Buscar

O oxalato de calcio

Prévia do material em texto

O oxalato de calcio aparece, em espécies determinadas, cristalizado em células denominadas oxaliferas, sob formas caracteristicas.
O oxalato de cálcio é perigoso, quando em excesso (que é o caso da taioba-brava, do tinhorão e, em alguns casos, do inhame peludinho) e as plantas que o contêm requerem, para serem consumidas, de fervura, cozimento, e dispensa da água que estará carregada com esse químico.
Você saberá que uma planta tem oxalato de cálcio em demasia quando, ao provar um pedacinho da folha, sentir ardor na garganta, língua e boa toda. O oxalato de cálcio também produz diarréia, problemas renais (cálculos), intoxicação e pode levar à morte.
Quem tem problemas renais deve evitar, pelo sim pelo não, qualquer planta rica em oxalato de cálcio.
O efeito tóxico do ácido oxálico no organismo deve-se à formação de oxalato de cálcio na urina e ao aumento do risco de formação de cálculos renais. O oxalato está presente em grande quantidade nos alimentos de origem vegetal como a taioba, espinafre e o ruibarbo.
Autor(es):
Dr. Juliano Pimentel ESPÍNDOLA, F. S. Fracionamento dos vegetais verdes e obtenção de concentrados protéicos de folhas (CPF) para suplementação de alimentos e ração animal, com aproveitamento dos subprodutos. 1987. 130 f. Monografia (Especialização) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1987. FRANCO, G. Tabela de composição química dos alimentos. 7. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1986. 145 p. GEHM, B. D.; McANDREWS, J. M.; CHIEN, P. Y.; JAMESON, J. L. Resveratrol, a polyphenolic compound found in grapes and wine, is na agonist for the estrogen receptor. Proceedings of the National Academy of Sciences, Washington, v. 94, n. 25, p. 14138-14143, Dec. 1997.
Livro Farmacognosia 3º Edição - Farmacognosia Experimental - Aloisio Fernandes Costa - Paginas - 44/45/46/47/48/49

Continue navegando