Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 3 100% Pesquisa Operacional/Sistemas de Produção e Bens e Serviços

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 3
Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
O administrador sabe que no processo geral de produção e comercialização do produto, a estrutura de transporte deve ser cuidadosamente planejada a fim de cumprir o seu objetivo com o menor acréscimo possível no custo final do produto, por isto, o estudo do problema de transporte lhe capacitará na tomada de decisão.
A função objetivo que representa a formulação em programação linear do problema de transporte é:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	
Questão 2/5 - Pesquisa Operacional
Problema de Transporte é um tipo de problema real que acontece no cotidiano e que pode ser aplicado em Programação Linear. O “chamado problema de transporte, recebeu esta denominação em virtude de suas aplicações envolverem como transportar mercadorias de maneira otimizada”.
Portanto o problema de transporte de um modo geral se refere a:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Determinar o caminho de menor custo entre dois pontos de fontes e destinos dados.
	
	B
	Distribuir de forma igualitária a capacidade máxima de itens transportados por uma rede de distribuição de mercadorias.
	
	C
	Determinar os custos das rotas de origem e destino e consequentemente o valor máximo do total transportado.
	
	D
	Distribuir qualquer commodity de qualquer grupo de centros de fornecimento, chamado origem, a qualquer grupo de centros de recepção, denominado destinos, de modo a minimizar o custo total de distribuição.
	
	E
	Determinar a rota de menor custo para que partindo de uma origem, um entregador passe por um determinado número de destinos e retorne a origem objetivando o menor custo possível.
Questão 3/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
A Cadeia de Suprimentos é um grande processo onde empresas de distintos segmentos (fornecedores de matérias primas, de serviços, de transporte, transformadores, montadores de kits, entre outros) desenvolvem suas operações com o mesmo objetivo: atender a empresa focal (empresa cliente - dona da cadeia de suprimentos).
A partir desse conceito simplificado sobre Cadeia de Suprimentos, analise as sentenças a seguir que versam sobre a importância do controle das informações: 
I. O fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos requer coordenação por parte da empresa focal e cooperação dos demais elos.
II. A correta gestão da Cadeia de Suprimentos exige fluxo de informações rápido e assertivo e para isso, utilizam-se ferramentas tecnológicas.
III. A troca de informações entre os elos da Cadeia de Suprimentos é uma atividade dispensável se cada um fizer sua parte.
IV. A qualidade do fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos pode ser mensurada pela quantidade de problemas que os elos enfrentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, V.
	
	B
	F, V, F, V.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, F, V.
	
	E
	V, F, V, F.
Questão 4/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Para saber quanto produzir de determinado produto é preciso saber quantos clientes desejam comprá-lo. É difícil para uma empresa ter essa informação exata, mas através de uma eficiente gestão da demanda, consegue-se números aproximados da realidade. Essa tarefa é considerada essencial para uma boa programação da produção.
O setor de PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção) recebe informações sobre a gestão da demanda dos seguintes setores:
	
	A
	Contabilidade e Compras.
	
	B
	Financeiro e Assistência técnica.
	
	C
	Manutenção industrial e Engenharia de produto.
	
	D
	Marketing e Vendas.
	
	E
	Logística e Suprimentos.
Questão 5/5 - Pesquisa Operacional
O problema da designação é um tipo especial de problema de programação linear em que os designados estão sendo indicados para realizar tarefas, por exemplo, a definição de empregados (designados) que precisam receber designações de trabalho (tarefas) é uma aplicação comum do problema da designação. Os designados podem ser máquinas, veículos ou fábricas, ou até mesmo períodos a serem destinados a tarefas e, não necessariamente pessoas.
Para caracterizar um determinado problema como “problema de designação”, ele precisa ser formulado de maneira a satisfazer as seguintes hipóteses:
 
Marque V para Verdadeiro e F para Falso:
(   ) O número de designados e o número de tarefas é o mesmo. (Esse número é representado por n).
(    ) Deve-se atribuir a cada designado exatamente um custo fixo.
(    ) Cada tarefa deve ser realizada exatamente por um designado.
(  ) Há um custo associado ao designado i () executando a tarefa j ().
(  ) O objetivo é determinar como todas as n designações devem ser feitas para maximizar o custo total.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	V - F - V - F - V.
	
	B
	F - V - V - V - F.
	
	C
	V - F - V - V - F.
	
	D
	F - V - F - V - V.
	
	E
	V - F - V - F - F.