Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
Na antiguidade as pessoas deficientes eram rejeitadas e os povos achavam q a deficiencia era contagiosa em alguns casos a nobreza aceitava o exterminio dessas pessoas e eles tambem achavam q nascer deficiente poderia ser castigo das divindades ou deuses.
Na idade média com as transformações politicas e a divisao de nobrezae clero,sob influenca dos padres as pessoas passaram a ter uma nova visão sobre os deficientes, passaram a trata-los como pobres miseraveis suportando suas nescessidades e as praticas de exterminio passam a ser condenadas uma vez que segundo a igreja católica todas aspesoas são criaturas de deus e tem direito a vida,e assim os deficientes sobreviviam com caridaes daqueles que os desprezavam.
Século XVI mesmo com o inicio da revolução burguesa nada muda.
Século XVIII nessa época iniciam-se iniciativas voltadas para o desenvolvimento de um trabalho de ação educativa junto a alguma pessoa com nescessidade especial criada a partir da tese que por meio da estimulação direta poderia haver algum resultado na aprendizagem e na adequação do comportamento desejável cria-se um paradiga de institucionalização de que qualquer deficiente que sedesvie do padrao de normalidade e do comportamento estabelecido como padrão deve ser retirada do convivio social e colocada em confinamento em um outro espaço onde permanece separada do convivo social.
Somente no século XX esse paradigma de institucionaliação começa a ser criticado devido a sua ineficiência e inadequação na reparação de pessoas com nescessidades especiais para a vida em sociedade.Nessa época tem inicio o movimento contra a retirada da pessoa com deficiência do convivio familar.
NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 APARECEM ASPRÁTICAS DE INCLUSÃO E INCLUSÃO ONDE AS PESSOAS SÃO INSERIDAS NO MEIO ESCOLAR MAS O OBJETIVO NÃO EH ALCANÇADO,POIS, AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM ALCANÇAR NIVE DE APRENDIZAGEM NESCESSARIO ESPERADO.
 PARADIGMA MÉDICO ASSISTENCIALISTA: objetivo de cuidar e protejer, pouca enfase no trabalho pedagógico.
PARADIGMA DE SERVIÇOS: enfase na oferta de serviços especializados que o aluno com uma eficiência deve frequentar como condição para adquirir o nivel de escolarização desejado e somente depois ser inserido no ensino //////////////regular classe especial e escola especial.
PARADIGMA DE SUPORTES: inclusão dieta do aluo em classes comuns da escola regular e atendimento educacional especializado no turno oposto da escola oferecendo apoio e suporte nescessario para sua escolarização ( escola inclusiva).
LEI DE DIRETRIZES E BASES: fic explicita a preocupação do poder público coma educação especial no pais.
O CONSELHO NACIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL CENESP: foi criado por decreto em 1973 com o intuito de funcionar como representação do poder público neste campo especifico da educação.
 LE Nº:5.692/71: introduz a visão tecnicista em relação do aluno com deficiência no contexto escolar e sugere a implementação de técnicas e serviços especializados para o seu atendimento.
Nos anos 80 desponta a discussão sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: recomenda o atendimento educacional especializado preferencialmete na rede regular de ensino art 208.

Outros materiais