Buscar

Exame intra-oral e lesões bucais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXAMES INTRA-ORAL
Queilite actínica: 
manifestam-se como lesões na forma de manchas brancas e/ou vermelhas (leucoplasias e eritroplasias), atrofia labial, perda do limite do vermelhão do lábio (contorno labial), ressecamento, bem como por meio de pequenas feridas, na forma de erosões e úlceras.
Homens adultos, com idade superior a 50 anos, de pele branca e com hábitos associados à exposição solar.
quem fuma deve ter atenção redobrada, já que a temperatura do cigarro é muito prejudicial à boca.
o álcool, principalmente o contido nas bebidas destiladas, destrói a camada do tecido que protege o lábio.
Áreas que apresentem consistência endurecida e/ou ulceração devem ser biopsiadas, para se excluir o diagnóstico de câncer de lábio. Há casos em que basta o acompanhamento clínico rigoroso, porém, sendo diagnosticado o câncer de lábio, indica-se o tratamento cirúrgico, por meio da realização de vermelhonectomia. Tratamentos alternativos incluem a remoção da lesão com laser de alta potência, eletrodissecção, crioterapia, a terapia fotodinâmica, administração de 5-fluorouracil e aplicação tópica de imiquimode.
Grânulos de Fordyce:
surgem de forma natural e não apresentam consequências para a saúde.
Opções de tratamento: Uso de pomadas e cremes, Técnica de micro-punção e Laser de CO2.
Pigmentação melânica:
Variação de normalidade
é uma alteração de cor encontrada com maior prevalência em indivíduos da raça negra
É caracterizada clinicamente como uma mancha enegrecida na mucosa bucal, sendo geralmente simétrica e com limites bem definidos. A região anatômica com maior prevalência é a gengiva inserida, contudo, essa alteração pode ocorrer em qualquer região de mucosa da cavidade bucal como lábio, língua, palato, etc.
O diagnóstico é clínico e não há necessidade de tratamento, em alguns pacientes, por razões estéticas pode ser realizada sua remoção.
Hemangioma:
apresentam-se de cor que variam do vermelho intenso ao roxo, pode ser encontrado em planos ou elevado, de superfície lisa ou nodular. O tamanho pode variar de alguns mm a vários cm. Normalmente são assintomáticos, firmes e elásticos a palpação, podendo ser circunscrito ou difuso.
O diagnóstico da lesão é feito pelo exame clínico seguido de manobras semiotécnicas, como a compressão por lâmina de vidro sobre a lesão (diascopia), dando a mesma uma coloração pálida devido ao esvaziamento vascular. Neste caso não é indicado à biopsia excisional devido ao alto risco de hemorragia local.
pode ocorrer hemorragia intensa e grave, quando submetido a algum tipo de agressão mecânica no local como mordedura, acidentes que envolvam a face entre outros.
Tratamentos: radioterapia, uso de corticosteroides, cirurgia a laser, crioterapia, embolização e escleroterapia.
Linha Alba:
A linha alba (linha branca) é uma alteração comum da mucosa jugal, mais provavelmente associada a pressão, irritação por fricção, ou trauma por sucção da mucosa entre as superfícies vestibulares dos dentes.
Não é necessário nenhum tratamento para pacientes com linha alba, e não são observadas dificuldades, como resultado do seu desenvolvimento. Pode ocorrer regressão espontânea.
Hiperqueratose:
é uma lesão associada a um trauma contínuo que pode ocorrer em qualquer região da cavidade bucal.
Clinicamente aparece como uma placa esbranquiçada que não cede à raspagem, sua superfície pode ser rugosa ou lisa
A remoção do trauma é suficiente para o desaparecimento da lesão que ocorre em cerca de um mês.
Leucoedema:
Espessamento do tecido epitelial na mucosa com edema intracelular
não é removido por raspagem
O leucoedema é uma condição benigna, não sendo necessário nenhum tratamento. O desaparecimento da lesão quando esticada, permite diferenciá-la de outras lesões brancas comuns, como a leucoplasia, candidose e o líquen plano.
Tórus Palatino:
protuberância óssea (exostose) que se origina da cortical óssea.
uma massa dura de osso na linha média do palato duro. É possível classifica-lo em plano, alongado, nodular ou lobular.
normalmente são pequenos com no máximo 2 cm de diâmetro, e com o passar dos anos pode aumentar de volume.
