Buscar

trabalho de topicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Topicos de Direito. 
1) CESGRANRIO –Analista –FINEP(2014) Segundo o Código Tributário Nacional, o tributo
a) é toda prestação pecuniária opcional.
b) é cobrado mediante auto lançamento.
c) é instituído e cobrado, com base nas regras previstas em decreto expedido pelo Chefe do
Poder Executivo Federal.
d)é instituído mediante ajuste firmado entre as partes envolvidas na relação jurídico tributária.
e) não se constitui como sanção de ato ilícito.
Justificativa: Resposta letra E. O tributto é toda prestação pecuniaria e não se constitui sansão de ato ilicito por ser instituida em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. 
2) FGV – Assistente Jurídico - CM – Recife (2014)Tributo não vinculado é aquele que tem por fato gerador uma situação que independe de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte, diz-se um "tributo não vinculado". Nesse sentido, é "tributo não vinculado":
a) o IPTU;
b) a taxa de fiscalização;
c) a contribuição de melhoria;
d) a taxa de melhoramento dos aeroportos;
e) a taxa de limpeza pública.
Justificativa: Resposta letra A. O tributo não vinculado são aqueles que tem por fato gerador um fato de contribuinte, sendo no caso todo imposto é tributo não vinculado o que torna a alternativa certo o IPTU. 
3) OAB/MG Agosto/2008 – Determinado contribuinte foi submetido à fiscalização por Auditores Fiscais Federais, que lavraram auto de infração por falta de pagamento do Imposto de Renda, no montante de R$ 20.000,00, aplicando-lhe a multa de 75% do valor do tributo devido. Nesse caso específico, a modalidade de lançamento foi.
a) De ofício.
b) Por homologação.
c) Por declaração.
d) Autolançamento.
Justificativa: Resposta letra A. É de oficio pois foi aplicada pela autoridade administrativa porque a declaração não foi prestada, sendo aquela modalidade aplicada pela autoridade competente sem qualquer tipo de auxilio por parte do contribuinte. II DO CNT.
4) Como se dá o lançamento do tipo “por homologação”. Explique também como se dá a aplicação do prazo contido no artigo 150, §4º do CNT. Trata-se de um prazo decadencial ou prescricional? explique:
Justificativa: No lançamento do tipo "por homologação" ela é decandencial conforme o Art. 150 § 4° Porque ela começa a contar a partir do fato gerador. Uma vez que a decadencia supõe um direito que, embora nascido, não se tornou efetivo pela falta de exercicio. 
5) Exponha os conceitos de Hipótese de Incidência, Fato Gerador e de Obrigação Tributária. Explique a diferença entre obrigação principal e acessória.
Justificativa: A hipotese de Incidência é a situação deserta em lei recortada pelo legislador, em geral, uma vez concretizada no fato gerador, enseja o surgimento da obrigação tributaria;
 O fato gerador é um conjunto de fatos que o legislador vincula ao nascimetno da obrigação juridica; 
Obrigação tributaria é o dever de fazer um contribuinte, responsavel ou terceiro em função da lei;
A obrigação principal é quando o contribuinte tem por prestação o pagamento de tributos ou penalidades pecuniarias e a obrigação acessora é quando por força da lei a prestação a ser cumprinda é a de fazer ou não fazer alguma coisa tudo no interesse da arrecadação ou do tributo.

Continue navegando