Buscar

Resoluções ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANA CAROLINA SANTOS
Resoluções:
Quais os principais objetivos da ergonomia?
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar bem estar do trabalhador e consequentemente aumentar sua produtividade. A ergonomia visa em primeiro lugar à saúde, segurança e satisfação do trabalhador.
Explique o que vem a ser ergonomia cognitiva.
Ocupa-se dos processos mentais, como a percepção memoria, raciocínio e resposta motora, relacionados com as iterações entre as pessoas e outros elementos de um sistema.
No que consiste a abordagem macroergonomica?
Abordagem macroergonomica é baseada em um método participativo, no qual o público envolvido no processo de trabalho contribui para que as intervenções que se façam necessárias tenham uma maior assertividade, pois reduz a margem de erros na sua criação.
Apresente pelo menos 3 exemplos de possíveis aplicações da ergonomia.
Maximizar conforto e bem-estar; Garantir a segurança; Minimizar custos humanos.
Qual a diferença de ergonomia de correção para ergonomia de conscientização? Ergonomia Correção - envolve e estuda: atividade; ambientes físicos; Iluminação, ruído, temperatura; o posto de trabalho; dimensões, formas, concepção etc. 
Ergonomia Conscientização- envolve a realização de palestras, treinamentos e cursos responsáveis por educar colaboradores sobre os hábitos e métodos de trabalho que podem ser prejudiciais à saúde — como má postura, uso inadequado de equipamentos e trabalho em excesso.
Sistema é um conjunto de elementos ou subsistemas que interagem entre si com um objetivo em comum. Exemplo: Empresa – subsistemas politico, organizacional, operacional, social e recursos humanos. 
Por que o conjunto de soluções sub-ótimas não é ótima para o sistema?
Porque só as especificações bem elaboradas e a coordenação efetiva das atividades podem garantir a otimização global do sistema.
Como se define o objetivo da pesquisa?
É aquilo que se pretende fazer ou conhecer, deve ser amplo e deve ser definido claramente de forma operacional.
Apresente as vantagens e desvantagens dos experimentos de laboratório e de campo. Laboratório – vantagens: facilidade e custo baixo, alto grau de controle do experimento, livre de reações negativas dos usuários. – desvantagens: dificilmente será capaz de reproduzir efetivamente as condições reais de uso ou operação do sistema. 
Campo – vantagens: sanar eventuais problemas, antes que o sistema seja colocado em uso efetivo. – desvantagens: coleta de dados pode apresentar dificuldades, a presença de um observador pode distorcer os resultados.
Conceitue variáveis independentes e dependentes.
Variáveis independentes: são aquelas que podem ser deliberadamente manipuladas. 
Variáveis dependentes: são aquelas que dependem do tipo de interação entre os elementos (subsistemas) que compõe o sistema e os resultados que o mesmo provocará.
Para que serve o grupo de controle?
Serve para ser comparado com o grupo experimental. Serve para testar se a falta de variáveis independentes influências nos resultados.
O que vem a ser a fronteira de um sistema?
Fronteira são os limites dos sistemas, que pode tanto ter uma existência física, como pode ser uma delimitação imaginaria para efeito de estudo. 
Quais os dois tipos básicos de máquinas?
As máquinas tradicionais e as cognitivas. 
Qual o conceito de trabalho utilizado para ergonomia?
O conceito de trabalho é definido por: atividade-coordenada-útil
O conceito de trabalho se origina da antropologia. A partir do desenvolvimento de pequenas ferramentas de pedra o homem começa a buscar meios para sua alimentação. 
Diferencie trabalho prescrito para trabalho real O trabalho prescrito está vinculado, de um lado, às regras e objetivos fixados pela organização do trabalho. E o trabalho real, também chamado de atividade, acontece no encontro entre o “que deve ser feito” e o que “é feito” efetivamente e, é o trabalhador, individual e coletivamente, que faz a gestão de tudo isso no cotidiano, muitas vezes tendo que se adaptar a situações imprevistas. 
De que forma a ergonomia classifica a variabilidade dos sujeitos?
A ergonomia classifica uma variabilidade intra-individual, que busca considerar as alterações que o indivíduo sofre ao longo do tempo, e a variabilidade inter-individual, que considera as diferenças biocognitivas e histórias de vida de cada um.
