Buscar

AV HISTÓRIA BRASIL REPUBLICANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
	Avaliação:   Data: 17/06/2017 16:06:54        Critério: AV
	Aluno: 
	Nota Prova: 6,0 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0
	
	 
		
	HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 129595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A desagregação do império brasileiro foi marcada por inúmeros acontecimentos que foram, paulatina e concomitantemente, enfraquecendo a imagem do imperador frente à população brasileira. Explique a organização da primeira República Brasileira.
		
	
Resposta: A desagregação do império se deu após inúmeros acontecimentos que culminaram na proclamação da República instalada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. O imperio brasileiro, desde da década de 1870, enfrentou uma crise econômica que abalou o estado brasileiro, onde os preços internacionais do café houve grandes quedas, e com o passar dos anos, houve a questão militar, em 1884 e 1887, no qual houve sucessivos conflitos entre oficiais do exército brasileiro com a monarquia, no qual consequentemente fortaleceu a campanha pela proclamação da República. E no ano 1888 a princesa Isabel aboliu a escravidão, no qual a maioria dos monarquica passarama desejar a queda do imperioe fortalecendo o desejo da república Foram consequencia que levaram Marechal Deodoro da Fonseca a proclamar a Proclamação da República.
	
Gabarito: O aluno deve sinalizar continuidades e rupturas no processo de organização brasileira na transição dos século XIX e XX.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 116595)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O movimento sindical brasileiro Primeira República teve forte influência do anarco-sindicalismo. Defina em linhas gerais a experiência histórica desta ideologia no Brasil.
		
	
Resposta:  
	
Gabarito: O aluno deverá identificar as principais linhas de atuação e caraterísticas do anarco-sindicalismo e sua contraposição ao reformismo e ao comunismo.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 550249)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A queda da monarquia em 1889 pode ser associada a vários fatores, entre eles as disputas políticas entre a Monarquia e as novas forças que se organizavam no interior do Exército. Sobre a chamada "Questão Militar", somente NÃO podemos afirma que:
		
	
	O '"homem da caserna" queria participar das decisões políticas do país, tal qual ocorria entre os militares de países vizinhos, como a Argentina.
	
	A partir da Guerra do Paraguai, os militares se mobilizam para romper com os limites do "soldado profissional", em busca de um espaço na política nacional para o "soldado cidadão".
	
	O Exército sentia-se desprestigiado pelo governo, principalmente, porque esta força era considerada mais popular, enquanto que a Marinha era formada, predominantemente, por membros da elite.
	
	A falta de entendimento entre o império e a liderança do Exército contribuiu para o desgaste do ministério do Visconde de Ouro Preto e a Proclamação da República.
	 
	O "soldado cidadão" é aquele que deseja apenas cumprir com o seu dever militar, defendendo os interesses do seu país em quaisquer conflitos que ocorram.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 585258)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Sem dúvida o golpe militar do 15 de novembro de 1889 modificaria a Constituição do Estado brasileiro e suas instituições. Mas , tal como na acepção astronômica da palavra, a República, revolucionariamente instaurada, terminaria por ser mais uma das transformações sem mudanças substantivas da história brasileira. Concluído o movimento circular no plano político, a sociedade voltaria ao ponto de partida sem grandes convulsões." (M. S. Neves, Os cenários da República. O Brasil na virada do século XIX para o XX. In: FERREIRA e DELGADO (orgs). O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p.26) Considerando o trecho acima, assinale a alternativa que resume a visão apresentada pela autora sobre a implantação do regime republicano no Brasil:
		
	 
	Representou uma mudança de regime político, que apesar das mudanças institucionais, não trouxe maiores transformações no que se refere a ordem econômica e social, uma vez que manteve a maioria da população excluída da participação efetiva nas decisões tomadas pela República.
	
	Trouxe mudanças revolucionárias para o país, na medida em que pôs fim à escravidão.
	
	Significou a implantação de um regime político mais democrático, na medida em que ampliou a participação popular nas eleições, com a adoção do voto do analfabeto.
	
	Constituiu um acontecimento revolucionário, que alterou profundamente as estruturas políticas, econômicas e sociais do país.
	
	Representou mudanças profundas na estrutura produtiva, ao implementar uma importante distribuição de terras aos imigrantes e ex-escravos, através da Lei de terras.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 101792)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Renato Lessa, em "A invenção republicana" investigou a gênese e a implementação da ordem republicana. A carta de 1891 não estabelecia condições de funcionamento harmônico entre os poderes e favoreceu a ação política dos militares e disputa pelo controle dos estados. Desta forma, a Política dos Governadores (1898) tornou-se importante fator de estabilidade da ordem oligárquica, pois:
		
	 
	Possibilitou a formulação de um acordo entre os estados e União, minimizando as hostilidades entre o Executivo e o Legislativo e controlando a escolha dos deputados. Esta relação se repetia entre os governadores e os chefes políticos locais.
	
	Possibilitou um acordo entre Executivo e Legislativo com a finalidade de ampliar o controle dos coronéis sobre as populações rurais e, assim, garantir maior independência política para os partidos.
	
	Criou a divisão e a independência entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Permitindo, assim, o controle direto dos coronéis sobre a população local.
	
