Buscar

Avaliação Parcial - Fund ciencias sociais

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: Fund. Ciências Socias
	1) Acerca dos tipos de conhecimentos listados abaixo, qual NÃO está correto.
		
	
	O conhecimento religioso é baseado principal na separação entre duas esferas: o profano e o sagrado.
	
	O conhecimento mítico busca explicar o mundo a partir de entidades, crenças, seres que estão além do mundo natural. A função dos mitos é fornecer uma compreensão sobre o mundo
	
	O conhecimento científico é um tipo de conhecimento que baseia-se na investigação metódica da realidade, sistemática. Analisa os fenômenos e busca estabelecer determinadas leis gerais.
	
	Uma das características do conhecimento do senso comum refere-se ao fato de que é passado de geração em geração.
	
	O senso-comum é um tipo de conhecimento baseado em verdades que são universais e invariáveis, aprendidas por nossos ancestrais e passadas cotidianamente pelos nossos pais.
	
	2) Várias são as ciências que compõem as chamadas ciências sociais. Podemos assinalar como alternativa correta: 
		
	
	Sociologia; Filosofia e Matemática;
	
	Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas;
	
	Sociologia. Ciências atuárias e Economia.
	
	Sociologia, Filosofia e Ciências Econômicas; 
	
	Sociologia, Psicologia e ciências da computação;
	
	3) "Nas ciências naturais há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. A prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. Já os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que (...)" I. Nas Ciências Naturais a prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. II. A análise de fenômenos sociais não apresenta a mesma objetividade que o estudo das ciências naturais. III. Objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas suas relações intersubjetivas, ou seja, eventos com determinações variadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. IV. Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Está correto as afirmativas: 
		
	
	III e IV. 
	
	II, III e IV. 
	
	Somente a IV. 
	
	II e III. 
	
	I, III e IV. 
	4) As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia. 
		
	
	Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. 
	
	ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.
	
	Disciplina que tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc. 
	
	Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc. 
	
	Tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc. 
	5) A humanidade cessa nas fronteiras da tribo, do grupo linguístico, às vezes mesmo da aldeia; a tal ponto, que um grande número de populações ditas primitivas se autodesigna com um nome que significa 'os homens', ou às vezes - digamo-lo com mais discrição? os 'bons', os 'excelentes', 'os completos', implicando assim que as outras tribos, grupos ou aldeias não participam das virtudes ou mesmo da natureza humana, mas são, quando muito, compostos de 'maus', 'malvados', 'macacos da terra' ou de 'ovos de piolho.(LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. Antropologia Estrutural Dois. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1989: 334.)
Nesse trecho, o antropólogo Claude Lévi-Strauss descreve a reação de estranhamento que é comum às das sociedades humanas quando defrontadas com a diversidade cultural. Tal reação pode seguramente gerar uma determinada tendência. Analise as opções e assinale a que se aplica à tendência específica:
		
	
	Etnocêntrica 
	
	Relativista
	
	Ideológica
	
	Iluminista
	
	Etnografia
	
Resolução:
Sabe-se que, em se tratando de Cultura, quando um indivíduo se depara com a cultura do próximo e, dotado de preconceito, compara esta cultura com a sua, acreditando que a sua cultura é superior (ou melhor), tem-se configurada uma visão Etnocêntrica. Isto é, o enunciado demonstra uma reação de estranheza ao se deparar com uma cultura diferente e esta estranheza é fruto de uma visão que coloca sua cultura no centro do Universo e as demais como sendo “inferiores”. Em outras palavras, é fruto de uma visão Etnocêntrica.
	6) No século XIX, os antropólogos não pesquisavam as novas culturas descobertas. No lugar deles, viajantes eram enviados e lhes enviavam relatos do que tinham visto e, só então, os antropólogos desenvolviam suas teorias. Essa forma de pesquisar ficou conhecida como: 
		
	
	Escola da antropologia antiga
	
	Teoria pragmática
	
	Antropologia de gabinete
	
	Modelo de teleantropologia
	
	Teoria do não campo
	7) EXISTEM LÍDERES QUE PROVOCAM TANTA IDENTIFICAÇÃO EM SEUS LIDERADOS QUE PASSAM A SEREM VISTO COMO DIVINOS. NESSE CASO, SEGUNDO WEBER, ESSE POVO ESTÁ SOB A DOMINAÇÃO:
		
	
	RACIONAL; 
	
	LEGAL 
	
	TRADICIONAL 
	
	CONTROLADA 
	
	CARISMÁTICA 
	8) Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954: 
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima: 
		
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	9) O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que: 
		
	
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente. 
	
	A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.
	
	Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicadoàs ciências sociais. 
	
	Os positivistas se baseavam no materialismo histórico.
	
	Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais. 
	
	10) Na Idade Média, há uma transformação nas relações de trabalho, mas não muito radical e que resultou na estruturação da sociedade feudal. O fracionamento territorial pós Império Romano produziu diferentes formas de organização social e política, mas apesar desse fracionamento e da diversidade de estruturação do sistema feudal, podem-se definir algumas características predominantes no sistema. São características do trabalho no sistema feudal: 
I - Os trabalhadores têm direito de usufruto e à ocupação das terras, mas nunca à propriedade delas. 
II - Dominou no período a relação de assalariamento definido pelo Sr. Feudal. 
III - O trabalho ligado à terra era preponderante, contudo isso não significava que outras formas de trabalho não existissem. 
IV - A terra é o principal meio de produção, e as relações sociais desenvolveram-se em torno dela. Mas a terra não pertence aos produtores diretos, isto é, os camponeses e artesãos, pertencem aos senhores feudais, devidamente hierarquizados. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Estão corretas as proposições I, III e IV
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições II e IV.

Continue navegando