoidal: Localiza-se acima da cavidade glenoidea.
Resultado de imagem para imagem da escapula
O Braço é formado pelo Úmero:
Úmero:É o maior osso do membro superior. Sua cabeça lisa e esférica articula-se com a cavidade glenóide da escápula. Próximo da cabeça estão os tubérculos maior e menor, para inserção dos músculos do manguito rotatório. Sua diáfise é longa e fina, possuindoum sulco para o nervo radial, oblíquo e raso. A extremidade distal do úmero é expandida lateral e medialmente, e ela participa da articulação do cotovelo. A tróclea (superfície articular medial) ajusta-se a incisura troclear da ulna, que gira sobre essa roldana quando o cotovelo é fletido. Imediatamente proximal à tróclea, estão a fossa coronóide e a fossa do olécrano, que acomodam partes correspondentes da ulna. A superfície articular lateral é o capítulo, levemente convexo.
	Estrutura Anatômica:
	Cabeça do Úmero: Articula-se com a cavidade glenoidea da escápula;
	Tubérculo Maior: Situa-se lateralmente à cabeça e ao tubérculo menor;
	Tubérculo Menor: Projeta-se medialmente logo abaixo do colo;
	Colo Anatômico: Forma um ângulo obtuso com o corpo;
	Colo Cirúrgico: Local frequente de lesões (fraturas; reparações);
	Sulco Intertubercular: Sulco profundo que separa os dois tubérculos;
	Tróclea: Semelhante a um carretel. Articula-se com a ulna;
	Capítulo: Eminência lisa e arredondada. Articula-se com o rádio;
	Epicôndilo Medial: Localiza-se medialmente à tróclea;
	Epicôndilo Lateral: Pequena eminência tuberculada. Localizado lateralmente ao capítulo;
	Fossa Coronóide: Pequena depressão que recebe processo coronóide da ulna na flexão do antebraço;
	Fossa Radial: Pequena depressão;
	Fossa do Olécrano: Depressão triangular profunda que recebe o olécrano na extensão do antebraço;
	Sulco do Nervo Ulnar:Depressão localizada inferiormente ao epicôndilo medial;
	Tuberosidade do Musculo Deltoidea: Elevação triangular áspera para inserção do músculo deltoide;
	Sulco do Nervo Radial: Depressão oblíqua ampla e rasa.
Resultado de imagem para imagem do umero
O Antebraço é formado pelo Rádio e pela Ulna:
Rádio:É o mais curto dos ossos do antebraço, localizando-se lateralmente com o braço em posição anatômica. Seu nome advém da semelhança com o raio de uma roda (do latim: radius). A extremidade proximal do rádio possui uma cabeça em forma de disco, colo cilíndrico e liso. O corpo do rádio aumenta em tamanhão de sua extremidade proximal para distal. A face medial do corpo possui uma nítida borda interóssea, para a fixação da membrana interóssea. Sua borda lateral é arredondada. A extremidade distal do rádio possui uma incisura ulna mediana, na qual a cabeça da ulna se encaixa, formando a articulação rádio-ulnar distal. A face inferior da extremidade distal do rádio, é lisa e côncava onde se articula com o punho ou ossos do carpo.
	Estrutura Anatômicas:
	Corpo: Possui bordas anterior, posterior e interóssea (será inserido a membrana interóssea) que irão delimitar as faces (anterior, posterior e lateral) do corpo do rádio. É muito extenso e muito duro;
	Extremidade distal: Na sua face lateral se localiza o processo estiloide que é palpável. No término da borda interóssea aparece aincisura ulnar. Na parte lateral do processo estiloide há a face articular carpal;
	Extremidade proximal: Possui cabeça, colo e tuberosidade. A sua cabeça articula-se com o capítulo do úmero. A tuberosidade do rádio se localiza na superfície anterior abaixo do colo.
Resultado de imagem para imagem do radio anatomia
Ulna:A ulna é o osso mais longo do antebraço, articulando-se com o úmero no cotovelo, com o rádio e com os ossos do carpo no punho.Com o braço em posição anatômica, a ulna localiza-se medialmente. O olécrano e o processo coronóide encaixa-se na tróclea do úmero, semelhante à maneira como a chave inglesa envolve um tubo. A extremidade proximal da ulna é maior que a extremidade distal, pequena e arredondada, denominada cabeça. A face lateral do processo coronóide possui uma incisura radial, pequena esuperficial, para a cabeça do rádio, em forma de disco. O corpo da ulna é espesso em nível proximal. Sua borda lateral proeminente, borda interóssea, é onde a membrana interóssea fica fixada.
	Estrutura Anatômicas:
	Olécrano: Onde o tríceps insere, vulgo "cotovelo";
	Incisura Troclear: Uma depressão nítida, articula-se com a tróclea do úmero.
	Processo Coronóide: Forma o lábio o anterior da incisura troclear
	Incisura radial: Lateral ao processo coronóide, onde a cabeça do rádio articula-se;
	Tuberosidade Cuboide: Imediatamente inferior ao processo coronóide;
	Cabeça- A bolinha que é facilmente visível quando o antebraço está pronado;
	Processo Estiloide- Menor que o do rádio, porém ainda visível quando há supinação.
Resultado de imagem para imagem da ulna
A mão é formada pelo Carpo, Metacarpo e pelas Falanges:
Carpo:O carpoé a porção proximalda mão, ou seja, o conjunto deossosdos membrosanterioresquearticulamcom os ossos do antebraçoe com os do metacarpo. É formado de oito ossos, dispostos em duas fileiras. Os da fileira superior (estando os dedos voltados para baixo e a palma para a frente) são os seguintes, a contar de fora para dentro: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. Os da segunda fileira, na mesma ordem, são: trapézio, trapezoide, grande osso e osso cuneiforme.
Metacarpo:Ometacarpoé a parte intermediária do esqueleto da mão que está localizado entre asfalanges(ossos dos dedos) e os carposque forma a conexão com o antebraço. O metacarpo é composto por ossos metacarpo, formado por cinco ossos metacarpianos.
	Estruturas Anatômicas
	Contém cinco ossos metacarpais, cada uma consistindo em uma base proximal, um corpo e uma cabeça distal que é arredondada para a articulação com a base de cada falange proximal.
Falanges:As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados.O polegar possui 2 falanges, proximal e distal. Já os outros dedos da mão possuem 3 falanges, proximal, média e distal. As falanges do primeiro dedo (polegar) são mais curtas e largas que as dos outros dedos. As falanges proximais são as mais longas, e as distais, as mais curtas.
Resultado de imagem para imagem do carpo, metacarpo e falanges

Continue navegando