Buscar

APOL 2

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Cargos e Salários 
Leia o trecho a seguir acerca do salário nominal e o salário real:
“Outro ponto de atenção é a relação entre salário e poder aquisitivo. A remuneração pode ser relativamente alta aqui, mas nosso custo de vida e nossos tributos também estão muito acima dos de outros países [...]”.
GASPARINI, Cláudia. Os salários dos diretores de engenharia civil em 14 países. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-salarios-dos-diretores-de-engenharia-civil-em-14-paises>. Acesso em: 02/04/2016.
Com base na assertiva acima e o conteúdo estudado, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao salário nominal e ao salário real.
( F) O salário real pago pela empresa constitui sua fonte de renda, porém não determina o poder aquisitivo do empregado;
( V) O salário nominal é o valor acordado entre empregado e empregador e não determina o poder aquisitivo do empregado;
(F ) Tanto o salário nominal quanto o salário real determinam o poder aquisitivo do empregado;
( V) O salário real determina o poder aquisitivo do empregado, isto é, a quantidade de bens que o mesmo pode adquirir por meio do seu salário nominal.
 
Com base em suas respostas, marque a alternativa correta:
	
	A
	F, F, F e V
	
	B
	F, V, F e V
	
	C
	F, V, V e V
	
	D
	V, V, F e V
	
	E
	F, V, V e F
Questão 2/5 - Relações Trabalhistas
As férias são o período de descanso anual, concedido ao empregado e representa o descanso ao qual o funcionário tem direito, para eliminar um pouco do estresse físico e mental causado pelo trabalho.
Analise as sentenças abaixo sobre algumas das regras jurídicas sobre a concessão de férias ao trabalhador, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.    ( V ) O empregado tem direito às férias após trabalhar 11 meses consecutivos para o mesmo empregador; 
II.   (F ) O empregado tem direito às férias, mas o período em que ele vai gozar as férias é determinado pelo empregador;
III.  ( V) Se o empregador concede férias coletivas, impõe-se a dedução de eventual período de férias individuais;
IV.   ( F) Quando pede demissão, o empregado tem direito somente ao período de férias vencidas.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, F, V e V
	
	B
	F, V, V e F
	
	C
	V, V, V e F
	
	D
	V, F, V e F
	
	E
	V, V, V e V
Questão 3/5 - Gestão de Cargos e Salários
De acordo com o Art. 458 – “Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.”
Quanto ao salário in natura e utilidades não salariais, é correto afirmar:
	
	A
	A habitação, a energia elétrica e o veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando dispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso do veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.
	
	B
	Os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço têm caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
	
	C
	O transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público, ao contrário do vale-transporte, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
	
	D
	O vale-transporte e o vale-refeição, fornecidos por força do contrato de trabalho, não têm natureza salarial e devem ser sempre subsidiados parcialmente pelo empregador.
	
	E
	A assistências médicas, hospitalares e odontológicas prestadas diretamente pelo empregador ou mediante seguro-saúde, não têm natureza salarial, ainda que sejam subsidiadas parcialmente pelo empregado.
Questão 4/5 - Gestão de Cargos e Salários
Ao elaborar um plano de remuneração, as organizações têm se preocupado tanto com o equilíbrio interno, quanto externo ao definir suas estruturas salariais.
Segundo o que foi apresentado nas aulas, para a garantia do equilíbrio interno e equilíbrio externo é importante, respectivamente:
	
	A
	Remunerar cada empregado, levando em consideração o seu cargo em relação aos demais cargos da empresa; remunerar os empregados a níveis competitivos com o mercado de trabalho;
	
	B
	Remunerar os empregados a níveis competitivos com o mercado de trabalho; remunerar cada empregado, levando em consideração o seu cargo em relação aos demais cargos da empresa;
	
	C
	Remunerar cada empregado, levando em consideração a situação do mercado de trabalho; remunerar cada empregado, levando em consideração os salários compatíveis com o mercado de trabalho;
	
	D
	Remunerar cada empregado, levando em consideração as pesquisas salariais publicadas; remunerar cada empregado, levando em consideração os níveis salariais do mercado de trabalho;
	
	E
	Nenhuma das anteriores.
Questão 5/5 - Relações Trabalhistas
No direito trabalhista, adicionais constituem-se em acréscimos salariais temporários, enquanto durar a situação que foge da normalidade. Afastada a circunstância que motivou o pagamento do mesmo, retorna-se ao trabalho em condições normais, o que leva também à suspensão do recebimento do adicional.
Em relação aos tipos de adicionais previstos em lei, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Adicional de hora extra - De acordo com a Constituição Federal, a jornada máxima de trabalho não pode exceder a oito horas diárias e quarenta e quatro (44) horas semanais. Hora extra é aquela que ultrapassa essa jornada legal e deve ser remunerada com acréscimo de, no mínimo, 100% a mais do que o valor da hora que o trabalhador recebe regularmente.
	
	B
	Adicional Noturno - A remuneração noturna deve ser superior à diurna por entender-se que essa jornada apresenta a desvantagem de ter que trabalhar no período em que ocorre o sono reparador. Esse adicional também se aplica às horas extras, quando estas forem necessárias.
	
	C
	Adicional de Insalubridade - São aquelas atividades que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, radiações ionizantes ou substâncias radioativas, roubos ou outras espécies de violência física.
	
	D
	Adicional de Periculosidade - São aquelas atividades que expõem os funcionários a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão do tempo de exposição, natureza e intensidade desses agentes.
	
	E
	Adicional de Transferência - Esse adicional é devido quando o empregador transfere provisoriamente o empregado para localidade diversa da estabelecida no contrato. A transferência se caracteriza mudança do local de trabalho que não implique mudança de domicílio.

Continue navegando