Buscar

resenha Filme- História da saúde pública no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
Filme- História da saúde pública no Brasil.
O filme retrata a evolução da saúde pública brasileira, desde o início do interesse na área da saúde até nossos dias atuais. Descreve o interesse econômico imperando sobre as necessidades básicas de saúde no Brasil.
Início do século XX, as epidemias assolam as principais cidades brasileiras. A população pobre só se dispunha de filantropia e hospitais de caridade mantidos pela igreja.
As epidemias começam a afetar a economia no país. Escassez de trabalhadores produtivos e a rejeição dos produtos brasileiros devido às epidemias no Brasil.
Surge a idéia de sanitização das cidades portuárias brasileiras. A sanitização se constitui na expulsão dos pobres e enfermos das cidades portuárias e a vacinação obrigatória contra varíola, comandado por Osvaldo Cruz.
A vacinação obrigatória revolta a população, que se mobiliza contra a vacinação à força, porém, logo a resistência é dissipada com uso da violência.
Em 1923, criação das caixas de aposentadoria e pensões, que serão financiadas pelas empresas, trabalhadores e união. Os trabalhadores terão como benefício, a assistência médica e após 30 anos de contribuição, a aposentadoria. Este benefício foi concedido a poucos setores de trabalho.
Dr. Geraldo Paula Sousa instala o Centro de saúde, onde os médicos sanitaristas cuidarão das famílias.
Na década de 30, Getúlio Vargas cria o Instituto de aposentadoria e pensões, conhecido como IAPs, que tem como finalidade a substituição das caixas de aposentadoria. Os trabalhadores participarão na administração dos IAPs.
Modelo Centro é substituído pelo modelo de saúde americano, que se caracteriza em grandes hospitais, médicos especialistas em várias áreas e vasta quantidade em equipamentos.
No governo de Juscelino Kubistchek, tem a unificação das IAPs em um sistema único, com o nome de Instituto nacional de previdência social, INPS. Colocando todo o capital dos trabalhadores nas mãos do governo.
Criação do movimento popular de saúde, que logo após busca a criação do SUS, sistema único de saúde. Uma conquista popular para saúde no país.
Apesar de ser do Interesse de todos, a gestão SUS deixa a desejar. Não pelos seus princípios, mas devido ao despreparo pessoal para operar o sistema corretamente.
Fonte: HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. https://www.youtube.com/watch?v=L7NzqtspLpc&t=38s	
Autor: Carlos Antônio Ferreira da Silva, cursando Farmácia, 2º P, UNA Bom Despacho.

Outros materiais

Outros materiais