Buscar

HITORIA E GEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201605754259)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	
	Os fatos históricos não se explicam por si sós, eles se tornam compreensíveis, deixam de ser estáticos e inertes, quando colocados em relação a outros fatos dentro de um conjunto maior.
	
	A construção do conhecimento histórico exige o uso criterioso do livro didático, bem como a investigação em textos, cartas, documentos, fotos, letras de música, jornais, dentre outros.
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	
	A História não se reduz a um relato de fatos periféricos, não é o elogio de pessoas de determinadas classes. Ela não é um campo neutro, é um lugar onde o raciocínio dialético tem grande relevo.
	
	O método do ensino e pesquisa da História não pode reduzir-se à memorização de fatos, à informação detalhada dos eventos históricos nem ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605754486)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre Tempo, Cronologia e Temporalidade, na disciplina de História, pode-se afirmar:
		
	
	Como categorias fundamentais da ciência histórica não tem utilidade no saber escolar.
	
	Os tempos históricos não se associam, ao mesmo tempo, ao objeto geral da História.
	 
	O Tempo tem sido tomado como categoria fundamental em propostas curriculares de História.
	
	A noção de tempo associada unicamente à periodização deve-se a uma concepção unilateral de tempo histórico e, também, aos livros didáticos.
	 
	Sendo o tempo histórico uma categoria fundamental de articulação da História, deve-se restringir aos aspectos cronológicos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605754279)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Encontramos a seguinte formulação no PCN de História para o Ensino Fundamental: ¿Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente¿ (PCN,1997, p. 41). Marque a alternativa que apresenta um objetivo geral de História para o ensino fundamental, formulado no PCN, para atender essa preocupação.
		
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes aos setores responsáveis.
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes aos políticos eleitos e aos órgãos públicos.
	 
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes aos prefeitos eleitos de cada cidade.
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes ao governo estadual.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605754538)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:
		
	
	a disciplina História tem por finalidade primeira, instruir o aluno para seu desenvolvimento moral e econômico.
	
	a História tem por objetivo informar o homem sobre os fatos ocorridos em sua sociedade, para que este procure evoluir socialmente e não cometer os mesmos erros de seus antepassados.
	
	o ensino da História tem por objetivo demonstrar que o ser humano não é um ser social, por isso, vemos que o existência humana é uma constante de guerras, revoluções, e conflitos generalizados.
	 
	o ensino da História tem por objetivo compreender e interpretar as várias versões de um determinado acontecimento.
	
	a História nada mais é do que um conjunto de lendas que tem por finalidade transmitir valores morais para a sociedade, sociedade que ao longo de sua existência tem se corrompido e se afastado do sagrado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605754299)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia os trechos do poema de Cecília Meireles "Do Chico Rei": Do Chico Rei Tigre está rugindo Nas praias do mar. Vamos cavar a terra, povo, Entrar pelas águas; O Rei pede mais ouro, sempre, Para Portugal. Mais ouro, mais ouro, Ainda vêm buscar. Dobra a cabeça, e espera, povo, Que este cativeiro Já nos escorrega dos ombros, Já não pesa mais Essas estrofes referem-se ao seguinte momento da história do povo brasileiro identificada como o período da:
		
	 
	mineração do ouro com o uso da mão de obra dos negros escravos.
	
	plantação da cana de açúcar através dos trabalhadores livres;
	
	plantação da cana de açúcar com a mão de obra africana;
	
	extração do pau brasil feita com a exploração dos indígenas; ;
	
	mineração do ouro através do trabalho dos bandeirantes;

Outros materiais