Buscar

1º Avaliando Aprendizado, Direito Administrativo I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409532497)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio básico que objetiva aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restrições desnecessárias ou abusivas por parte da Administração Pública, com lesões aos direitos fundamentais, denomina-se:
		
	
	imperatividade.
	 
	razoabilldade;
	
	impessoalidade;
	
	motivação;
	
	coercibilidade;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409527381)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A figura do desvio de finalidade:
		
	 
	considera-se caracterizada, quando o agente administrativo, servindo-se de uma competência que, em abstrato possui, tenha visado, com o ato praticado, atender a urna finalidade considerada como de interesse público, a qual, entretanto, não é aquela própria.
	
	requer, como condição indispensável para a sua caracterização, que o agente administrativo, servindo-se de urna competência que, em abstrato, possui, tenha visado, com o ato praticado, a perseguir terceiro, a beneficiá-lo, ou mesmo, a beneficiar a si próprio;
	
	não foi acolhida pelo direito positivo brasileiro;
	
	é legalmente equiparada, no Brasil, ao ato praticado por agente incompetente;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409421895)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Analista Judiciário Área: Judiciária - TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública, encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência. Estão certos apenas os itens:
		
	
	II e III;
	 
	I e V;
	
	III e IV
	
	I e II;
	
	IV e V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409421894)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/CESPE) Ocorre a chamada descentralização administrativa quando o Estado desempenha sua função indiretamente, por meio de outras entidades. A descentralização requer, assim, duas pessoas jurídicas distintas: o Estado, como titular da atividade, e a entidade que executara o serviço por ter recebido essa atribuição. A doutrina indica duas maneiras para que o Estado efetive a descentralização administrativa: outorga e delegação. Assinale a opção correta a respeito desse tema.
		
	
	Quando o Estado cria uma autarquia e a ela transfere certa atividade administrativa ocorre a descentralização por delegação
	
	A descentralização é efetivada por meio de outorga quando o Estado transfere, por contrato ou ato unilateral, unicamente a execução de um serviço para que o ente o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco.
	
	Descentralização é o mesmo que desconcentração.
	 
	A descentralização deve ser efetivada por outorga quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, a execução de determinado serviço público.
	
	Nos contratos de concessão de serviço público, verifica-se a descentralização por outorga.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409530880)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta:
		
	
	d) O poder vinculado que se insere no juízo de conveniência e oportunidade do administrador pode ser exercido se a lei atribuir competência ao agente.
	
	b) O ato regulamentar pode inovar no ordenamento jurídico desde que traga benefícios para coletividade.
	 
	e) Tratando-se de ato vinculado, não se cogita em análise de conveniência do administrador para a prática do ato.
	
	a) No exercício do Poder Regulamentar, o chefe do Poder Executivo expede ato originário.
	
	c) O poder discricionário pode ser exercido sem previsão legal por se tratar de mérito administrativo e com vista a alcançar de forma imediata o interesse público.

Outros materiais