	Possibilitou a ampliação do coronelismo e a centralização do poder por parte do Executivo. Os governadores aliavam-se às lideranças locais para ampliar o controle sobre a população rural.
	
	Possibilitou a centralização do poder no Executivo, através do fim das guardas estaduais e fortalecimento do Exército. Os coronéis locais passaram a responder diretamente ao presidente da República.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 129350)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As origens dos movimentos sociais caracterizados como messiânicos e fanáticos, no Nordeste do Brasil, podem ser relacionadas:
		
	
	Com as atitudes do clero regular, que pregava a insurreição armada no campo.
	
	Com a fixação dos pequenos proprietários à terra, ainda que sem condições de cultivá-la.
	 
	Com o fortalecimento de autoridade política dos grandes proprietários de terras após a abolição da escravatura.
	
	Com a reação ao espírito de religiosidade pregado pelas missões religiosas.
	 
	Com as condições objetivas em que se desenvolveram as relações sociais no regime da grande propriedade territorial.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 585254)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1) Segundo a historiadora Margarida de Souza Neves, "o coronelismo costurava assim, pela base, o sistema político da primeira República. E se nos municípios os coronéis teciam as malhas iniciais dessa rede de compromissos, ela tornava-se mais complexa e mais firme ao passar pelos arranjos entre as oligarquias regionais nos estados e chegar até a definição de quem presidiria o governo federal. Para arrematá-la pelo alto, Campos Sales maneja com destreza o princípio do federalismo e a prática da política dos governadores." (M.S. Neves, "Os cenários da República. O Brasil na virada do século XIX para o XX." In: FERREIRA e DELGADO (orgs). O Brasil Republicano: o tempo doliberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p.39) Sobre a política na primeira República é correto afirmar que:
		
	
	Foi marcada pela ampliação da cidadania formal, uma vez que o voto era obrigatório para todos os homens acima de 21 anos.
	
	Foi marcada pela forte ligação entre os partidos Republicanos de Minas Gerais e São Paulo, que se revezaram no poder federal graças a sua ampla base de apoio nos sindicatos e associações de trabalhadores.
	
	Sua organização se deu a partir de um arranjo de poder que privilegiou a participação popular através do voto censitário.
	 
	Caracterizou-se por um amplo acordo entre as oligarquias estaduais e os chefes políticos regionais, no intuito de garantir a sua permanência no poder, através do controle fraudulento das eleições.
	
	Sua principal característica foi o populismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 748544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que a monarquia brasileira não estabeleceu a hereditariedade como principal critério para a aquisição de títulos honoríficos.?
		
	 
	porque no Brasil Império, o fato de o pai ter um título de nobreza não significava necessariamente que o filho também o teria.
	
	porque a nobreza brasileira não queria ser comparada com a portuguesa;
	
	porque com o retorno da família real à Portugal, os registros dos títulos foram perdidos;
	
	porque os nobres brasileiros não recebiam títulos válidos como os concedidos em Portugal;
	
	porque Dom Pedro II acreditava que a monarquia estava com os dias contados;
		
	
	 9a Questão (Ref.: 551698)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A década de 1920 pode ser compreendida como um período de crise da oligarquia "café-com-leite". Um dos primeiros sinais desta crise foi a disputa eleitoral de 1922. Sobre esse episódio a única alternativa correta é:
		
	
	Embora o pleito tenha sido bastante disputado, Arthur Bernardes, candidato da situação, assumiu o governo em 1922 sem maiores problemas.
	
	A formação da Aliança Liberal, significou a mobilização das oligarquias dissidentes contra o governo de Epitácio Pessoa.
	
	Os tenentes não apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha, nem tampouco reagiram à eleição de Arthur Bernardes por considerarem esta disputa demasiadamente elitista.
	
	A principal consequência da disputa eleitoral de 1922 foi a ascensão política de Getúlio Vargas, que a partir deste episódio se tornou o principal líder do movimento contra as oligarquias.
	 
	A candidatura de Nilo Peçanha, apoiado pelas oligarquias do Rio de Janeiro e da Bahia ficou conhecida como "Reação Republicana", pois consistiu em uma tentativa retirar as elites paulistas e mineiras do poder.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 269690)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação à chamada Revolta da Chibata, assinale, abaixo, a afirmação INCORRETA.
		
	
	Essa revolta foi violentamente reprimida e vários marujos foram presos, entre eles o próprio João Cândido.
	
	A revolta de 22 de novembro de 1910 precisa ser vista tão somente como o estopim que detonou violentamente uma insatisfação acumulada durante anos.
	
	O momento da punição era, sobretudo, um ritual simbólico destinado a disciplinar os marinheiros subalternos.
	 
	Apesar da determinação dos marinheiros revoltosos, os castigos físicos ainda perduraram por muito tempo na Marinha de Guerra brasileira.
	
	Por tradição, a Marinha era uma força militar cujos quadros superiores eram originários da aristocracia, mas os marujos eram recrutados entre os setores mais pobres da população, tornando a convivência entre superiores e subalternos muito difícil, principalmente se levarmos em conta a mentalidade senhorial típica de uma aristocracia escravocrata.

Outros materiais