Buscar

Direito do Trabalho PRINCÍPIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho - Condição mais benéfica x Norma mais favorável
Parafraseando a Doutrinadora Vólia Bonfim Cassar, podemos dizer que a função primordial do Direito do trabalho é a proteção ao trabalhador, pois, claramente, existe uma enorme desigualdade entre o empregador e o empregado, que é evidente parte mais frágil nessa relação.
Face à esse desequilíbrio existente entre o empregado e o empregador, consagrou-se o princípio da proteção ao trabalhador, destinando assim uma maior proteção jurídica ao empregado.
Esse princípio se subdivide em outras espécies, nas quais estão o princípio da norma mais favorável ao trabalhador e o princípio da condição mais benéfica ao trabalhador.
1. Princípio da Condição mais Benéfica ao Trabalhador
Para Vólia, esse princípio \u201cdetermina que toda circunstância mais vantajosa em que o empregado se encontrar, habitualmente prevalecerá sobre a situação anterior, seja oriunda da lei, do contrato, regimento interno ou norma coletiva\u201d.
Tal princípio se encontra positivado do artigo 468 da Consolidação das Leis Trabalhistas, que diz o seguinte:
Art. 468. Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
Pode-se dizer ainda, que tal princípio é um direito adquirido do trabalhador, pois como regra, ele não perderá o poder de invocar a norma mais benéfica.
2. Princípio da Norma mais favorável
Vólia diz que para aplicação desse princípio \u201dpressupõe a existência de conflito de normas aplicáveis a um mesmo trabalhador. Neste caso, deve-se optar pela norma mais favorável ao obreiro, pouco importando sua hierarquia formal\u201d.
Podemos perceber, que tal princípio, foi positivado no artigo 620 da Consolidação das Leis trabalhistas, que diz:
Art. 620. As condições estabelecidas em Convenção, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo.
As únicas exceções para a aplicação desse princípio, será quando tal norma violar dispositivo expresso na lei ou for inconstitucional. Nesses casos a aplicação do princípio da norma mais favorável é vedada.
3. Diferença:
Apesar de se assemelharem, o princípio da norma mais favorável não se confunde com a da condição mais benéfica.
Podemos perceber que o princípio da norma mais favorável pressupõe a vigência simultânea de duas ou mais normas regulando a mesma situação jurídica, enquanto a condição mais benéfica supõe a existência de uma norma anterior e outra posterior.

Outros materiais