Buscar

introdução a adiministração Exercício. aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: GST1712_EX_A6_201801232458_V1 
	14/05/2018 22:36:16 (Finalizada)
	
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST1712 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
	
	 
	Ref.: 201801484871
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A quarta função administrativa da empresa, responsável por avaliar e monitorar o desempenho global da empresa é:
		
	 
	Controle
	 
	Organização
	
	Planejamento
	
	Comando
	
	Direção
	
Explicação:
As funções do administrador compreendem as etapas de Planejamento (decidir sobre o futuro e as ações necessárias à organização), Organização (compreender sobre a hierarquia e a distribuição de poder, autoridade e responsabilidade, bem como sobre os recursos necessários), Direção (envolve o estilo de liderança e a condução dos recursos humanos ao alcance dos objetivos traçados no planejamento) e por fim o Controle (quando se observa o grau de compatibilidade dos resultados com os objetivos que foram traçados no planejamento).
	
	 
	Ref.: 201801864137
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Verificar se os objetivos foram alcançados é próprio da função:
		
	
	coordenação.
	
	direção.
	
	planejamento.
	
	organização.
	 
	controle.
	
Explicação:
Justificativa da aula 6: "As funções de planejamento e de controle são intrinsicamente relacionadas. O planejamento especifica os objetivos organizacionais e o controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados. O controle não seria possível sem os objetivos, uma vez que não existiriam padrões para avaliar."
	
	 
	Ref.: 201801492715
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O controle no nível institucional da empresa, também denominado controle estratégico ou controle organizacional. Nos níveis institucional, intermediário e operacional, o processo de controle apresenta quatro fases distintas relatadas abaixo, com exceção de uma opção. Marque a opção a qual "NÃO" não está relacionada ao controle:
		
	
	A mensuração do desempenho a ser controlado;
	
	Estabelecimento de padrões que nortearão o processo;
	
	A tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desejado.
	
	A comparação do desempenho atual com o desempenho esperado.
	 
	Estabelecimento de metas que devem ser seguidas;
	
Explicação:
O objetivo da função controle é manter os resultados do que foi planejado, ou seja, os resultados pré-definidos quando organizados e dirigidos se ajustem o máximo possível aos objetivos que foram planejados. E se não forem alcançando os objetivos ou resultados desejados se aplique uma ação corretiva, para verificar o erro e corrigi-lo o mais rápido possível, para que não prejudique a empresa. Para tal é preciso primeiro se estabelecer os padrões desejados, segundo avaliar o desempenho, terceiro comparar os padrões desejados com o desempenho apresentado e por último estabelecer ações corretivas.
	
	 
	Ref.: 201801826240
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual é o nível de controle que se baseia em planos e requer uma estrutura organizacional para avaliar e monitorar o desempenho global da organização; utilizando resumos e relatórios contábeis e orçamentários, controles dos lucros e perdas, controles por meio da análise do retorno sobre o investimento, etc.
		
	 
	Controle no nível institucional
	
	Controle no nível administrativo
	
	Controle no nível operacional
	
	Controle no nível tático
	
	Controle financeiro
	
Explicação:
O Controle no nível institucional é a opção correta para essa questão, pois é nesse nível que são executadas e devem ser controladas as atividades que impactam de maneira global a organização. Esse Controle precisa ter estrutura e conhecimento amplo, para monitorar e fornecer as informações necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos.
As outras opções de Controle apresentadas na questão não têm essa conotação.
	
	 
	Ref.: 201801502226
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Através de uma cuidadosa monitorização dos orçamentos financeiros de uma empresa, os gerentes podem detectar possíveis problemas em alcançar seus objetivos financeiros e tomar medidas para reverter o problema. Este é um exemplo da função de gestão:
		
	
	orçamentação
	 
	controle
	
	organização
	
	planejamento
	
	liderança
	
Explicação:
A função Controle tem justamente o objetivo de fazer essa monitorização e informar os resultados alcançados em relação aos planejados. As outras opções apresentadas não correspondem a essa função de acompanhamento e relato sobre os resultados das atividades.
	
	 
	Ref.: 201801496469
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual a função da administração que busca ajustar-se a certos requisitos (baseia-se em planos e requer uma estrutura organizacional) para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa, por intermédio de resumos e relatórios contábeis e orçamentários, assim como por meio da análise do retorno sobre o investimento, etc.?
		
	
	Organização.
	
	Coordenação.
	
	Planejamento.
	 
	Controle.
	
	Direção.
	
Explicação:
O controle tem por finalidade assegurar que aquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajusta tanto quanto possível aos resultados obtidos. Sua essência se caracteriza em verificar se as atividades monitoradas estão ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle promove a melhoria através de ações corretivas; Controlar também é oportunidade de aprendizagem grupal (ou, organizacional).
	
	 
	Ref.: 201801523071
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Função Administrativa Controle, podemos afirmar que: I - Deve ser analisada como um processo coercivo e repressivo, não como um mecanismo na orientação e planejamento das organizações. II - É uma atividade cíclica e contínua, realizada em uma única etapa. III - Pode ser estratégico, tático e operacional.
		
	 
	Somente a III está correta
	
	I e II estão corretas
	
	Somente a I está correta
	 
	I e III estão corretas
	
	Somente a II está correta
	
Explicação:
O objetivo da função controle é manter os resultados do que foi planejado, ou seja, os resultados pré-definidos quando organizados e dirigidos se ajustem o máximo possível aos objetivos que foram planejados. E se não forem alcançando os objetivos ou resultados desejados se aplique uma ação corretiva, para verificar o erro e corrigi-lo o mais rápido possível, para que não prejudique a empresa, portanto é uma atividade cíclica e não deve ter carater punitivo e sim corretivo.
	
	 
	Ref.: 201802087381
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No cotidiano , as empresas envolvem diversos aspectos (ambiental, logístico, por exemplo) e recursos dos mais diferentes ( humanos, financeiros, materiais , entre outros) .A respeito dessa realidade , seguem-se algumas afirmativas , porém somente uma delas está redigida corretamente . Qual é a opção correta ?
		
	
	Para vencer a concorrência e estabelecer novos padrões de comportamento , a empresa elabora o planejamento estratégico.
	
	A alta gerência envolve sempre decisões a nível operacional.
	
	O processo de seleção das empresas é realizado após a aprovação do planejamento pelo Setor Financeiro , de modo a garantir a aplicação das técnicas mais modernas.
	 
	A função administrativa controle requer o estabelecimento de padrões e serve para retroalimentar o planejamento .
	
	No ambiente interno da empresa atuam com exclusividade clientes , fornecedores e acionistas, de forma a garantir o sucesso da missão.
	
Explicação:
A função administrativa controle requer o estabelecimento de padrões e serve para retroalimentar o planejamento.  Essa é a única afirmativa correta.
 A alta gerência nãodeve se envolver sempre nas decisões de nível operacional. O planejamento estratégico não deve contemplar detalhamentos, pois é genérico. No ambiente interno da empresa não atuam clientes e fornecedores, que estão no ambiente externo e não vão garantir o sucesso da missão. O processo de seleção de pessoal é realizado pela área de Recursos Humanos, em conformidade com as necessidades das diversas áreas funcionais.

Outros materiais