Buscar

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA (SIMULADO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
1-Os espermatozoides são células muito ativas, com enorme capacidade de movimentação. Durante sua formação (espermatogênese) ocorrem várias fases 
espermatogônia, espermatócito I, espermatócito II, espermátide e 
2-A endometriose é uma doença que pode causar infertilidade na mulher quando fragmentos de endométrio se implantam em regiões fora do seu local original, causando cólicas intensas e alterando , em alguns casos, os ciclos reprodutivos da muilher. Qual é o local original do endométrio no sistema (ou aparelho) reprodutor feminino?
	
Cápsula dos ovários
	Tuba uterina
 Certo	Útero
	Bexiga urinária
	Peritônio
3-Sob influência do LH a estrutura glandular temporária, envolvida na produção principalmente de progesterona, que prepara o endométrio para a implantação é:
	Zona Pelúcida
 Certo	Corpo Lúteo
	NDA
	Mórula
	Placa precordal
4-O aparelho reprodutor masculino é formado por Testículos; Ductos genitais; Glândulas acessórias; Pênis. Sobre a função dos túbulos seminíferos (CORRETA)
Formação da barreira hematotesticular.
Dão suporte, proteção e suprimento nutricional aos espermatozoides em desenvolvimento.
São dois tubos musculosos que partem dos epidídimos e sobem para o abdome, contornando a bexiga urinária.
Nele, ocorre o término da maturação dos espermatozoides que ficam armazenados até sua eliminação durante o ato sexual.
Certo São constituídos por uma parede chamada de epitélio germinativo onde irá ocorrer a produção dos gametas sexuais masculinos.
5-Dentre as hegemonias corporais como respiração, alimentação, a reprodutor tem eu papel fundamental para a perpetuação da espécie. Assinale a resposta dos constituintes anatômicos do aparelho reprodutor masculino:
Certo	Pênis, escroto, testículos, vesicula seminal, ducto deferente, glândulas
N°2
1-Uma senhora deu à luz dois gêmeos de sexos diferentes. O marido, muito curioso,
deseja saber informações sobre o desenvolvimento de seus filhos, a partir da fecundação. O médico respondeu-lhe que:
 Certo	Dois óvulos, isoladamente, foram fecundados, cada um por um espermatozoide, originando dois embriões.
Dois óvulos foram fecundados por um único espermatozoide.
Um óvulo foi fecundado por dois espermatozoides, constituindo dois embriões.
O uso de medicamentos durante a gestação causou alterações no zigoto, dividindo-o em dois.
Um óvulo, fecundado por um espermatozoide, originou um zigoto, o qual dividiu-se em dois zigotos, formando dois embriões.
2-Durante os primeiros meses de desenvolvimento embrionário, observa-se que o sistema nervoso central começa rapidamente a ser formado, antes da formação dos demais sistemas orgânicos. Durante a terceira semana do desenvolvimento embrionário, forma-se o primórdio do sistema nervoso central durante o processo de neurulação. Este primórdio formara o encéfalo e a medula espinhal, e e denominado de:
	Somito
	Notocorda
 Certo	Tubo neural
	Crista neural.
	Sulco neural
3-O espermatozoide possui muita viabilidade energética para fazer seu transporte do epidídimo até a tuba uterina. A travessia ocorre por volta de três dias e várias enzimas irão participar do processo, desde àquelas que melhoram o rendimento energético, até àquelas que servem a diluição do muco cervical, tudo para que ocorra a possibilidade da gravidez. Abaixo escolha a alternativa que explique o fato do espermatozoide iniciar a 
travessia no epidídimo e terminar na tuba uterina.
Certo A situação se deve ao fato destas células serem armazenadas no epidídimo e no segundo caso a fertilização ocorrer nas tubas uterinas, local onde está a célula ovócito II.
4-Os hormônios sexuais são de extrema importância para a fertilidade masculina e feminina. Assinale a alternativa que contenha a função e o local de produção do hormônio gonadotrófico coriônico
Certo	produzir progesterona; células do nó embrionário
5- Leia atentamente as alternativas abaixo sobre o tecido conjuntivo propriamente dito e identifique a resposta correta: I O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especializado cuja principal função é promover a sustentação de outros tecidos e órgãos II - Os fibroblastos são as células mais abundantes nos diferentes tipos de tecido conjuntivo propriamente dito. III As células presentes no tecido conjuntivo propriamente dito estão bastante separadas umas das outras por uma matriz extracelular rica em vasos sanguíneos e nervoso. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
	Somente a II.
	I e III.
	I e II.
 Certo	I, II e III.
	Somente a I.
N°3 
1-As substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro comum destroem as especializações de membrana plasmática apical das células epiteliais do epitélio de revestimento das vias respiratórias, causando acúmulo progressivo de muco no interior das vias aéreas inferiores. O fumante crônico tem grande chance de desenvolver uma infecção respiratória devido a este acúmulo de muco. Qual é o nome das especializações móveis de membrana plasmática apical presente nas células do epitélio de revestimento interno das vias aéreas superiores que estão sendo destruídas pela fumaça do cigarro, dificultando o deslocamento do muco para a cavidade bucal?
	desmossomos
	junções comunicantes
	estereocílios
	microvilos
 Certo	cílios
2-NO TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO ENCONTRAMOS ABUNDANTE MATRIZ EXTRACELULAR E DIVERSOS TIPOS CELULARES, COMO POR EXEMPLO, OS MACRÓFAGOS E PLASMÓCITOS. COM RELAÇAO À ESSAS DUAS CÉLULAS DO CONJUNTIVO, PODEMOS AFIRMAR QUE:
 
