Buscar

EXERCÍCIO FÍSICO E DIABETES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO FÍSICO E DIABETES
O diabetes mellitus (DM) pode ser classificado em DM tipo 1 e DM tipo 2, este último está presente em 80% dos diabéticos, geralmente está associado a obesidade e tem início na meia idade. O tratamento consiste na melhora dos hábitos alimentares e medicação para controlar o nível de glicose sanguínea, evitando desta forma o aparecimento de outras complicações. Quais são as complicações decorrentes do diabetes.
 A atividade física quando praticada diariamente com duração de 45 a 60 minutos mostrou-se um importantíssimo aliado aos tratamentos convencionais, pois o indivíduo ao se exercitar tem uma redução na glicose presente no sangue que será transferida para o tecido muscular onde será utilizada para o fornecimento de energia (DIAS FILHO et al., 2016).
DIAS FILHO, Carlos Alberto Alves et al. Exercício físico e diabetes. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 10, n. 57, p. 1-4, 2016.
Realizar atividade física pelo menos três vezes por semana com intensidade moderada, principalmente aeróbicos associados a exercícios com carga auxilia no tratamento da hipertensão em idosos reduzindo a pressão arterial e melhorando a frequência cardíaca em repouso (NOGUEIRA et al., 2012).
NOGUEIRA, Ingrid Correia et al. Efeitos do exercício físico no controle da hipertensão arterial em idosos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 15, n. 3, p. 587-601, 2012.

Outros materiais