Buscar

RESUMO TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO TENTATIVA
- Fica entre os atos executórios, 
- Por circunstância alheia a vontade do agente, o resultado não acontece. 
- TENTATIVA BRANCA – INCRUENTA – não atinge bem jurídico
- TENTATIVA VERMELHA – CRUENTA – atinge bem jurídico. 
ELEMENTOS DA TENTATIVA 
- Inicio da execução 
- Ter a Intenção de atingir resultado 
- Não atingir a consumação
- Por circunstancia alheias a vontade do agente. 
HIPÓTESES EM QUE NÃO SE PUNE A TENTATIVA:
CONTRAVENÇÕES PENAIS - (art. 4º, da LCP) que estabelece não ser punível a tentativa. 
CRIMES CULPOSOS - nos tipos culposos, existe uma conduta negligente, mas não uma vontade finalisticamente dirigida ao resultado incriminado na lei. Não se pode tentar aquilo que não se tem vontade livre e consciente, ou seja, sem que haja dolo. 
CRIMES HABITUAIS - são aqueles que exigem uma reiteração de condutas para que o crime seja consumado. Cada conduta isolada é um indiferente para o Direito Penal. 
CRIMES OMISSIVOS PRÓPRIOS - o crime estará consumado no exato momento da omissão. Não se pode admitir um meio termo, ou seja, o sujeito se omite ou não se omite, mas não há como tentar omitir-se. No momento em que ele devia agir e não age, o crime estará consumado. 
CRIMES UNISSUBSISTENTES - são aqueles em que não se pode fracionar a conduta. Ou ela não é praticada ou é praticada em sua totalidade. Os crimes unissubsistentes são crimes de um único ato. Exemplo – desacato, ou ato obsceno… 
CRIMES PRETERDOLOSOS - são aqueles em que há dolo no antecedente e culpa no consequente. Ex. lesão corporal seguida de morte. Havendo culpa no resultado mais grave, o crime não admite tentativa. 
CRIMES DE ATENTADO - são aqueles em que a própria tentativa já é punida com a pena do crime consumado, pois ela está descrita no tipo penal. Ex. art. 352 do CP evadir-se ou tentar evadir-se 
Pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços. A diminuição de um a dois terços não decorre da culpabilidade do agente, mas da própria gravidade do fato constitutivo da tentativa; quanto mais o sujeito se aproxima da consumação, menor deve ser a diminuição da pena (1/3); quanto menos ele se aproxima da consumação, maior deve ser a atenuação (2/3).

Continue navegando