Tórus Mandibular:
O mandibular se forma ao longo da superfície lingual da mandíbula sobre a linha milo-hioidea na região dos pré-molares. Pode ocorrer assim em ambos os lados em 90% dos casos. 
Eles podem aparecer em radiografias periapicais e nas radiografias oclusais são facilmente visualizados.
A remoção cirúrgica só é necessária se o paciente sente algum desconforto, se as ulcerações são frequentes ou quando prejudicarem o tratamento protético.
Exostose Alveolar:
Variação da normalidade
LESÕES FUNDAMENTAIS
1- Mancha ou mácula. São modificações da coloração normal da mucosa bucal sem que ocorra elevação ou depressão tecidual. As manchas apresentam cor, tamanho e forma bastante variados, podendo sua origem ser devida à presença de melanina ou outras causas. Exs.: pigmentação gengival racial (maior quantidade de melanina), vitiligo (cor clara devido à perda da pigmentação natural), tatuagens por amálgama (negro-azuladas sob a gengiva), etc
2- Placa - Constituem lesões bem características, fundamentalmente elevadas em relação ao tecido normal, sua altura é pequena em relação à extensão, consistentes à palpação e a sua superfície pode ser rugosa, verrucosa, ondulada, lisa ou apresentar diversas combinações desses aspectos. Exs.: leucoplasia, certas formas de líquen plano e carcinomas epidermóides. 
3- Erosão - A erosão representa perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo. Surgem em decorrência de variados processos patológicos, predominantemente de origem sistêmica, que produzem atrofia da mucosa bucal, que se torna fina, plana e de aparência frágil. Exs.: lesões erosivas do líquen plano, glossite migratória ou língua geográfica, etc.
4- Úlcera e ulceração. São lesões do epitélio com exposição do tecido conjuntivo. Alguns autores fazem a distinção entre úlcera e ulceração. Reservam a denominação de úlcera para lesões de caráter crônico (persistem por semanas ou meses), como decorrentes de tumores malignos, pênfigo vulgar, sífilis secundária, etc. Ulcerações correspondem a lesões de curta duração, geralmente consequência de doenças autolimitantes, como a afta, herpes recorrente, lesões traumáticas e outras. Assim, a localização, forma, tamanho, cor, conformação das bordas, aspecto do fundo da lesão (presença de exsudato, sangramento, pseudomembrana, etc.), profundidade, consistência à palpação, sensibilidade dolorosa, aderência a planos profundos, número de lesões, fenômenos associados (lesões concomitantes e linfadenopatia), duração, ocorrência de fenômenos prévios à sua instalação e história de episódios anteriores semelhantes poderão ser de grande importância na elaboração do diagnóstico.
5- Vesícula e bolha. Seu estudo em conjunto justifica-se por diferirem, praticamente, no tamanho da lesão. São elevações do epitélio, contendo líquido no seu interior e, consideradas vesículas as lesões que não ultrapassem 3 mm no seu maior diâmetro, sendo as demais bolhas. Por outro lado, as bolhas são formadas por uma única cavidade, enquanto a vesícula por várias. Exs.: Herpes simples, pênfigo vulgar, etc.
6- Pápulas - São pequenas lesões sólidas, circunscritas, elevadas, cujo diâmetro não ultrapassa 5 mm. Podem ser únicas ou múltiplas; de superfície lisa, rugosa ou verrucosa; arredondadas ou ovais; pontiagudas ou achatadas. 
7- Nódulos - São lesões sólidas, circunscritas, de localização superficial ou profunda e formados por tecido epitelial, conjuntivo ou misto. Podem ser pediculadas, quando seu maior diâmetro é superior ao da base de implantação, ou séssil, quando o da base é maior. Exs.: lesões de tumores glandulares (glândulas salivares maiores ou menores), papilomas, lipomas, granulomas piogênicos, fibromas, etc.
8- Tumor – Formações Sólidas e palpáveis com tamanho maior que 3cm. Pode representar neoplasia benigna ou maligna. Os principais sinais iniciais desta lesão são úlceras que não cicatrizam, aumento de volumeda gengiva ou da língua, placas brancas ou nódulos endurecidos, mau hálito persistente, sangramento sem causa em qualquer região da boca ou dos lábios, entre outros.

Outros materiais