Conceitue tarefa e atividade Tarefa é o trabalho prescrito, e refere-se àquilo que a pessoa deve realizar, segundo sua chefia, seus colegas ou segundo ele mesmo. Atividade é trabalho como efetivamente realizado e refere-se ao modo como a pessoa realmente realiza sua tarefa.
Em uma empresa quando o trabalho se torna monótono, atividades repetitivas. 
O excesso de tarefas também pode acarretar estresse e fadiga. 
O que é modo operatório?
O modo operatório designa as atividades ou operações que devem ser executadas para se atingir o resultado final desejado, o objetivo da tarefa.
Quando o modelo operante está em um estado degradado?
Ele passa a adotar modos operatórios degradados por conta da falta de um espaço de regulação.
De que forma os ergonomistas buscam construir condições ideais para análise da demanda? a) Discutir os objetivos do estudo com o conjunto das pessoas envolvidas (direção da empresa, serviços funcionais, gerências, supervisores, trabalhadores e suas organizações). 
b) Obter a aceitação dos trabalhadores que ocupam o posto (ou postos) a ser estudado. A participação destes trabalhadores é, de fato, indispensável para realizar uma boa análise das atividades. Para julgar a pertinência das variáveis e ajudar na interpretação dos resultados; 
c) Esclarecer as respectivas responsabilidades, tanto do analista, quanto da direção da empresa, dos trabalhadores e das organizações destes, em relação ao desenvolvimento do estudo e da utilização dos resultados.
Quais os dois tipos de instrumentos são fundamentais para análise da tarefa?
Um primeiro, visando conhecer o trabalho prescrito e as condicionantes para a sua realização. Outro, que visa captar a percepção dos trabalhadores acerca dos problemas na execução da tarefa.
Quais as técnicas para analisa das atividades no ponto de vista instrumental?
São duas as principais técnicas utilizadas nesta fase. Uma voltada para estabelecer as diferenças entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Outra para aprofundar as análises do ponto de vista fisiológico e biomecânico.
Qual a finalidade do diagnostico para a AET?
O diagnóstico representa a recomposição das análises parciais realizadas. Os dados levantados nas análises anteriores servirão nesta fase como argumentos a serem confrontados e integrados numa síntese que reflita os aspectos determinantes da situação de trabalho.
O que deve conter nos cadernos de encargos com a AET?
a) uma descrição geral do setor ao qual se destina; b) uma descrição dos principais problemas encontrados no setor; c) uma revisão da literatura acerca das questões evidenciadas; d) uma listagem dos princípios que orientam o projeto do trabalho no setor; e, e) os dispositivos técnicos e organizacionais recomendados para cada atividade.
Quais os dados a serem levantados na análise da demanda?
Empresa- Setores de atividade ; objetivos no curto, médio e longo prazo; tecnologia utilizada. 
Sistema Produtivo - Estrutura e funcionamento do processo global de produção. Interações e inter-relações entre os sub-sistemas.
População – Efetivo; repartição por idade e sexo; tempo de serviço na empresa e no posto. 
Situação de Trabalho - Posição da situação dentro do sistema global de produção; condições ambientais de trabalho; condições organizacionais de trabalho.
Indicadores de saúde e Produtividade - Índices de produção e produtividade; absenteísmo; rotatividade; afastamentos médicos.
Como é realizada a regulação do modo operatório?
A regulação é feita através de objetivos exigidos ‐ Os meios de trabalho ‐ Os resultados produzidos ou aomenos a informação de que dispõe o operador sobre eles ‐ O seu estado interno
Diferencie a variabilidade normal com a variabilidade incidental A variabilidade normal decorrente das características intrínsecas do trabalho executado e que podem ser do tipo sazonal ou periódica.
A variabilidade  incidental, decorrente de eventos aleatórios e desconhecidos antes da sua revelação pela regulação e modos operatórios desenvolvidos pelos operadores.
Quais são os conceitos básicos a serem compreendidos para a AET?
São quatro conceitos a serem compreendidos para a AET, são eles: 
1º Distinção entre tarefa e atividade
2º Conceito de variabilidade
3º Conceito de carga de trabalho
4º Conceito de modo operatório

Outros materiais