Buscar

Abscesso Periodontal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abscesso Periodontal
O abscesso periodontal faz parte das patologias que são emergências clínicas, é uma lesão infecciosa purulenta que se localiza nos tecidos periodontais. Pode ocorrer em pacientes com lesão periodontal não tratada, durante a fase de manutenção ou após raspagem e alisamento radicular, pela introdução de um objeto estranho ou por problemas endodônticos. Os sintomas do abscesso periodontal incluem dor, inchaço, supuração, sangramento à sondagem e mobilidade do elemento envolvido; tal como também pode ocorrer a linfadenopatia cervical e contagem elevada do número de leucócitos.
Os principais microrganismos envolvidos nas infecções periodontais são Porphyromonas gingivalis, Actinobacillus actinomycetemcomitans, espiroquetas e Prevotella intermedia. Fatores que influenciam no aparecimento dessa complicação periodontal incluem o tabagismo; deficiências imunológicas (como a AIDS, Leucemia e Anemia; uso de medicamentos que causem alterações ósseas, como o Bifosfonatos, Corticoesteroides; tal como outras alterações sistêmicas, como a Osteoporose e Doença Cardíaca Congênita.
O abscesso periodontal pode passar por duas fases, uma em que se encontra na fase aguda, e outra em que se encontra na fase crônica. Algumas características podem ser observadas em ambas classificações, porém a lesão se mantém purulenta.
Abscesso Peridontal Agudo
	O Abscesso Periodontal se encontra agudizado com sintomatologia dolorosa. Para alívio da dor, o tratamento deve ser iniciado com a drenagem da secreção purulenta através da bolsa periodontal. A parede da bolsa é retraída, com cuidado, com uma sonda periodontal ou uma cureta, para que a drenagem ocorra pela entrada da bolsa, também pode-se aplicar leve pressão, para que o exsudato saia com maior facilidade. A raspagem e alisamento radicular pode ser executado após a drenagem. 
	Em lesões grandes, onde a drenagem não possa ocorrer, o desbridamento por raspagem e alisamento radicular ou acesso cirúrgico devem ser adiados até que os sinais clínicos maiores tenham diminuído. A terapia antibiótica isolada, sem drenagem, é contraindicada. 
Outra forma de tratamento é com uma incisão externa, feita em abscessos maiores onde a drenagem via bolsa periodontal não é suficiente. É feita a secagem da lesão e, com uma lâmina de bisturi nº 15, é feito uma pequena incisão vertical, passando pelo ponto flutuante da lesão. O tecido lateral da lesão pode ser separado com uma cureta ou descolador. O material flutuante é exteriorizado, as bordas da lesão são aproximadas com leve pressão digital com um chumaço de gaze úmida. Assim que a lesão se encontrar com sangramento e secreções cessadas, o paciente pode ser dispensado. As indicações pós-tratamento incluem bochecho com água morna e sal, com aplicações periódicas de gluconato de clorexidina também como enxague ou com aplicações locais com um algodão. Pode-se fazer a prescrição de analgésicos, para maior conforto do paciente.
Abscesso Periodontal Crônico
	O abscesso periodontal crônico é a evolução do abscesso periodontal agudo, e normalmente ocorre na bolsa periodontal e costuma ser tratado com raspagem e alisamento radicular ou terapia cirúrgica. A cirurgia é recomendada quando são encontrados defeitos verticais profundos ou defeitos de furca, que vão além da capacidade terapêutica ou instrumentação não cirúrgica. O paciente deve ser alertado sobre as sequelas pós-operatórias, que normalmente são associadas a procedimentos periodontais cirúrgicos ou não cirúrgicos. Assim como no abscesso agudo, a terapia antibiótica é indicada.

Outros materiais