Certo	SÃO DERIVADAS DOS MONÓCITOS DO SANGUE, E MIGRAM PARA O CONJUNTIVO PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DOS PROCESSOS INFLAMATÓRIOS
SÃO CÉLULAS DO CONJUNTIVO QUE MIGRAM PARA O SANGUE
SÃO CÉLULAS DO CONJUNTIVO MAS NÃO PARTICIPAM DOS PROCESSOS INFLAMATÓRIOS
 Errado	SÃO CÉLULAS PRÓPRIAS DO TECIDO CONJUNTIVO
NÃO SÃO CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO, SÃO CÉLULAS CARTILAGINOSAS.
 3-A histologia é a parte da ciência que estuda os tecidos que compõem os órgãos de um organismo. Segundo a histologia, como é composto um tecido?
Certo	Um tecido é composto por um agregado de células semelhantes separadas umas das outras por uma variável quantiade de substância intercelular.
Um tecido é uma massa avascular rica em nervos.
Um tecido é composto somente por grande quantidade de proteínas.
Um tecido é composto somente por uma grande quantiade de lipídios e carboidratos agregados.
Um tecido é composto apenas por células agregadas.
4-Com relação aos plasmócitos, podemos afirmar que:
	Produzem histamina e são células próprias do tecido conjuntivo
	São células que produzem heparina e histamina e são derivadas dos linfócitos T
	São células que produzem heparina e histamina e são derivadas dos linfócitos B
	Produzem anticorpos e são derivadas dos linfócitos T
 Certo	Produzem anticorpos e são derivadas dos linfócitos B
5-No momento da ejaculação, o sêmen liberado de dentro do corpo de um homem saudável conterá uma quantidade variável de gametas e de secreções de diferentes glândulas acessórias do sistema (ou aparelho) reprodutor masculino. Os gametas masculinos permanecem armazenados , até a ejaculação, em qual ´rogão deste sistema reprodutor?
	Dúctulos eferentes
	Vesícula seminal
	Testículos
	Próstata
 Certo	Epidídimo
N°4
1-O pênis é o órgão responsável pela liberação do sêmen e da urina para o meio externo. A uretra peniana (ou esponjosa) é o canal por onde o sêmen e a urina serão conduzindos para o meio externo. A uretra peniana está localizada:
 
Certo	no corpo esponjoso do pênis.
2-Quando ocorre lesão no tecido conjuntivo propriamente dito, alguns fibroblastos se especializam em células contráteis que aproximam as bordas das lesões, para facilitar a cicatrização. Qual é o nome deste novo tipo celular?
 
Errado	Macrófagos.
	Adipócitos.
 Certo	Miofibroblastos.
	Plasmócitos.
	Miócitos.
3-O espermograma é um exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen liberado na ejaculação. Este exame verifica subjetivamente a quantidade de espermatozoidespresentes no sêmen liberado na ejaculação e a qualidade destes espermatozoides, analisando principalmente a quantidade de espermatozoides mortos e com malformações (por exemplo: ausência de flagelo, flagelo curto ou ramificado). Considerando o processo de formação dos espermatozoides, e' correto afirmar que:
A espermatogênese começa a ocorrer antes do nascimento do menino , sendo que cada ciclo de espermatogênese termina apenas no momento da ejaculação .
Os espermatozoides liberados na ejaculação estavam armazenados nos testículos.
Certo As malformações que podem ocorrer em um espermatozoide surgem durante a última fase da espermatogênese chamada de espermiogenese . Na espermiogenese sera¿ definida a forma dos gametas masculinos (formação de acrossoma, formação de flagelo, etc..).
A presença de muitos espermatozoides defeituosos (malformados) não afeta a fertilidade masculina.
A presença de poucos espermatozoides não afeta a fertilidade masculina, pois apenas um espermatozoide devera' fertilizar o ovócito.
4-Qual é o nome do hormônio produzido pela hipófise responsável por induzir (ou estimular) a ovulação?
 
Certo	Hormônio luteinizante (LH)
	Estrógeno
	Acetilcolina
 Errado	Hormônio folículo estimulante (FSH)
	Progesterona
5-Durante a primeira semana o zigoto busca chegar ao útero, no percurso sofre diferentes alterações, assim marque a alternativa correta sobre o tema abordado.
No final da primeira semana o blastocisto se encontra na luz do útero e a implantação só acontece na segunda semana.
 Certo	No final da primeira semana o blastocisto se encontra superficialmente implantado no endométrio.
 Errado	O blastocisto permanece nas trompas durante a primeira semana, o deslocamento para o útero acontece na segunda semana.
O processo de clivagem começa quando o zigoto alcança a luz do útero.
O estado de mórula é caracterizado 4 a 8 células, logo após o processo de fecundação.

Outros materiais