Buscar

Semana 2

Prévia do material em texto

Semana 2
Você deve estar estudando no Curso de Nivelamento em Conhecimentos Gerais o que é o fenômeno da Globalização. Se não acessou ainda esse Curso, saiba que ele está disponível em sua web aula, abaixo das disciplinas presenciais em que está matriculado e que poderá ajudar na ampliação de seus conhecimentos sobre a atualidade. Uma das consequências do processo da chamada globalização é a necessidade de que em alguns assuntos (comércio, por exemplo) os países tenham uma legislação compatível entre si. Vocês sabiam que alguns portugueses costumam afirmar que foram eles, lá no Século XV, que deram início ao processo de globalização, com as grandes navegações? Pois é... Diante desse quadro, responda: 
a) O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno? 
R- As Grandes Navegações foram motivadas pela busca de novas riquezas, por parte dos europeus, e a necessidade de encontrarem novas rotas. Para isto, houve um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites de mundo que conhecemos hoje: novos mares, terras, povos, culturas, crenças foram desmitificadas, etc. Como a atividade extrativista era mais evidente, o Brasil despertou atenção pela abundância de Pau-Brasil, mercadoria valiosa, pois dela extraíam tinta para os europeus. Assim, pode-se relacionar de certa forma o descobrimento com o fenômeno das Grandes Navegações. 
b) Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira? 
R- Inicialmente os portugueses tentaram implantar o direito romano, o mesmo direito que era utilizado em Portugal, porém dadas as circunstâncias da época percebeu-se ser necessário adaptar o direito por meio de ordenações que foram se sucedendo ao longo dos tempos, sendo elas as Ordenações Afonsinas, Ordenações Manuelinas e as Ordenações Filipinas, assim sendo foram esses tipos de ordenações utilizadas na colônia brasileira.. 
c) Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII? 
R- Sim, o Rio de Janeiro poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII.
Objetivas
(Sistema Político e Direito Internacional) “As guerras religiosas e as ambições universais das dinastias Bourbon, Habsburgo e do Santo Império Romano Germânico, nos idos dos séculos XVI e XVII, levaram à assinatura dos Acordos de Westphalen, em 1648. Com o objetivo de frear a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648) e promover a reorganização das unidades estatais no que tange a religião, os tratados ultrapassaram tais funções tornando-se peça fundadora do Sistema Internacional Moderno.” (SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Impérios na História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 145) Considerando o texto acima identifique a assertiva correta: — O Sistema Internacional surgido ao fim da Guerra dos Trinta Anos: 
R- Consagrou os princípios basilares da continuidade no tempo e das fronteiras estáveis transmitidos pelos romanos aos visigodos como alicerce da diplomacia. 
(Administração Colonial e Ordem Jurídica) “... Com efeito, a noção de que as decisões cabiam, em última instância ao soberano, conferia à Formação Social Brasileira, na conjuntura, uma coerência ideológica na qual a desigualdade era assumida e conscientemente legitimada.” (Albuquerque, Manuel Maurício de. Pequena história da formação social brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 226) De acordo com o texto acima podemos dizer que a organização jurídica da colônia brasileira obedeceu à orientação do poder real, sendo colocada em prática pelo Governo Geral que:
R-Incumbiu o ouvidor-mor de organizar a justiça, deixando as instâncias finais para Lisboa, onde funcionava a Casa de Suplicação.
 
(Economia colonial) A escravidão, prática de longa duração, marcou profundamente a sociedade brasileira desde as primeiras levas chegadas ao Nordeste no século XVI o que nos permite concluir que:
R-Trouxe para as regiões litorâneas do Nordeste uma alternativa barata para substituir a mão de obra indígena, mais especializada, porém rebelde.

Continue navegando