Buscar

Transtornos do humor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS DO HUMOR
É um grupo de doenças heterogêneas, tipicamente recorrentes incluindo distúrbios unipolares (depressivos) ou bipolares (maníaco-depressivo) que são caracterizados por distúrbios universais do humor, disfunção psicomotora e sintomas vegetativos.
DEPRESSÃO -É uma doença afetiva causada por alterações químicas no cérebro, que afeta seus pensamentos, sentimentos, saúde e comportamento.Pode ser causada por fatores biológicos e por fatores psicológicos.É uma doença afetiva ou do humor.A depressão ocorre quando um dos neurotransmissores químicos chamados serotonina (molécula responsável pela transmissão de impulsos nervosos) que regula o humor, o sono, o apetite, a memória, a agressividade, estão em desequilíbrio.O indivíduo apresenta sintomas de generalizar situações de forma negativa.
Sintomas:Humor topicamente deprimido, irritável e/ou ansioso; paciente parece infeliz; fala monossilábica (ausente);sentimentos de culpas e preocupações; ideias de autonegação; indecisão; isolamento social; pensamentos de morte e suicídio; distúrbios de sono são comuns; o paciente se queixa que é incapaz de sentir emoções usuais; um sentimento que o mundo se tornou sem cor, sem vida e morto etc...
Tratamento:A farmacoterapia para pacientes que apresenta sintomatologia depressiva entre grave e moderada. Já para os pacientes que apresentam sintomatologia leve podem ser tratada com a psicoterapia.
BIPOLARIDADE-O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de euforia (também denominados de mania), em diversos graus de intensidade. O TB tipo I, que se caracteriza pela presença de episódios de depressão e de mania, ocorre em cerca de 1% da população geral. Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje se denomina “espectro bipolar”, como o TB tipo II (caracterizado pela alternância de depressão e episódios mais leves de euforia - hipomania), a prevalência pode chegar a até 8% da população.Assim, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do TB, nas suas diferentes formas de apresentação.
Distúrbio de personalidade- São características de personalidade penetrantes, inflexíveis e estáveis, que se desviam das normas culturais e causam desconforto ou prejuízo funcional. As características de personalidade são padrões de pensamento, percepção, reação e relacionamento que ficam relativamente estáveis com o tempo e em várias situações. Os distúrbios de personalidade ocorrem quando essas características são tão rígidas e maladaptativas que prejudicam a atuação interpessoal ou vocacional.
Diagnóstico e classificação:Baseia-se em uma observação de padrões repetitivos de comportamento ou de percepção que causam desconforto e prejudicam a atuação social.
ESQUIZOFRENIA = Esquizo: divisão 	Frenia:mente
	É um distúrbio mental como e sério, caracterizado por perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (percepções falsas), delírios (crenças falsas), pensamentos anormal, afeto superficial (variação de emoções restrita), diminuição da motivação e perturbação da atuação ocupacional e social.
SINTOMAS
Os sintomas de esquizofrenia variam em tipo e gravidade. Geralmente são classificados como positivos ou negativos (déficits). Os sintomas positivos se caracterizam por excesso ou distorção de funções normais (delírios e alucinações, distúrbios de pensamento e comportamento bizarro); os sintomas negativos se caracterizam por diminuição ou perda de funções normais (superficialidade de emoções, linguagem pobre; diminuição da capacidade de experimentar prazer e falta de interesse em relações).
TIPOS DE ESQUIZOFRENIA
Esquizofrenia paranoide - caracteriza-se pela preocupação com delírios ou alucinações auditivas, sem a fala desorganizada ou afeto inapropriado proeminente.
Esquizofrenia desorganizada- se caracteriza pela fala desorganizada, comportamento desorganizado e um afeto superficial ou inapropriado.
Esquizofrenia catatônica- predominam sintomas físicos, incluindo imobilidade ou atividade motora excessiva e assumir posturas bizarras.
Esquizofrenia indiferenciada - os sintomas são mistos.
DIAGNÓSTICO
Não existe nenhum teste definitivo para detectar esquizofrenia. são necessários dois ou mais sintomas característicos (ilusões, alucinações, fala e comportamento desorganizado, sintomas negativos).

Continue navegando