Buscar

11. Sistema Calicreína

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA CALICREÍNA
O Sistema é chamado de sistema calicreína-cinina. O fígado da origem a pré calicreínas que dão origem as calicreínas plasmáticas e teciduais. Que são dois tipos de proteases que atuam sobre o cininogênio, que liberam as cininas. 
Calicreínas plasmática Cininogênio Bradicinina
Calicreína tecidual Cininogênio Calidina
A bradicinina é formada do plasma, enquanto a calidina é formada em glândulas e nos rins.
As cininas possuem dois tipos de receptores B1 e B2:
B1: Só é ativado quando ocorre lesão nos tecidos, como por exemplo, na ocorrência de uma inflamação.
B2: Esse receptor é mais predominante e esta na superfície das células endoteliais, que liberam prostaglandinas e oxido nítrico, além de estimular a vasodilatação. 
Atuam na regulação da pressão arterial, fazendo com que a pressão diminua, influenciam na homeostase do sódio, ou seja, fazem com que ele seja eliminado em maior quantidade pela urina e também influenciam no tônus vascular. 
As cininas possuem uma meia vida curta, menos de um minuto, isso porque elas são inibidas rapidamente pela cininas I (prod. no sangue) e II (superfície das células endoteliais)(ECA, significa Enzima Conversora de Angiotensina).
Existe uma interação entre o sistema renina-angiotensina e calicreína-cinina, isso porque a cininase II ou ECA (que atuam na síntese de angiotensina II, que é produto final do sistema renina-angiotensina) também degrada as cininas, então quanto maior a concentração da ECA, mais vamos ter de angiotensina II e menos cininas. Lembrando que o sistema renina atua na reabsorção de sódio, o que faz com que a pressão arterial se eleve. Enquanto que o sistema calicreína atua na regulação da agua e do sódio, o que faz com que a pressão arterial diminua.
O tratamento para hipertensão arterial, quando faz-se o uso de anti-hipertensivos, que são inibidores da ECA, simultaneamente ocorre menos produção de angiotensina II, permitindo uma maior ação das cininas, o que faz com que a pressão arterial diminua.
Maria Eduarda O. Martins – Primeiro Período – 2018/1 – Módulo I – Homeostasia

Continue navegando