Buscar

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA
	
	1a Questão (Ref.:201502983950)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502879110)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503062395)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente gênero masculino, 5 meses de idade, foi encaminhado ao setor de Fisioterapia devido a um atraso no desenvolvimento motor. Este atraso pode ser caracterizado pela ausência da seguinte atividade:
		
	
	Manutenção da postura ortostática
	
	Arrastar
	
	Sentar sem apoio
	
	Engatinhar
	 
	Controlar a cabeça em prono
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503067732)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502450474)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns autores sugeriam que o controle motor ocorre devido a reflexos organizados hierarquicamente no sistema nervoso, mas não esclarece a dominância do comportamento reflexo que acontece em algumas situações como no exemplo da pisada em um prego que leva a uma resposta reflexa estereotipada de retirada imediata da perna. Este enfoque foi desenvolvido com base na união de duas teorias. São elas:
		
	
	Teoria Ecológica e Hierárquica
	 
	Teoria Hierárquica e Reflexa
	
	Teoria dos Sistemas e Reflexa
	
	Teoria Reflexa e Sistemas
	
	Teoria da Ação Dinâmica e Ecológica
	
	1a Questão (Ref.:201502412409)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A identificação de desenvolvimento atípico o mais precoce possível facilita na recuperação do atraso motor. Qual desses achados clínicos faz parte do desenvolvimento atípico?
		
	
	permanência em pé e andar com apoio das mãos até os 12 meses.
	 
	alterações no tônus muscular e reações de proteção e equilíbrio ausente.
	
	controle da região cervical aos 4 meses de vida na posição de decúbito ventral.
	
	presença dos reflexos primitivos, não fixados, no primeiro trimestre.
	
	presença dos reflexos de moro, RTCA até os 4 meses de vida.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503064775)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança com diagnóstico de mielomeningocele poderá apresentar, associado, um quadro clínico de
		
	
	Encefalite.
	 
	Hidrocefalia.
	
	Microcefalia
	
	Panencefalite.
	
	Anencefalia.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502408640)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de diferentes regiões do sistema nervoso central bem como, do ambiente que a cerca. As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Diante de uma afecção das estruturas neurológicas, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e até mesmo andar. Assinale a afirmativa que endossa o texto acima:
		
	 
	A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos.
	
	A criança precisa preservar as aquisições reflexas primitivas que são mediadas pelo 1º nível de integração motora (medular), pois formam a base do desenvolvimento motor a fim de que ocorra a evolução normal das habilidades motoras.
	
	No 4º nível de integração motora (cortical) é desencadeado um grupo de atividades reflexas denominadas reações de endireitamento que permitem a realização de atividades com nível de complexidade moderado como no rolar.
	
	O reflexo de Sucção e de Moro quando estão presentes indicam o funcionamento normal do 4º nível de integração motora (cortical) que demonstra o amadurecimento funcional descendente das estruturas neurológicas pela mielinização.
	
	O atraso nas aquisições das posturas mais elevadas e complexas bem como de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502412272)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A família de Ana Clara , 6 meses, comemora o desenvolvimento da pequena : ela já está sentando sozinha e brinca com os brinquedos que lhe são oferecidos sem cair. Estando sentada passa para o chão e se arrasta, na direção da mãe , sorrindo. Refletindo sobre as etapas motoras do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida ,assinale V ,para as corretas e F para as não-corretas:
		
	 
	O bebê senta independente antes de adquirir o controle de cabeça.Controlar a cabeça significa vencer a gravidade.
	 
	O bebê deve permanecer no carrinho, deitado, até o pediatra liberá-lo para o transporte ao colo.
	 
	O bebê inicia os primeirospassos porque as reações de equilíbrio estão se instalando. A maturidade cerebral já permite a locomoção de pé.
	 
	O bebê anda sozinho, independente, sem necessidade de primeiro colocar-se de pé e andar de lado ;
	 
	O desenvolvimento do bebê depende do processo maturacional e da estimulação do ambiente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502892675)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os marcos motores abaixo, qual deles é uma característica do desenvolvimento no 3º mês de vida pós-natal?
		
	
	rolar em bloco
	 
	apoio de cotovelos
	
	reação de anfíbio
	
	sustentação de cabeça à 45º
	
	balanceio em quatro apoios
	
	1a Questão (Ref.:201502408632)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Índice de Apgar é utilizado na sala de parto para verificar a vitalidade e o valor prognóstico da criança logo após o parto. Quando um bebê apresenta alguma complicação durante o nascimento ao ponto de comprometer o escore de Apgar, algumas intervenções imediatas devem ser tomadas pela equipe que está assistindo o parto. Neste caso pode-se afirmar que:
		
