Buscar

Hospital São João de Deus segundo relatorio

Prévia do material em texto

Hospital São João de Deus 
É um hospital psiquiátrico. Inaugurado no ano de 1990, teve como proposta a atenção à pacientes psicóticos prioritariamente, mas também a pacientes toxicofílicos e neuróticos graves, ou seja, doentes mentais e dependentes químicos. Toda a sua proposta clínica está, então, voltada para o acolhimento e tratamento dessas patologias.
A Casa localiza-se na região Oeste de São Paulo, no bairro de Pirituba. Atende a pacientes conveniados e a pacientes do SUS. Sua capacidade total é para 170 pacientes.
Durante a década de 80, observa-se a necessidade de um serviço especializado em saúde mental para o atendimento do público masculino e feminino.
Conhecendo as obras assistenciais da Ordem Hospitaleira de São João de Deus no mundo, o então Cardeal e Arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns, convida aos Irmãos da Ordem Hospitaleira para viabilizarem este audacioso projeto. Nesta época, através da presença do Frei Júlio Faria, adquire-se o terreno da Casa de Saúde, em local de natureza exuberante e erma, próximo ao Pico do Jaraguá.
A pedra fundamental foi firmada em 08.03.1987. A construção finaliza-se aos poucos, tendo sua conclusão em 1989.
Com o tratamento especializado em álcool, drogas e demais doenças mentais, a Casa de Saúde São João de Deus mantém em seus 20 anos, qualidade assistencial em seu regime de internação hospitalar, e equipe qualificada à reinserção extra-hospital ar.
O Hospital São João de Deus possui em seu Corpo Clínico 280 profissionais com notória competência em diversas especialidades, garantindo para Divinópolis e região um atendimento com qualidade e excelência.
A missão é Proporcionar atendimento integralizado ao portador de doença mental e dependências químicas, embasados nos princípios da hospitalidade, humanização e ética, através de parceiros, colaboradores e equipe capacitada visando a promoção da saúde, valorização da dignidade humana, adotando como premissas as atuais políticas assistências de saúde mental.
Visão é tornar-se uma instituição proativa para as questões de saúde pública, com trabalhos de profilaxia direcionados a população, vinculando em nossas abordagens a valorização da vida e do potencial humano.
Tem em um espaço físico de aproximadamente 29 mil metros quadrados, próximo ao Parque Estadual do Pico do Jaraguá, em uma área privilegiada com amplo espaço verde, onde contamos com diversas espécies de plantas, árvores e flores, tais como: Pinheiro, Ipê, Palmeira, Roseira, Pingo-de-ouro, Girassol, Adélia, Cravos, Abacateiro, Mangueira, e a Romãzeira símbolo da Ordem Hospitaleira.

Continue navegando