Buscar

Durante todo período cristão e medieval

Prévia do material em texto

Durante todo período cristão e medieval, o cuidado ao ser doente toma uma conotação de atividade caritativa, com vistas ao salvamento da alma do doente e de quem dele cuidava. Assim, juntamente com outros elementos das ordens religiosas, surgem as diaconisas, as quais eram ordenadas para o serviço, o qual consistia em atender as necessidades de sobrevivência das pessoas carentes e doentes
As diaconisas foram visitadoras domiciliares, verdadeiras precursoras da enfermagem na saúde pública, que surgia no primeiro século do cristianismo.
As damas da lâmpada, como eram chamadas, teriam sido o primeiro grupo organizado para visitar doentes e cuidar deles a fim de cumprir as obras corporais de misericórdia e acolher esses doentes e pobres. Elas levavam os suprimentos para os pobres e doentes, iniciando um trabalho social, identificando suas necessidades, distribuindo recursos e ajudando a empregá-lo. Davam banho nos doentes com febre, limpavam suas feridas, faziam curativos, dava água e comida, oferecia remédios naturais e melhorava as condições do ambiente domiciliar das pessoas doentes e pobres.
Xenodoquia era um estabelecimento hospitalar, medieval, para pobres, estrangeiros, peregrinos e doentes
As grandes abadessas eram as diretoras dos eventos femininos; atuaram nos progressos dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes; destaca-se a Santa Radegunda e Santa Aldegorda; Santa Aldegorda possuía grandes conhecimento de ciências naturais, enfermagem e medicina.
Escreveu sobre doenças do pulmão, verminose, icterícia e disenteria. Dava importância a agua em suor terapêutico, conseguiu curas notáveis e seus conhecimentos sobrepujavam os dos homens.
Ordens Militares: esse período foi marcado pelas cruzadas que deram origem a novas organizações de enfermagem sob a forma religiosa-militar. Dividido as perseguições aos peregrinos cristãos, foram criados, para socorre-los os hospitais de São João e de Santa Maria Madalena.
Os hospitais eram luxuosos, porem os conhecimentos de higiene era precário. Fundaram leprosários em diversas regiões e foram responsáveis pela diminuição do número de leprosos pela Europa.
 As ordens seculares surgiram neste período como semi-religiosas, não seguindo a vida monástica e foram importantes na secularização da enfermagem. A ordem mais famosa foi a das Beguinas de Flandres na França. Suas adeptas quando ricas, doavam seu patrimnio para os pobres e quando pobres, faziam o serviço de caridade voluntário.

Continue navegando