	
	Um bebê Pré termo, AIG, com peso ≥ 2500g necessita de intervenção imediata
	 
	Um bebê Pré termo, PIG, com peso ˂ 1500g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Pós termo, PIG com peso ˃ 2500g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Pós termo, AIG, com peso de 3100g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Atermo, AIG, com peso ≥ 3200g necessita de intervenção imediata
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502960283)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria sofreu anoxia cerebral durante o seu parto, resultando num quadro de quadriplegia espástica. Atualmente ela tem 4 anos de idade e iniciou tratamento fisioterapêutico em um novo setor de fisioterapia. Durante a avaliação fisioterapêutica foi detectada espasticidade grave. Quando a mãe de Maria foi questionada sobre os medicamentos dos quais Maria faz uso, ela relatou apenas anticonvulsivante. A última consulta com o neuropediatra aconteceu há 1ano. A mãe de Maria é empregada doméstica e não tem contato com o pai da paciente. Ela mudou de cidade, pois seu ex-marido a ameaçou de morte, já que ela o denunciou por agressão física. Segundo sua mãe o auxilio do governo não dá para pagar a consulta médica e a última vez que foi ao posto não tinha neuropediatra. Do ponto de vista de conduta do profissional e do código de ética da profissão de fisioterapia, como deve agir o fisioterapeuta?
		
	
	Comentar o quadro de Maria com um neuropediatra e solicitar um medicamento adequado para Maria e dá-lo a sua mãe no próximo atendimento.
	
	Apenas traçar os objetivos de tratamento fisioterapêutico e realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	 
	Deve orientar a mãe de Maria a procurar a secretaria de saúde do município, junto com o encaminhamento para neuropediatra e/ou para assistente social para que a mesma viabilize a consulta junto ao neuropediatra. E realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	Encaminhar a mãe de Maria para a farmácia social do município com a solicitação do medicamento para diminuir a espasticidade, já que ela não tem condição financeira para comprar.
	
	Sabendo que a espasticidade grave é o principal limitador do desenvolvimento motor desta paciente, ele deve indicar o uso de um medicamento para diminuir o grau de tal espasticidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502952368)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As vias aéreas da criança apresentam algumas diferenças em relação à dos adultos, o que acaba favorecendo o surgimento de Comorbidades Respiratórias. Marque abaixo a única alternativa que não se refere às particularidades das vias respiratórias da criança.
		
	 
	As costelas da criança são horizontalizadas, desta forma, o diâmetro A-P do tórax modifica-se bastante durante a inspiração, isto favorece o trabalho de descida do diafragma
	 
	Ao contrário do adulto, a musculatura torácica da criança é imatura e não garantem um bom suporte estrutural e nem ventilatório.
	 
	A epiglote infantil é mais longa, menos flexível e mais horizontal;
	 
	Durante a deglutição a laringe provê uma conexão direta com a nasofaringe. Isto cria duas passagens praticamente separadas, permitindo a criança que respire e alimente-se ao mesmo tempo.
	 
	As vias aéreas de condução na criança são menores e mais estreitas do que as do adulto;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502412409)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A identificação de desenvolvimento atípico o mais precoce possível facilita na recuperação do atraso motor. Qual desses achados clínicos faz parte do desenvolvimento atípico?
		
	 
	alterações no tônus muscular e reações de proteção e equilíbrio ausente.
	
	permanência em pé e andar com apoio das mãos até os 12 meses.
	
	presença dos reflexos primitivos, não fixados, no primeiro trimestre.
	
	presença dos reflexos de moro, RTCA até os 4 meses de vida.
	
	controle da região cervical aos 4 meses de vida na posição de decúbito ventral.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502412535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente A.F.S., 3 anos. Chegou em seu consultório de fisioterapia acompanhado pela mãe, que relata ter esquecido o encaminhamento médico em sua casa e não sabe dizer o nome da doença de seu filho. Em sua avaliação, você percebe que o paciente apresenta paralisia de membros inferiores com perda da sensibilidade cutânea, ausência de controle urinário e fecal, deformidades músculo-esqueléticas e cicatriz extensa em região de coluna lombar alta. Ao questionar a mãe sobre a cicatriz, ela afirma que a criança necessitou de cirurgia devido à lesão com exposição de tecido nervoso não recoberto por pele que a criança apresentava desde o nascimento. O provável diagnóstico desde paciente é:
		
	 
	Mielomeningocele
	
	Síndrome de West
	
	Paralisia braquial obstétrica
	
	Lipomielomeningocele
	
	Medula presa

Continue navegando