Buscar

A importância da Pesquisa Operacional nas empresas e suas Aplicações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da Pesquisa Operacional nas empresas e suas Aplicações 
A tomada de decisão é sempre um momento crítico para o empreendedor, pois quando mal feita pode acarretar consequências graves para um negócio. Por isso, quanto mais e melhor você puder se munir de informações para te ajudar a decidir, melhor, não é? Pois bem, a pesquisa operacional é um caminho que pode ser muito útil para te ajudar a resolver problemas complexos na sua operação.
Bom, como já vimos, por meio de cálculos, fórmulas complexas e muita matemática, é possível desenvolver sistemas e procedimentos de produção que minimizem as taxas de desperdício ao máximo e façam com que você alcance a excelência em sua operação.
Conceito- Pesquisa operacional é um ramo da ciência administrativa que fornece instrumentos para a análise de decisões.
O nome “Pesquisa Operacional” apareceu pela primeira vez durante a Segunda Grande Guerra Mundial, quando equipes de pesquisadores procuraram desenvolver métodos para resolver determinados problemas de operações militares. Devido ao sucesso dessas operações, o mundo acadêmico e empresarial procurou utilizar as técnicas criadas em problemas de administração.
Este procedimento é, portanto, um sistema organizado com auxílio de modelos bem como da experimentação de modelos, com o fito de operar um sistema da melhor maneira possível. Considerado como uma ferramenta matemática aplicada no processo de tomada de decisão. Para isso, fazemos uso de modelos matemáticos estruturados em fase.
Tem como grande característica, o modo multidisciplinar das suas aplicações. Suas técnicas e métodos qualitativos por equipes interdisciplinares; Procura determinar uma melhor utilização de recursos e aperfeiçoar as operações empresariais
Um novo enfoque sistêmico aos problemas de decisão das empresas ( ou seja), ultrapassa as fronteiras das especialidades, assim, um profissional especialista precisa evitar uma tendência natural de enquadrar todos os problemas dentro dos limites de sua cultura, mas sim, por outro lado, este profissional necessita de uma abordagem mais complexa e abrangente, porque a natureza e o ambiente dos negócios exigem além do raciocínio do especialista, uma visão mais aberta que reconheça os múltiplos aspectos envolvidos nos problemas da análise de decisão.
Utilização de “modelos” que permitem a “experimentação” ou seja, uma decisão pode ser bem mais avaliada e testada antes de ser efetivamente implementada.
Vale-se identificar que, o imenso progresso da Pesquisa Operacional se deve também, ao desenvolvimento dos computadores digitais, devido à sua velocidade de processamento e capacidade de armazenamento e recuperação das informações.
Se trata de um processo de decisão seqüencial
É um processo complexo
Envolve valores subjetivos.
É um processo desenvolvido dentro de um ambiente institucional com regras mais ou menos definidas.
O processo decisório seqüencial é conseqüência de uma série de fatos anteriores que criaram as bases para se chegar à decisão. Esta decisão resulta de várias decisões que carregam diversos aspectos do problema. A decisão é tomada a partir de discussões na forma de consenso.
O processo decisório consiste em um inter- relacionamento entre pessoas, responsabilidades pelo serviço, comunicação e sistemas de informações, código de ética moral e, às vezes, interesses e objetivos diferentes dos participantes..
É enorme o número de fatores intuitivos, provenientes de experiência pessoal e personalidade, envolvidos no processo decisório. Esses fatores influenciam a qualidade da decisão tomada, diferenciando assim, o bom do mau administrador.
Todas as companhias têm uma estrutura organizacional própria que influencia e muitas vezes condicionam o processo decisório. Utiliza-se nas organizações técnicas modernas de gerência: qualidade total e planejamento estratégico com o objetivo de que a tomada de decisão seja um ponto forte na avaliação da competitividade da organização no mercado.

Outros materiais