Buscar

gestão cadeia de suprimentos aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relações entre Marketing e Logística 
Agregar valor aos produtos e serviços, de forma que os benefícios oferecidos aos clientes sejam cada vez mais expressivos, continuamente, ao menor custo possível
O papel do Marketing
O marketing é a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. Desta forma, percebe-se que o marketing deve ser orientado para o cliente, atendendo suas solicitações e necessidades. No entanto, diversas áreas se envolvem na criação deste valor e na sua posterior transferência ao mercado.
Ex: Em uma indústria, por exemplo, pode-se dizer que este processo se inicia no desenvolvimento de produtos, que é alimentado por informações coletadas pela área de marketing e termina com a disposição final dos resíduos, após o consumo ou uso do produto pelo usuário final, que o fará influenciado pela forma como a organização faz sua divulgação
O papel da logística 
Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilização dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
Integração Logística x Marketing
Deve-se ter a clareza de que ambos os setores trabalham em função de gerar lucro para a empresa, um lucro suficientemente grande para valer a pena a existência do negócio. E isto ocorre quando é possível vender produtos a um preço acima dos gastos totais para disponibilizá-los ao mercado. Um consumidor faz a sua compra quando percebe que o desembolso que irá fazer será um bom negócio para ele, isto é, quando percebe uma relação de valor favorável para ele no processo de aquisição.
Desta forma temos de um lado o marketing trabalhando para que o cliente gaste mais com o produto e do outro lado a logística que disponibiliza o produto em condições ideias para o consumo.
O que se pretende é propor um meio para que a logística seja mais efetiva na valorização do produto oferecido, agindo integradamente com a área de marketing, com o menor custo possível associado ao melhor nível de serviços.
Os diferenciais competitivos 
A seleção de uma boa estratégia logística exige muito dos mesmos processos criativos que o desenvolvimento de uma boa estratégia empresarial. Abordagens inovadoras para a estratégia logística podem oferecer uma vantagem competitiva peculiar, diferenciando-se de todos os concorrentes. Tem sido sugerido que uma estratégia logística tem três objetivos:
 Vantagem em custos 
Vantagens nos nós níveis de serviços 
Vantagens combinadas 
Usando o processo de Logística, podemos obter uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferência dos clientes.
Vantagem em custos
É a estratégia dirigida para minimizar os custos variáveis associados à movimentação e à estocagem. A melhor estratégia é geralmente formulada para avaliação dos cursos de ação, como escolha entre diferentes localizações de Centros de Distribuição ou a seleção entre modais alternativos de transportes ou intermodalidade. A maximização do lucro é a principal meta.
Vantagem nos níveis de serviços
São estratégias que normalmente reconhecem que as receitas dependem do nível de serviço logístico fornecido. Embora os custos aumentem rapidamente com elevados níveis de serviços logísticos aos clientes, o aumento nas receitas pode mais que compensar custos mais altos. Para ser eficaz, a estratégia de serviços é desenvolvida em contraste com os fornecidos pela concorrência.
A maneira simples que a empresa ideal tem que ter seus produtos colocados no quadrante superior direito, oferecendo vantagem em serviços e vantagem em produtividade. Hoje a empresa deve obter seu ganho máximo no início do ciclo de vida do produto, sendo sempre que possível referencial de sua área, apresentando constante inovação, se mantendo à frente de seus concorrentes.
DESAFIOS DA LÓGISTICA 
Gerenciamento Logístico - A tendência comercial do século XX exige que o processo de gerenciamento logístico integre o mercado, a rede de distribuição, o processo de fabricação com a atividade de aquisição, objetivando servir aos clientes com níveis cada vez mais altos e custos mais baixos.
 Redução do ciclo de vida dos produtos - Com o ciclo de vida dos produtos cada vez menores, os usuários estão mais inclinados a aceitar produtos substitutos se sua primeira escolha não estiver disponível imediatamente, a cada introdução de um novo produto em implicações gerenciais causadas pela redução do tempo
Globalização dos negócios - Em função disto, é necessário que as empresas desenvolvam uma estratégia de fabricação flexível e processo logístico eficiente.
Integração organizacional - Os desafios enfrentados pelas empresas mudaram. Atualmente, para alcançar a posição de vantagem competitiva contínua, as organizações precisam se basear em um sistema de gerenciamento integrado voltado para o mercado, e pessoas que valorizam o serviço.
Grau de exigencia do nivel de serviços ao cliente - Ressaltando o valor de uso do produto, uma vez que estes não têm valor até que eles estejam nas mãos dos clientes na hora e lugar exigidos, fez com o que o gerenciamento logístico passasse a ser prioritário. A vantagem competitiva é conseguida através de uma estratégia de serviços e de um sistema de entregas bem desenvolvidos e sistemático.
As principais mudanças necessárias no gerenciamento logístico são:
Encurtar o fluxo logistico 
Melhorar a visibilidade do fluxo logistico 
Gerenciar a logistica como um sistema 
Fundamentos da Logística: custos logísticos e nível de serviços
CUSTO LOGISTICO - VISÃO DO CUSTO TOTAL - o custo total logístico é a soma dos custos de transporte, estoque e processamento do pedido, sob a perspectiva da cadeia de suprimentos.
NIVEL SE SERVIÇOS AO CLIENTE - A missão básica que o Marketing executa na maioria das empresas é gerar lucro, através de duas ações básicas: obter e atender a demanda (Kotler, 1995). Conseguir demanda é resultado dos esforços promocionais, assim como do preço e da composição da carteira de produtos oferecidos ao público. Uma vez conseguida a demanda, esta deve ser atendida e é quando a distribuição física age e é reconhecida como agente estimulador da demanda. Disponibilidade de produto, pronta entrega e atendimento correto dos pedidos, são apenas alguns dos serviços que agradam ao cliente, e vendas podem ser geradas por bons serviços.

Continue navegando