Buscar

Hérnias abdominais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hérnias:
 Hérnias inguinais:
- São as mais frequentes na prática clínica, totalizando 75% das hérnias da parede abdominal. 
- Podem ser divididas quanto ao seu mecanismo de formação em indiretas, as mais comuns, e as diretas. Elas são muito mais frequentes no homem e à direita.
a-) Hérnias indiretas: São secundárias a alterações congênitas decorrentes do não fechamento do conduto peritoniovaginal, o trajeto feito pelo testículo durante sua descida da cavidade abdominal em direção à bolsa escrotal. Normalmente esse conduto é obliterado totalmente, recebendo o nome de ligamento de Choquet.
b-) Hérnias diretas: Não são resultado de alterações congênitas, e sim adquiridas. Têm na sua gênese um enfraquecimento da musculatura da parede posterior do canal inguinal. A hérnia indireta ocorre no triângulo de Hesselbach, seguimento mais frágil da fascia transversalis, principalmente por ser região menos protegida pelo revestimento músculo aponeurótico. Fatores que corroboram sãos os que interferem na formação do colágeno. 
Avaliação
- As queixas mais frequentes de pacientes com hérnia são sensação de peso ou dor mal definida na região inguinal associada aos esforços.
- A dor pode estar acompanhada da presença de abaulamento na região inguinal. O abaulamento pode retornar espontaneamente para a cavidade abdominal ou não, o que geralmente é acompanhado de dor intensa. Pode-se definir algumas situações clínicas que têm implicação direta na terapêutica a se adotar:
a-) Hérnia redutível: É aquela que é reduzida, ou seja, o saco herniário retorna à cavidade abdominal, espontaneamente ou através de manobra manual ( manobra de Taxe).
b-) Hérnia encarcerada: É aquela em que não é possível a redução manual do saco herniário e, por isso, dita irredutível.
c-) Hérnia estrangulada: Ocorre quando o encarceramento leva ao comprometimento vascular, com o paciente apresentando dor intensa acompanhada de sinais flogísticos na região inguinal.
OBS: O encarceramento e o estrangulamento podem levar à obstrução intestinal quando uma víscera de delgado faz parte do conteúdo do saco herniário.
OBS2 : Durante o exame clínico é importante a busca de fatores desencadeantes, ou seja, fatores que levem ao aumento da pressão intra-abdominal e o desenvolvimento das hérnias. Entre os mais comuns e relevantes encontramos: HIPERTROFIA PROSTÁTICA, ASCITE, TOSSE CRÔNICA, CONSTIPAÇÃO CRÔNICA E TUMORAÇÕES ABDOMINAIS VOLUMOSAS. Esses fatores devem ser eliminados ou minimizados no pré-operatório já que são responsáveis por um risco maior de recidiva e falha da herniorrafia. 
Tratamento
- O tratamento de hérnias inguinais é sempre cirúrgico, uma vez que a tendência de todas as hérnias é crescer, o que aumenta a probabilidade de complicações ( encarceramento ou estrangulamento) e dificulta e técnica da operação.
- A decisão quanto o momento cirúrgico adequado e o tipo de cirurgia a se realizar dependem basicamente se a hérnia é redutível, encarcerada ou estrangulada.
IPC: Os pacientes que apresentam encarceramento agudo, geralmente referem história de dor aguda e intensa na região inguinal após alguma situação de aumento súbito da pressão intra-abdominal e abaulamento irredutível. Caso o conteúdo do saco herniário inclua alças intestinais, o paciente pode se apresentar com síndrome de obstrução intestinal associada ao quadro doloroso. Exluída a presença de estrangulamento ou de obstrução intestinal, devemos tentar a redução manual do saco herniário ( manobra de Taxe). Caso a hérnia mostre irredutível apesar de todas essas manobras, devemos indicar tratamento cirúrgico em caráter de urgência, já que o risco de evolução para o estrangulamento é alto.
OBS: A hérnia estrangulada é emergência cirúrgica, já que estruturas intra-abdominais (vísceras, omento, gordura pre-peritoneal) apresentam sofrimento isquêmico, o que coloca o paciente em grande risco de peritonite. 
As hérnias redutíveis, a imensa maioria dos casos, são operadas eletivamente.
Hérnias femorais
- Respondem por cerda de 3% das hérnias da região da virilha. São mais encontradas em mulheres obesas acima dos 45 anos
- Localizam-se mais comumente à direita. 
- O saco herniário se anuncia através do canal femoral, estrutura inelástica localizada inferiormente ao ligamento inguinal.
- Clinicamente, apresentam sintomatologia semelhante à das hérnias inguinais. No exame físico, entretanto, notamos abaulamento na região inguinal localizado inferiormente ao ligamento inguinal.
- O tratamento é cirúrgico.
 Hérnias umbilicais

Outros materiais