Buscar

Comercializção de Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito:
“As instruções executadas por um computador, ao contrário do dispositivo físico em que funcionam (Hardware). O software pode ser dividido em dois tipos principais - software de sistema operacional ou programas de aplicação. O software de sistema operacional é todo o software requerido para suportar a produção ou a execução de programas de aplicação, mas que não são específicas a nenhuma aplicação particular”. (Talent Consortium – UK)
“Programas, procedimentos, regras e qualquer documentação associada, pertinente à operação de um sistema computacional. O conjunto completo ou apenas uma parte, dos programas, procedimentos, regras e documentação associada de um sistema de processamento de informação”. (Subcomitê de Software SC – Curitiba – Brasil)
Características:
Em uma relação jurídica onde o objeto é o software, tutela-se através do contrato de licença de uso. Este contrato é comumente usado em várias espécies de softwares comercializados: Os softwares de prateleira e os Softwares de Gestão Empresarial. Os softwares de prateleira são aqueles comercializados no Varejo, ou seja, cadeias de supermercados, lojas de informáticas, etc. Estes são tutelados por um tipo de contrato, ainda que seja licença de uso, também conhecido como contrato eletrônico
Regulamentação:
 Lei nº 9.609/98 ("Lei do software").
Formalização:
Artigo 7 da Lei nº 9.609 de 19 de Fevereiro de 1998 
Art. 7º O contrato de licença de uso de programa de computador, o documento fiscal correspondente, os suportes físicos do programa ou as respectivas embalagens deverão consignar, de forma facilmente legível pelo usuário, o prazo de validade técnica da versão comercializada.
Referências: 
GLANZ, Semy. Internet e contrato eletrônico, in RT 757/72 apud MATIOLI, Jefferson Luiz; VANCIM, Adriano Roberto. Direito e Internet: Contrato eletrônico e responsabilidade civil na Web. Leme: Ed. Lemos e Cruz, 2011, p. 29.
COLARES, Rodrigo Guimarães. Modalidades contratuais ganharam novas terminologias in KAMINSKI, Omar (org). Internet legal: o direito na tecnologia da informação. 1ª ed (2003), 6ª tiragem. Curitiba: Ed. Juruá, 2008, p. 111.
ULHOA DE MELO, Fabio coelho. Manual de direito comercial. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 484

Outros materiais