Buscar

AP3_2009.1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 1º/2009
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO!
Questão 1 (valor 1,5): Nas teorias de localização industrial existe um modelo que é bastante representativo das teorias de localização maximizadoras de resultados, que é conhecido por Modelo de Weber. Explique o objetivo de Weber e caracterize este modelo de localização.
Resposta: Este doutrinador estabelece o conceito de fator locacional, como sendo a economia de custo que uma indústria pode obter ao escolher a localização. O objetivo de Weber é obter uma teoria que explique a escolha locacional da indústria. Para tanto ele busca distinguir os fatores (economia de custos) que se referem a uma ou poucas indústrias daqueles que são capazes de influenciar os custos de qualquer atividade industrial. Ele designa por fatores específicos, aqueles que apenas podem ser auferidos por um número reduzido de indústrias, e por fatores gerais aqueles cujas economias de custos podem ser aproveitadas por qualquer tipo de indústria.
.
Questão 2 (valor 1,5): Na manutenção de múltiplos armazéns, o gestor logístico se depara com aspectos muito complexos, pois sua atuação deve envolver o gerenciamento de múltiplos trade-offs ou escolhas conflitivas, envolvendo custos e serviços incorporados. Enuncie três desses trade-offs.
a) o aumento do número de armazéns proporciona uma melhoria no nível de serviço ao cliente em virtude da redução no tempo de entrega ao cliente final;
b) o aumento no número de armazéns acarreta um aumento nos custos de manter estoques em razão de aumentos nos níveis de estoque de segurança necessários para proteger cada armazém de incertezas na demanda;
c) o aumento no número de armazéns gera aumento nos gastos administrativos;
d) o aumento no número de armazéns gera redução nos gastos com transporte de distribuição;
e) o aumento no número de armazéns gera aumento nos gastos com transporte de suprimentos. 
Questão 3 (valor 2,0): Na tomada de decisão relativa à localização das instalações de uma organização, seja esta destinada à expansão do parque fabril atual, ou para atender à necessidade de implementar uma central de distribuição ou um porto para escoamento, os gestores decidem embasados em informações geradas por modelos. Eles utilizam-se de técnicas sistemáticas, quantitativas e qualitativas, que podem considerar uma ou múltiplas unidades a serem criadas, no intuito de resolver o problema de instalação que minimize os riscos inerentes a este tipo de decisão. Enuncie e explique dois aspectos que devem ser considerados nos modelos de tomada de decisão relativa à localização.
Resposta:
Força Direcionadora: Consiste no fator determinante para a tomada de decisão. Por exemplo, na localização do varejo, as receitas a serem geradas em uma localização tornam-se o fator mais importante. Quando se trata da localização de serviços, a acessibilidade é o mais importante.
Número das instalações: Geralmente, a localização única é a que oferece problemas de mais simples soluções.
Descontinuidade das Escolhas: Alguns métodos costumam explorar cada uma das localizações possíveis ao longo de um continuum (uma ordenação da menor intensidade para a maior, empregando-se uma determinada métrica) de espaço, até escolher a melhor de todas.
Grau de Agregação de Dados: Os problemas de localização normalmente envolvem a avaliação de um número cada vez maior de configurações de projetos de rede. A fim de gerenciar o tamanho do problema e conseguir resolvê-lo, é em geral necessário usar as relações agregadas de dados.
Horizonte de Tempo: Os métodos estáticos para definição de localizações são operados com base em dados de um período único, normalmente de um ano. Os métodos que englobam planejamento de localização multiperíodos são chamados de dinâmicos.
 
Questão 4 (valor 2,5): Para os casos em que se tem uma cadeia de suprimentos que se inicia com um fabricante e o seu fornecedor ou distribuidor, e continua, para o caso de bens de varejo, até o varejista no seu estágio final, é possível identificar três estratégias distintas na distribuição das suas saídas: a remessa direta; o estoque no depósito, e o cross-docking. Caracterize a estratégia de remessa direta, destacando suas vantagens e desvantagens.
Resposta: Na estratégia de remessa direta há uma tentativa de se evitar o emprego de depósitos e de centros de distribuição. Com esta modalidade, o fabricante ou fornecedor entrega os produtos diretamente para os estabelecimentos de varejo ou diretamente para os clientes finais, conforme o caso. Esta estratégia possui vantagens e desvantagens. As vantagens decorrem do fato de que o varejista evita as despesas de operação de um Centro de Distribuição, bem como reduz os lead times. As desvantagens ficam por conta da falta de compartilhamentos de riscos, na ausência de um depósito central, e ainda do aumento dos custos de transporte, tanto do fabricante, quanto do distribuidor, pois precisam enviar veículos menores para um maior número de destinos.
Questão 5 (valor 2,5): As decisões relativas às instalações de armazenagem vão influenciar a forma pela qual elas podem contribuir para atender de forma eficiente os objetivos estabelecidos de nível de serviço. Por sua vez, a funcionalidade destas instalações dependerá da estrutura de distribuição adotada pela empresa. A doutrina registra algumas estruturas de distribuição, tais como o uso de estoque nos depósitos, também chamados de sistemas seqüenciais, a entrega direta e o uso de cross-docking, generalizando-o para o conceito de CD. Caracterize o que vem a ser um sistema seqüencial e um sistema escalonado.
Resposta: Os sistemas seqüenciais ou escalonados apresentam como característica principal a grande quantidade de atividades não agregadoras de valor nos processos de produção e distribuição. Em sua maioria são projetados para tirar partido de consolidação, evitar faltas e oferecer pronta entrega aos clientes. Lacerda (2000) acrescenta que uma rede de distribuição escalonada típica possui um ou mais armazéns centrais e um conjunto de armazéns ou centros de distribuição avançados próximos das áreas de mercado.
Os sistemas diretos são sistemas de distribuição onde os produtos são expedidos de um ou mais armazéns centrais diretamente para os clientes. Os sistemas mistos são sistemas de distribuição onde a empresa utiliza tanto o sistema escalonado como direto. Exemplo clássico são as empresas de bebida que, nos grandes centros onde possuem fábrica, entregam diretamente aos clientes finais (no caso donos de bares) e, para atender os locais distantes, fazem uso de CDs.

Continue navegando