Buscar

Exercício 2 Competências gernciais

Prévia do material em texto

Exercício: GST1674_EX_A2_201201181801_V1 
	06/04/2018 09:55:12 (Finalizada)
	Aluno(a): FERNANDA REIS SILVA DE SOUZA
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST1674 - COMPETÊNCIAS GERENCIAIS 
	201201181801
	 
	Ref.: 201201252879
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um grupo de colaboradores da empresa Sol Ltda. mora em bairros próximos e resolveram contratar uma van para o transporte de ida e volta ao trabalho. Tendo como referência a teoria dos grupos sociais, podemos afirmar que eles constituíram um:
		
	
	Grupo temporário.
	 
	Grupo organizacional.
	 
	Grupo informal.
	
	Grupo formal.
	
	Grupo Autônomo
	
Explicação:
Grupos informais são aqueles sem uma regra ou norma, são grupos primários, isto é, são pequenos e dizem respeito a relações dadas por semelhança e afinidade. O objetivo último da relação é ela em si, e não um meio para se alcançar algo.
Enquanto os grupos formais são pautados pela alta racionalidade, está pautado por leis, por regras, por uma burocracia racional-legal, quando as relações sociais são mediadas por dispositivos contratuais, como em uma empresa, por exemplo, são grupos secundários, pois são grandes e dizem respeito a relações entre pessoas por interesses em comum, sendo o objetivo último da relação a interdependência.
	
	 
	Ref.: 201201251530
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que a principal característica dos grupos sociais é a:
		
	
	Facilitação
	
	Desindividuação
	 
	Integração.
	 
	Interação.
	
	Comunicação.
	
Explicação:
A principal características dos grupos sociais é a interação. A interação consiste em um fenômeno que permite, a certo número de indivíduos, constituir um grupo e que consiste no fato de que o comportamento de cada indivíduo se torna estímulo para um outro. Tela 6 do Conteúdo Online.
	
	 
	Ref.: 201201252891
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os supervisores de equipes, tendo como referência a teoria dos grupos sociais, quando incentivam as pessoas a seguirem o exemplo do colaborador que apresenta o melhor desempenho, estão se baseando nos princípios da:
		
	
	Tarefa unitária definitiva.
	 
	Tarefa unitária disjuntiva.
	 
	Tarefa unitária divisível.
	
	Tarefa unitária aditiva.
	
	Tarefa unitária conjuntiva.
	
Explicação:
Disjuntiva - (desempenho do mais forte) o desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média. Tela 8 do Conteúdo Online e Texto sugerido Diferentes Tipos de Tarefas.
	
	 
	Ref.: 201201429135
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quais são as quatro fases do desenvolvimento das equipes segundo Baldwin, Rubin e Bommer?
		
	 
	Compromisso; Agitação; Desempenho; Ação;
	
	Comportamento; Atitude; Normatização; Desempenho;
	
	Atitude, Desempenho; Agilidade; Ação;
	
	Formação, Agilidade; Atitude; Desinteresse;
	 
	Formação; Agitação; Normatização; Desempenho;
	
Explicação:
Agitação - predomina a ansiedade das pessoas, que terão muitas perguntas. É uma fase de exploração, em que todos estão se avaliando e a insegurança predomina. Nesse estágio, a produtividade é baixa e não se pode esperar que as pessoas realizem muito. O foco é montar a equipe, estabelecer objetivos, papéis e regras; fazer o time interagir e fazer as pessoas ¿vestirem a camisa¿
Normatização - a equipe começa a desenvolver suas regras próprias para realizar o trabalho em conjunto e as pessoas param de querer ¿chamar atenção¿ e passam a perceber que ¿todos estão no mesmo barco¿. Começa a ficar mais evidente o espírito de cooperação, ao invés de competição. Existe um ambiente de confiança e compromisso, pois a produtividade começa a aparecer. A preocupação nesta fase é manter a visão crítica do time (não entrar na zona de conforto)
Desempenho - o grupo se torna uma equipe, "o todo é maior do que a soma das partes". A equipe ganha confiança, chega a um consenso sobre o que é a equipe e o que se busca. Mais madura, começa a utilizar procedimentos estruturados para se comunicar, resolver conflitos, alocar recursos e relacionar-se com a organização.
 
	
	 
	Ref.: 201201427673
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a teoria de Janis, citado por Aronson, Wilson e Akert, o pensamento grupal é definido como um tipo de pensamento em que é mais importante:
		
	
	Manter a discórdia e a falta de comunicação do grupo
	 
	Manter a coesão e solidariedade do grupo
	
	Manter a coesão e desinformação do grupo
	
	Manter a comunicação e a solidariedade do grupo
	
	Manter a união e falta de comunicação do grupo
	
	 
	Ref.: 201201253260
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A decisão grupal se baseia na crença corrente que duas ou mais cabeças são melhores que uma para a tomada de decisões. Essa afirmação é apoiada na:
		
	 
	Suposição que um indivíduo isolado pode estar sujeito a todo tipo de caprichos e preconceitos.
	
	Suposição que, como essa cabeça é de um subordinado, corre-se o risco que esteja equivocada.
	
	Suposição que o subordinado deve sempre consultar o supervisor para decidir sobre a realização de suas tarefas.
	
	Suposição que o supervisor tem total domínio das situações de trabalho porque foi preparado para isso pela empresa.
	 
	Suposição que o indivíduo isolado sempre vai decidir por algo que lhe convenha.
	
Explicação:
Ao dividir a decisão, ouvimos outro ponto de vista provavelmente com uma percepcão diferenciada e que trará ganhos para o entendimento e o aprendizado sobre o tema.
	
	 
	Ref.: 201201222378
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em quantas fases o desevolvimento típico de equipes ocorre?
		
	
	7
	
	8
	
	2
	
	6
	 
	4
	
Explicação:
As quatro fases de desenvolvimento da equipe: Formação, Idealização, Normatização e Execução.
	
	 
	Ref.: 201201470399
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O que podemos entender por Desindividuação?
		
	 
	Tendência do individuo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	Tendência do individuo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra isolado.
	
	Tendência do grupo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	Tendência do individuo se encontrar na multidão, e agir de forma tranquila. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	Tendência do individuo se encontrar na multidão, e agir de forma isolada. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
Explicação:
Desindividuação - é um conceito em psicologia social como a perda da auto-consciência em grupos, embora esta seja uma questão de contenção (veja abaixo). Para o psicólogo social, o nível de análise é o indivíduo no contexto de uma situação social. Como tal, os psicólogos sociais enfatizam o papel dos processos psicológicos internos. Outras ciências sociais, como a sociologia, estão mais preocupados com amplas fatores sociais, econômicos, políticos e históricos que influenciam eventos em uma determinada sociedade.

Continue navegando