Buscar

(AULA 1) HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

Prévia do material em texto

1- Em mercados cada vez mais competitivos, as organizações públicas e privadas, precisam dar visibilidade às suas ações, para serem reconhecidas pelo que fazem ou dizem. Para isso a grande ferramenta ou o melhor caminho seria:
	O poder
	A comunicação
	O utilitarismo
	A mídia independente
	A anarquia
2- "Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público." O trecho acima, do Manual de Princípios criado por Ivy Lee, evidencia que a atividade surge com o propósito de focar:
	No oferecimento de anúncios aos veículos que apoiassem os empresários.
	Na blindagem de empresas e empresários, fazendo-os escapar de qualquer tipo de acusação ou notícia negativa.
	Na defesa dos interesses exclusivos das empresas e dos empresários, desconsiderando a sociedade.
	Para fechar às organizações à atuação da imprensa, impedindo que os jornalistas tivessem acesso ao que necessitassem ou não fosse do interesse dos empresários.
 	Na construção do relacionamento com a imprensa.
3- Podemos afirmar que é possível estabelecer relação entre a hipótese do Agenda Setting e a ação das assessorias de imprensa?
	Sim, pois a assessoria de imprensa investe no relacionamento com os meios de comunicação pelo poder que eles têm de agendar os temas discutidos na sociedade.
	Não há relação entre a hipótese teórica e a ação das assessorias de imprensa.
	Sim, pois tanto a assessoria de imprensa quanto jornais, rádios, tvs e revistas têm o poder de agendar as discussões da sociedade.
	Não, pois as assessorias de imprensa não têm como foco o relacionamento com os meios de comunicação.
	Depende, pois na maioria dos casos a opinião pública se estabelece sem qualquer interferência da imprensa.
4- De acordo com que hipótese o jornalismo agenda os temas discutidos pela sociedade?
	Teoria hipodérmica
 	Agenda Setting
	Newsmaking
	Materialidades
	Usos e gratificações
5- Ivy Lee é considerado o "pai" da atividade que conhecemos como assessoria de imprensa. A sua decisão, em 1906, de abandonar o jornalismo para se dedicar a essa atividade pode ser atribuída:
	À luta contra o capitalismo, que avançava pelo mundo, em função do crescimento do comunismo e do surgimento da classe operária.
	Ao surgimento da TV e do rádio, que rapidamente se tornaram meios de comunicação de massa, com grande alcance e poder junto à sociedade.
	Ao fato de perceber que empresários americanos, mesmo ricos e muito poderosos, tinham uma péssima imagem junto à sociedade pelo fato de a imprensa desconhecer várias das ações que realizavam.
	Aos comprometimentos que o jornalista tinha com os empresários, com o propósito de promovê-los, permitindo que ficassem imunes à lei.
	À perda do emprego do jornalista, despedido por não atuar de forma ética num grande jornal americano.
6- A respeito da trajetória da atividade de assessoria de imprensa no Brasil, podemos considerar: I - Surgiu apenas nos anos 50, com a chegada de empresas estrangeiras e a ampliação dos grandes conglomerados de mídia. II - Teve início na década de 1980, em função da crise do papel, que resultou no fechamento de muitos jornais, levando um número considerável de jornalistas a investir na atividade. III - Registrou a maior expansão durante o governo militar, tendo novo desenvolvimento na década de 1980.
	Todas as alternativas estão corretas.
	Apenas a alternativa III está correta.
	Apenas a alternativa I está correta.
	Todas as alternativas estão incorretas.
	Apenas a alternativa II está correta.
7- Ivy Lee é considerado o criador da atividade que hoje chamamos de assessoria de imprensa. Podemos afirmar que a sua ideia surgiu:
Pela necessidade de ter um emprego, uma vez que havia sido demitido do jornal onde trabalhava.
	Com o propósito de vender anúncios para seus clientes junto às empresas jornalísticas.
	Diante da crise de 1929, que dizimou a economia dos Estados Unidos, exigindo que as empresas se comunicassem melhor com seus consumidores.
	Pela necessidade de gerar notícias para os jornais, uma vez que eles não dispunham de equipes suficientes.
	Pela observação de que muitos empresários, mesmo ricos e poderemos, tinham uma péssima imagem perante a sociedade.
8- As estruturas de comunicação que atendem às empresas e organizações públicas e do terceiro setor podem ser: I - Próprias, quando todos os serviços são realizados por funcionários da própria organização ou empresa. II -Mistas, quando parte da atividade se desenvolve com uma estrutura própria e parte com uma terceirizada. III - Terceirizada, quando todos os serviços são contratados de outras empresas. Assinale:
	Todas as alternativas estão incorretas.
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	Apenas as alternativas II e III estão incorretas.
	Apenas a alternativa I está correta.
 	Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando