Buscar

Avaliando Aprendizado redação instrumental 2

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0267_SM_201707206661 V.1 
	Aluno(a): ALEXSANDRO BASTOS COSTA
	Matrícula: 201707206661
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	17/05/2018 22:19:08 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201710125769)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As narrativas criadas a partir dos seus percursos em ambientes hipertextuais podem se organizar linearmente em contextos estruturados para a realização de tarefas ou para o encadeamento de idéias mas podem apresentar tipos diversos, dentre os quais se destaca o enredo acronológico; o que se entende por narrativa acronológica?
		
	 
	É aquela que se refere à dimensão episódica, caracterizando a história como uma sequência de fatos
	
	É aquela que se refere onsolidação a diferentes proporções: uma temporal e outra atemporal
	 
	É aquela que apresenta recuos e digressões, impossibilitando os fatos de se desenvolverem dentro de uma sequência
	
	Trata-se daquela que surprende o leitor com momentos de suspense
	
	Trata-se daquela dentro dos limites do tempo, apresentando começo, meio e fim
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709775328)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A polifonia é um dos elementos constitutivos da narrativa jurídica. Uma das formas de o advogado trazer para a narrativa a polifonia é introduzir em seu texto os discursos direto e/ou indireto. Na transposição do discurso direto para indireto, o profissional do direito precisa ficar atento a algumas técnicas específicas como, por exemplo, mudança dos tempos verbais. Assim, observe o seguinte discurso direto:
 
"Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estou sabendo agora que meu marido assassinou um homem", disse a esposa do acusado.
 
Transpondo-se corretamente o discurso direto acima para o discurso indireto, temos:
		
	 
	A esposa do acusado disse ao Doutor Paulo que não podia confirmar o que não vira. Acrescentou ainda que só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinara um homem.
	
	A esposa do acusado disse: Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinou um homem.
	
	Ao Doutor Paulo a esposa do acusado disse que não poderia confirmar o que não via. Declarou ainda que só estava sabendo neste momento que seu marido assassinara um homem.
	
	A esposa do acusado ao Doutor Paulo que não poderá confirmar o que não tinha visto, uma vez que só está sabendo hoje que seu marido havia assassinado um homem.
	
	Disse a esposa do acusado ao Doutor Paulo: que não podia confirmar o que não viu, pois que só estava sabendo hoje momento que seu marido assassinara um homem.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710125624)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O libanês Al Safadi, suspeito do atentado ocorrido no World Trade Center em Nova York (EUA), em 1993, foi preso no último dia 6 em Assunção (Paraguai), após ser localizado pela PF (Polícia Federal)." Leia-se atentamente o título da notícia acima. Esse título da notícia se presta a duas interpretações distintas. Do ponto de vista da narrativa jurídica, podemos conceituar esse texto como inserido no contexto:
		
	
	Da narrativa simples e valorada, ao mesmo tempo
	
	Da narrativa valorada
	
	Da narrativa acronológica
	
	Da narrativa linear
	
	Da narrativa inesperada
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709776007)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Este não pode NEM observar as posições resultantes das jogadas." Sem alterar o sentido do texto, a palavra em maiúsculo na passagem anterior pode ser substituída por:
		
	
	também
	
	ainda
	
	só
	 
	sequer
	
	porém
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710047665)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	observe o fragmento que se segue: O Zé Pereira chegou de caravela/ E perguntou pro guarani da mata virgem/- Sois cristão?/- Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte. Com base no fragmento que se segue. Assinale qual recurso abaixo origina o processo de polifonia
		
	
	A ausência de operadores argumentativos
	
	A presença de verbo transitivo como perguntar por ex.
	
	O emprego de vírgulas seguido
	
	Emprego de interrogações
	 
	Emprego do diálogo direto

Continue navegando