Buscar

TCC PROJETO PASSEI DIRETO

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional UNINTER.
1 TEMA
Função social da escola.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A função social da escola dentro das instituições municipais de Piracicaba.
PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a verdadeira função da escola e a atuação do professor?
3 JUSTIFICATIVA
A problemática do presente projeto está em buscar saber a verdadeira função da escola, através das indicações de Saviani e Rodrigues, comparado com as expectativas dos pais, alunos e professores. Permitindo afirmar que a escola é a instituição social, que ajuda o indivíduo a se integrar na sociedade.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Por meio de este projeto desejo verificar a função social da escola nos tempos atuais, devido a alguns comentários equivocados da escola ter que assumir um papel assistencialista, o qual não te pertence.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar fundamentações teóricas baseadas em Saviani e Rodrigues a respeito da função social da escola nos tempos atuais;
Apresentar contribuição desse conhecimento para o desenvolvimento pedagógico do professor.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Consideramos que a educação escolar caracteriza-se por ser uma atividade sistemática, intencional e organizada. Organizada sob o prisma dos conteúdos e sistemática no tocante aos métodos de sua transmissão, pois visa atender sua função mais ampla, nas dimensões culturais e políticas. 
Rodrigues (1987) ressalta que:
 		a escola tem por função preparar e elevar o indivíduo ao domínio de 			instrumentos culturais, intelectuais, profissionais e políticos. Isso torna sua 		responsabilidade pesada e importante. Assim dimensionada a tarefa da 		escola, evidencia-se a expectativa que sobre ela recai no contexto da 			sociedade. Essa expectativa se diferencia pelos interesses que se cruzam na 		sociedade de classe, vale dizer, no universo social que cerca a escola... 		(p.64).
Já Saviani (1985) aborda a função da escola, assim:
	historicamente, envolve o processo de transmissão, assimilação do saber 		sistematizado, cujo papel é permitir o acesso à cultura letrada e à cultura 		erudita, possibilitando ao aluno conhecer, criar e inclusive desenvolver as 		suas habilidades para o conhecimento e não apenas decodificar alguns 		símbolos e assinar nomes. Precisamos desenvolver os processos, portanto 		formas que viabilizem a assimilação pelos educandos dos conteúdos culturais 		que cabe à Escola transmitir... ¹ (Projeto Ypê) 
A escola deve cumprir seu papel de possibilitar aos cidadãos o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades individuais, dotando-os de capacidade, de maneira tal que eles possam interagir em diferentes esferas de sua comunidade e atuar nela de forma consequente. Seria fundamental à escola garantir a construção de conhecimentos e habilidades, explorando a criatividade do indivíduo. As metas do ensino inicial estão no domínio dos instrumentos apropriados de escrita-leitura e das primeiras noções de números, bem como no estabelecimento de processos de raciocínio que permitam analisar, identificar, transformar e compreender o cotidiano. 
6 METODOLOGIA
A princípio, será feita uma classificação de obras referentes ao tema chave do projeto. Em seguida, uma seleção de obras de exame textual, consequentemente aprofundando a interpretação e definindo as bibliografias a serem realmente utilizadas. 
REFERÊNCIAS
RODRIGUES, Neidson – Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 1984.
..........................Da mistificação da escola a escola necessária. São Paulo. Editora Cortez, 1987.
SAVIANI, Dermeval. Transcrição do seminário “Projeto Ypê”, 1985.
........................Escola e democracia. São Paulo: Editora Cortez, 1986.	Comment by Sidney: Valeu pelo esforço, parabéns!

Continue navegando